segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A tragédia de Santa Maria: Deus está do lado dos que sofrem


Por Leonardo Gonçalves

Tragédias como a de Santa Maria – RS costumam suscitar o debate sobre a soberania de Deus e a responsabilidade humana. Um debate besta, diga-se de passagem, uma vez que a Bíblia afirma tanto uma coisa como a outra. É verdade que não podemos explicar o paradoxo, mas podemos aceitar a verdade revelada e crer que Deus é poderoso até mesmo para extrair o bem do mal, redimindo a dor das famílias enlutadas.

Mesmo assim, os corações sensíveis costumam perguntar-se: “Onde está Deus em uma hora assim?”. De certo, é uma pergunta complicada, mas pode ser dissipada à luz do evangelho: Jesus sempre se posicionou ao lado dos sofredores. Creio que em momentos assim, devemos recordar este fato. Jesus se interessa em nosso sofrimento, pois ele mesmo experimentou na carne o que é sofrer. Ele é empático à nossa dor.

Em lugar de perguntar onde está Deus em meio à tragédia, devemos recordar que todo caos neste mundo foi desencadeado pelo pecado. Este mundo não é mais aquela criação original de Deus, porém o Senhor promete em sua palavra que haverá um dia em que ele restaurará todas as coisas. Naquele dia, diz o profeta-apostolo, “Ele enxugará dos olhos toda lagrima, e já não haverá morte, nem pranto, nem clamor ou dor” (Ap 21.4). Até lá, no entanto, permanece a máxima inexorável: “no mundo tereis afliçoes”.

Creio que em lugar de içar dedo acusador, a igreja deveria se posicionar ao lado dos que sofrem, pois é lá que Cristo está. Como corpo de Cristo, precisamos levar consolação aos corações dos parentes das vitimas desta catástrofe. Em lugar de perder-nos em debates teológicos que não vão levar a nenhum lugar, e ainda aprofundarão a dor no coração de quem perdeu um pedaço de si, devemos levar esperança onde ela está prestes a extinguir-se.

Aos profetas despiedados, evangélicos sem evangelho, urubus religiosos cujo oficio no ultimo dia tem sido insultar a memoria das vitimas do incêndio em Santa Maria lançando em rosto seus pecados, gostaria de fazê-los recordar as palavras de Jesus no evangelho de Lucas, muito propicias em tempos de calamidade:

“E naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:1-5)

Que Deus abençoe as famílias das vitimas do incêndio em Santa Maria. E que Deus fortaleça a igreja gaúcha para ser “a fortaleza do necessitado na sua angústia, refúgio contra a tempestade” (Isaías 25.4).

2 comentários:

  1. Meu Deus, meu Deus!!! Que tragédia!!! Que terrível esta tragédia em Santa Maria!!! Que Deus tenha misericórdia de todos os parentes e amigos das vítimas!!! PORÉM!... Há outras tragédias que estão acontecendo, mas nós não nos comovemos com elas: A CADA MINUTO, pelo menos cinco crianças morrem de fome no mundo. (A CADA MINUTO); UM MILHÃO de pessoas se suicidam por ano no mundo; Brasil é o país com o maior número de pessoas depressivas em todo o mundo. E tem mais: quantas pessoas já partiram sem Cristo neste início de ano mesmo. Meu Deus!!! Quantas tragédias acontecem, mas nós preferimos apenas nos condoer com as desgraças que a mídia usa estrategicamente para ganhar audiência! Se somos realmente empáticos... então demonstremos tal empatia com as tragédias que muitas vezes acontecem do outro lado de nossa rua e nós não fazemos nada. Repito: LAMENTO PROFUNDAMENTE ESTA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA, mas não podemos usar de tal acontecimento para encobrir nossa apatia e falta de atitude para com os miseráveis, os aprisionados pelos vícios em entorpecentes, os bebês que estão sendo assassinados através de aborto, enfim. Vamos parar de usar de um sentimentalismo passivo diante das desgraças e demonstremos nossa fé através de atitudes, tal como as Escrituras nos orientam: "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e em verdade." (I JO 3.18).
    Laudate omnipotentis Dei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Apologista Calvinista.
      Realmente há muitas desgraças acontecendo a cada minuto no mundo, e devemos nos compadecer de cada uma delas, e, se possível, tentar fazer alguma coisa para ajudar. Mas no caso dessa tragédia com esses jovens em Santa Maria me chocou de forma muito particular porque eu tenho um filho de dezoito anos na Universidade no Paraná e eu sei o quanto é difícil ficar sem meu filho em casa e saber que jovens regulando a idade dele morreram de forma tão trágica.
      Oro todos os dias para que o Senhor o guarde e que console, pois só Ele pode fazer isso, esses pais que perderam seus filhos nessa tragédia.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir