terça-feira, 7 de junho de 2011

A diferença entre erro e pecado


Por Sóli Limberger


U
m dos segredos da vida é dar o nome certo às coisas.

Tenho notado uma tendência crescente entre as pessoas: Elas admitem erros em vez de pecados. Isso acontece em todos os níveis, se alguém furta algo, essa pessoa cometeu um erro. Mas o nome certo disso é roubo, pecado.

Quando as pessoas se referem a esse tipo de comportamento como um erro e não como um pecado, elas estão, consciente ou inconscientemente fugindo da responsabilidade.

Existe uma diferença fundamental entre os dois. Alguns acham que eles são sinônimos. Eles não são.

Um “ERRO” implica em fazer algo de maneira NÃO INTENCIONAL.

Os erros são legítimos. Eles acontecem porque ficamos distraídos ou negligentes. Erramos uma rua, erramos a digitação de uma palavra, erramos o dia do mês... Mas o pecado é mais do que um erro. É uma escolha deliberada de fazer algo que você sabe que está errado.

O “PECADO” implica deliberadamente em passar por uma fronteira que não deve ser ultrapassada mas escolhemos passar.

Ao contrário de um simples erro, o pecado nós escolhemos fazer, mesmo sabendo que não é correto fazê-lo.

Portanto, devemos aceitar a responsabilidade por ele e as consequências que se seguem. Esta é a medida de maturidade e marca a transição da adolescência para a vida adulta. É o alicerce de uma sociedade civilizada e madura.

Sim, todos nós cometemos erros. O mais importante no entanto, é que todos nós pecamos. Precisamos entender a diferença entre os dois e estar dispostos a chamá-lo do que ele realmente é. Até que tenhamos essa coragem, não poderemos reparar o que foi quebrado.

Ao ERRO cabe “desculpa”

Ao PECADO cabe “perdão”

Paz em todos

33 comentários:

  1. valdomiro vai acabar processando o site, pois colou a foto dele da epoca que ele trabalhava na roça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Marcelo.
      Menino não é que você tem razão, eu nem tinha observado esse detalhe rs. Vou colocar a foto dele atual, como fazendeiro kkkk.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Isso é bulling, Valdomiro não está aqui para se defender! E bulling é pecado!

      Excluir
  2. a minha questão é: se eu transgredir a lei de Deus sem eu maquinar ou não for a minha intenção errei ou pequei?

    ResponderExcluir
  3. A minha pergunta: todo pecado oriunda de um erro? Ou todo erro é seguido de um pecado? Ou todo erro determinante para q haja o pecado?

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Faith.
    O pecado é um erro consciente, já o erro não é consciente. Com isso eu em mente eu chego à conclusão de que nem todo pecado oriunda de um erro, a não ser que a pessoa esteja consciente do erro que está cometendo e insiste em fazê-lo. Por isso, nem todo erro é seguido de um pecado, a não ser que a pessoa passa a ter consciência desse erro e insiste nele.
    Espero ter respondido satisfatoriamente a sua pergunta.
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar mais atenção para o trabalho do que para família é pecado?

      Excluir
    2. Isso depende do momento. As vezes o trabalho precissa de uma atenção redobrada naquele momento, nisso não vejo nenhum pecado, mas usar o trabalho como desculpa para se afastar da família, aí sim a pessoa está pecando. A Bíblia é muito clara como devemos nos portar em com o nosso cônjuge (Ef 5.22-33; Cl 3.18,19; 1Pe 3.1,7).

      Excluir
    3. E dar mais atenção para o trabalho do que para os amigos é pecado?

      Excluir
    4. A nossa responsabilidade como cônjuge é dar atenção em primeiro lugar a família, mas é dever do casal promover um ambiente agradável para que todos possam viver alegres nesse lar. O que acontece é que muitas vezes o ambiente familiar está tão tòxico que fica quase que impossível conviver nesse ambiente.
      Para dar uma respostas plausível eu deveria conhecer os dois lados da história para chegar a uma conclusão do que realmente está acontecendo.
      Por que que uma pessoa prefere o trabalho e os amigos que o lar? Essa não é uma simples pergunta. Por trás dela vem uma enxurrada de motivos, alguns plausíveis, outros não.

