terça-feira, 7 de junho de 2011

Lições das Selvas, de Mato e de Pedra.


Por Jáder Borges

Em geral as crianças daquela localização são ‘respondonas’ e seus pais precisam falar 3, 4 ou 5 vezes com ameaças e gritos antes de os filhos obedecerem. Nem sempre os gritos fazem efeito por muito tempo e nem sempre a obediência dos filhos, depois dessa ‘guerra de nervos’, se mantêm. É uma luta e os adultos e os mais idosos do lugar não sabem o que fazer.

Filhos chegam a bater em seus pais; andam soltos, fazendo o que querem; se não querem dormir, não dormem, e só fazem mesmo o que têm vontade. E vontade de obedecer eles definitivamente não tem. As crianças reinam, soberanas e logo cedo se metem em muitos vícios.

Não. Não estou me referindo a nenhuma cidade grande e nem tirei esta cena de uma casa, de um shopping, ou de um condomínio de luxo em São José dos Campos. Estou me referindo a crianças indígenas; a algumas crianças ianomâmis para ser mais exato, no mais distante interior da selva amazônica.

Uma região rude, formada por gente rude, com traços acentuados de desrespeito. E os missionários que presenciaram estas cenas pensaram: “a civilização chegou às aldeias indígenas!””Não. Não foi a civilização. Foi falta de educação, falta de ensino, falta de regras e de limites claros, falta de referencias, falta de adultos comprometidos com o bem-estar social e até mesmo a falta de amor de pais para com os filhos, pois, quem ama educa, põe limites e também corrige desde cedo.

Aquelas crianças ianomâmis não respeitam seus pais.

E as nossas? E os nossos filhos? Quais lições poderíamos tirar das informações acima? Muitas! Mas, por espaço, trabalharei com cinco delas:

1. O ser humano é pecador e mau desde o início – A cascavel que sai do ovo não é menos cascavel que outra, adulta. Só necessita de tempo. Pouco tempo para fazer o que a outra cascavel faz, e até com mais intensidade. Os nossos filhos nasceram em pecado: O Salmo 51.5 afirma que elas (nós!) nasceram em iniqüidade (veja, também, o Salmo 58.3). É o que nos diz a Palavra de Deus. Não sendo orientados poderão promover situações impressionantes. Não conhecendo a Graça de Deus poderão enveredar por terríveis caminhos. Nossos filhos precisam de Deus e da Sua Palavra logo cedo. No ensino e na prática da mesma, e isso urgentemente, a partir do lar. A Palavra de Deus restaura a alma (Sl 19,7). Só a Palavra do Deus Altíssimo tem esta capacidade, no poder do Espírito Santo.

2. Não é uma questão de Educação – Refiro-me ao conceito de Educação como o privilégio que alguém tenha ao acesso de informações, pois, vivemos na geração que mais recursos tem e que mais acessos à Educação dispõe. Contamos com Universidades, melhores colégios e recursos tecnológicos que os ianomâmis não têm, é verdade. Mas, tanto na selva como em muitos centros urbanos (Rio, São Paulo, Londres, Paris) as crianças destes locais também têm protagonizado as mesmas coisas: rebeldia e desrespeito. Não é uma questão de Educação, mas de vidas transformadas pelo Poder de Deus (Rm 1.16). E o evangelho é também para as crianças que, alcançadas pela maravilhosa Graça de Jesus, poderão e deverão aprender o caminho em que deverão andar (Pv 22.6). Não os caminhos de morte (PV 14.12), mas seguindo e amando Jesus Cristo, o Caminho (Jo 14.6).

3. Os pais precisam criar os seus filhos – Deus deu filhos a um homem e a uma mulher como uma bênção, a bênção do “crescer e multiplicar”. Gerar filhos é muito bom e eles são chamados também de “herança” na Bíblia (Sl 127.3). Mas, cuidado: eu já vi muita gente herdar fortunas e em pouco tempo perder tudo, transformando a herança em grande dívida. Tem muita gente neste mundo em dívida com a sociedade. Seus filhos passaram a ser procurados da Justiça.

Já vimos que Deus deu filhos aos homens, mas, você já parou para pensar por que Deus deu pais aos filhos? Por que Deus permitiu que você fosse pai? Qual sua importante função diante dos seus filhos? Criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 6.1;4). Filhos devem obedecer aos pais e os pais devem dar a atenção aos filhos em todos os aspectos, acompanhando-os bem e de perto, em amor. Isso é criar. Fugir do padrão de Deus e assumir outros ‘mais modernos’, é fingir que cria. E quem não cria certo, o erro logo domina. Deus deu pais aos filhos para que estes, antes de tudo, reconheçam que seus pais lhes são autoridades dadas pelo Criador sobre e para as suas vidas e os obedecem. Seus filhos lhes vêem assim? Ou vocês andam precisando gritar muito com eles? Os pais ianomâmis reconheceram que perderam. E vocês? O verbo CRIAR é mais sério e mais importante do que os outros verbos que muitos pais têm colocado na frente, tais como, CONTRATAR uma babá; PAGAR o melhor colégio; DAR tudo do bom e do melhor, MANDAR os filhos para a Disney, não como passeio, mas como pagamento de um resgate, tipo seqüestrador; como se o filho ou a filha tivesse dito (imposto): “só te dou um pouco de descanso se eu for para a Disney!”

