terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Posso convencer Deus de algo?

 
 
Se ele é imutável, por que a pretensão de querer que mude suas decisões?

Certamente, Deus é imutável. Porque eu, o SENHOR, não mudo (Mal 3:6a). Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação (Tg 1:17).

Entretanto, por vezes vemos na Bíblia Deus mudando a sua ação. Como exemplo, podemos citar em Êxodo 32.4-6, enquanto Moisés recebia a Lei de Deus no monte, o povo construiu um bezerro de ouro e o adorava, enquanto Moisés se demorava. Deus disse que destruiria o povo e faria de Moisés uma grande nação (Ex. 32.10). Entretanto, ele intercedeu pelo povo, pedindo que abrandasse sua ira. O resultado pode ser visto no versículo 14: “Então se arrependeu o Senhor do mal que dissera que havia de fazer ao povo”.

Existe argumentação racional sobre a imutabilidade de Deus? Há pelo menos 3 possíveis explicações para este atributo divino.

1) Para que alguma coisa mude, algo deve ser feito numa ordem cronológica. Deve haver um “antes” e um “depois” no tempo, pois o tempo é isto: uma sucessão de situações anteriores por situações posteriores. Mas Deus está fora do tempo cronológico. Para Ele, não há como existir uma série de “anteriores” e “posteriores”, não podendo mudar, portanto, já que para a mudança é necessário um “antes” e um “depois”.

2) Toda mudança envolve uma alteração para melhor ou para pior. Mudança que não resulte em modificações não é mudança em sentido algum. Ou alguma coisa não existente até então é obtida, ou algo que se tinha é perdido. Mas se Deus é perfeito, ele não precisa de nada. E se Ele perdesse algo, deixaria de ser perfeito. Logicamente, Deus não muda.

3) Quando alguém muda de idéia, é porque recebeu uma nova informação da qual não tinha conhecimento anteriormente, ou as circunstâncias mudaram e agora requerem uma nova atitude. Mas, se Deus mudou de idéia, não deve ser porque recebeu uma informação que desconhecia até então: Ele é onisciente, e sabe todas as coisas (Sal 147.5). Mas se as circunstâncias mudaram, Deus pode se reposicionar de acordo com esta nova situação. Isto não significa que Deus mudou de idéia, mas que o relacionamento dEle com a nova realidade é diferente.

Foi o que aconteceu com os israelitas ao pé do monte, citado no começo desta postagem. Deus executaria seu juízo contra o pecado deles, como resultado de sua justa ira. Mas Moisés intercedeu junto ao Senhor. E a ação de Deus àqueles que o invocam é o de misericórdia. Antes de Moisés orar, Israel estava sob o juízo de Deus. Após a súplica, ficaram sob a misericórdia dEle. Não foi Deus quem mudou; mas as circunstâncias, sim.

Quando a Palavra disse que Deus se arrependeu, está se usando um forma de linguagem chamada antropomórfica. É um jeito ‘humano’ de se mostrar algo que o divino realizou. Foi uma forma figurativa de dizer que a intercessão de Moisés teve êxito em mudar o relacionamento de Israel com Deus.

Fonte utilizada: Norman Geisler e Thomas Howe – Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia

Fonte: Napec

Nenhum comentário:

Postar um comentário