      Excluir
  5. Existe coisas que são erros e pecados ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  6. Uma das muitas definições de pecado é "errar o alvo".

    ResponderExcluir
  7. Bulling é pecado mesmo a pessoa não tendo feito com a intenção de me deixar triste e não sabendo que isso me deixa triste?

    ResponderExcluir
  8. Mais uma pergunta pra finalizar! Se esquecer é erro ou pecado?

    Ex: minha amiga precisava de minha ajuda mas, me esqueci de ajudá-la!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esquecer é erro e deve se desculpar pela falha cometida.

      Excluir
    2. Falei que ia ser a última pergunta mas, tenho muitas, kkkk! Vi uma pessoa cair na rua e ñ passou pela minha cabeça ajudá-la, isso é erro ou pecado?

      Excluir
  9. Ou, vou dar um exemplo melhor, vi uma pessoa machucada na rua e não passou pela minha cabeça ajudá-la e com isso não a ajudei. Uma situação dessas é erro ou pecado?

    ResponderExcluir
  10. Pecado é aquilo que a gente faz por querer e erro é aquilo que a gente faz sem querer?

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Dar vácuo não é pecado, mas é uma boa forma de evitá-lo. Têm horas que é melhor se calar do que perder tempo com conversa que não edifica.

      Excluir
  12. Pastor, uma pessoa pecou contra mim e me fez ficar deprimida e a minha tristeza afetou minha família tbm! Essa pessoa pecou só contra mim ou contra minha família tbm?

    ResponderExcluir
  13. Pastor, o a bíblia considera pecado as mães fazerem ensaios fotográficos dos bebês sem roupinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande problema que temos visto hoje não são as fotos de bebês que os pais tiram, mas expô-las na internet, inclusive nuas. Isso é expôr seus filhos e apresenta-los a um "mundo" ou a "uma terra de ninguém" como é o caso da internet.
      Sabe-la lá os que os pedófilos irão fazer com essas fotos...
      Creio que o melhor é expôr a fotos de família com muito cuidado sabendo que tudo pode acontecer.

      Excluir
  14. Pastor, nem tudo que penso de uma pessoa eu preciso contar para ela, né?
    Por exemplo, se pensei mal de minha prima, eu sou obrigada à contar a ela ou Deus permite que eu omita isso para não machucá-la, ela não brigar nem e nem se afastar de mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pensamos a respeito das outras pessoas nem sempre é a realidade dos fatos. As vezes nós nos enganamos a respeito de alguém, e dependendo do que pensamos, devemos guardar para nós. Agindo assim, creio, evitaremos muito aborrecimento e brigas desnecessárias. Se alguma pessoa nos incomoda pela maneira dela agir, se for possível, afaste-se de tal pessoa. Evite-a. Como diz o ditado: "É melhor um mau acordo que uma boa briga".

      Excluir
  15. É pecado omitir que desejei o mal para a família de meu marido e para meu marido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não controlamos os nossos desejos e emoções, mas podemos não ser guiados por eles. Não vejo o porquê dizer para alguém que desejou o seu mal, principalmente de pessoas tão próximas. O problema seria se esse sentimento ainda a está dominando. Se estiver, creio que deveria pedir ajuda de alguém qualificado. Mas se tal sentimento já passou e você se arrependeu de tal coisa, siga em frente.

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder!❤️
      E dar vácuo é pecado?

      Excluir
    3. Depende, se for dar vácuo em quem só enche o saco NÃO.

      Excluir
  16. É errado ser uma pessoa convencida?

    ResponderExcluir
  17. Eu errei e acho que sem querer isso causou um sério dano para uma pessoa próxima de meu marido. Devo contar isso à ele?

    ResponderExcluir