4. Cuidado: pais crentes podem ver os seus filhos crescerem descrentes – Peço que vocês prestem atenção nestas palavras do pastor e meu amigo David Merk: “…Paulo identificou desobediência aos pais como uma das características dos últimos tempos (2 Tm 3:2). Parece que Satanás, sabendo que seu tempo é limitado, está fazendo de tudo para minar o alicerce de lares cristãos, especialmente no relacionamento pai-filho. Infelizmente, desobediência de filhos aos pais também caracteriza muitas famílias da igreja. Precisamos de um reavivamento verdadeiro. Conforme Efésios 5:18-6:4 isso começa no lar, com pessoas cheias (controladas) pelo Espírito de Deus, que usa a Palavra de Deus para nos transformar à imagem de Deus”. E eu diria: filhos aprendem a amar e a servir a Deus em casa. E a Igreja nos ajuda e a todos nos abastece, ensinando a Palavra. O Departamento Infantil (DI) é uma bênção e deve sempre procurar investir e melhorar nos seus serviços. Poderão os professores e as professoras do DI levar o seu filho a um encontro real e salvador com Jesus Cristo? Claro! Que ótimo! Mas nada que em casa não tenha sido já iniciado, ou que não seja ali mantido.

5. Crianças podem aprender o certo logo cedo. E podem amar e servir a Jesus! – Não escrevo para desanimar e nem para acusar ninguém, antes, escrevo para alertar. E quem tem ouvidos para ouvir, ouça enquanto é tempo e enquanto há tempo! Pais, amem de fato os seus filhos e quem ama educa, ensina, põe limites e acompanha. Eu nunca vi ninguém reclamar quando adulto, do acompanhamento e da boa criação que recebeu de seus pais quando criança. Pelo contrário: estes sempre lembram com louvor e até enfatizam: “isto eu aprendi com os meus pais!” Filhos que aprendem são filhos que se livram de muitas ciladas de Satanás. Estarão mais atentos às más companhias e as perceberão logo, com tempo hábil para o sadio afastamento; saberão dos efeitos prejudiciais do álcool e das demais drogas e eles mesmos decidirão que “ficar” não é uma boa e nem honra a Deus e nem à pessoa (seu próximo), saberão cuidar do próprio corpo e preencherão a mente com a Palavra de Deus! Quantos benefícios! E olha que eu só citei alguns! Então, por que não criar os filhos no temor do Senhor e começar já?! Pais, vocês ainda podem recuperar o tempo perdido. É mais fácil, mais rápido, mais eficiente e melhor do que tentar recuperar o filho perdido!

O Evangelho chegou às selvas!

Há muito tempo li uma reportagem na Revista Veja que mostrava o dia-a-dia de diversas aldeias indígenas nos interiores desta imensa pátria brasileira. Narrava a reportagem tantas coisas tristes; tantas expressões de desgraças de vida e de vidas desgraçadas pelos vícios, brigas, condições de higiene inexistentes, famílias arrebentadas… até que os repórteres chegaram em uma determinada aldeia e se impressionaram! Tudo ali estava muito limpo, organizado e com condições de vida exemplares em todos os aspectos e em plena selva! Mas aquilo só podia ser um milagre! E foi: o evangelho de Deus chegou àquela gente. Não tirou a real cultura indígena deles: viviam, caçavam, pescavam, conviviam como eram: índios, mas tudo o que antes transtornava as suas vidas fora removido pelo Poder do evangelho. O repórter chamou a atenção para a condição de vida das crianças na aldeia: saudáveis, tranqüilas e felizes. O evangelho havia chegado às suas vidas, à sua aldeia e à sua oca. Tinham paz e viviam em paz. Sim, o evangelho pode mudar qualquer oca, qualquer casa, qualquer apartamento, em qualquer lugar, pois muda vidas! Ele, chegando lá, pode fazer de qualquer local um lar onde habitam amor e justiça. Daí, o “longe de vós toda gritaria” (Ef 4.31) . O evangelho dá condições para se conversar, conviver, viver e crescer em paz.

Pensem nisso.

Fonte: Blog Fiel

Um comentário:

  1. Quanta verdade em um só, post. Parabens pelo conteudo.

    Pr.Charles Maciel Vieira
    http://palavraeteologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir