sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pr. Ricardo Gondim apoia a união civil gay: “Nem todas as relações homossexuais são promíscuas”


‘Deus nos livre de um Brasil evangélico?’ Quem afirma é um pastor, o cearense Ricardo Gondim. Segundo ele, o movimento neopentecostal se expande com um projeto de poder e imposição de valores, mas em seu crescimento estão as raízes da própria decadência.

Os evangélicos, diz Gondim, absorvem cada vez mais elementos do perfil religioso típico dos brasileiros, embora tendam a recrudescer em questões como o aborto e os direitos homossexuais.

Aos 57 anos, pastor há 34, Gondim é líder da Igreja Betesda e mestre em teologia pela Universidade Metodista. E tornou-se um dos mais populares críticos do mainstream evangélico, o que o transformou em alvo. “Sou o herege da vez”, diz na entrevista a seguir.

Carta Capital: Os evangélicos tiveram papel importante nas últimas eleições. O Brasil está se tornando um país mais influenciável pelo discurso desse movimento?

RG:
Sim, mesmo porque, é notório o crescimento no número de evangélicos. Mas é importante fazer uma ponderação qualitativa. Quanto mais cresce, mais o movimento evangélico também se deixa influenciar. O rigor doutrinário e os valores típicos dos pequenos grupos de dispersam, e os evangélicos ficam mais próximos do perfil religioso típico do brasileiro.

CC: Como o senhor define esse perfil?

RG
: Extremamente eclético e ecumênico. Pela primeira vez, temos evangélicos que pertencem também a comunidades católicas ou espíritas. Já se fala em um “evangelicalismo popular”, nos modelos do catolicismo popular, e em evangélicos não praticantes, o que não existia até pouco tempo atrás. O movimento cresce, mas perde força. E por isso tem de eleger alguns temas que lhe assegurem uma identidade. Nos Estados Unidos, a igreja se apega a três assuntos: aborto, homossexualidade e a influência islâmica no mundo. No Brasil, não é diferente. Existe um conservadorismo extremo nessas áreas, mas um relaxamento em outras. Há aberrações éticas enormes.

O senhor escreveu um artigo intitulado “Deus nos Livre de um Brasil Evangélico”. Por que um pastor evangélico afirma isso?

Porque esse projeto impõe não só a espiritualidade, mas toda a cultura, estética e cosmovisão do mundo evangélico, o que não é de nenhum modo desejável. Seria a talebanização do Brasil. Precisamos da diversidade cultural e religiosa. O movimento evangélico se expande com a proposta de ser a maioria, para poder cada vez mais definir o rumo das eleições e, quem sabe, escolher o presidente da República. Isso fica muito claro no projeto da igreja Universal. O objetivo de ter o pastor no Congresso, nas instâncias de poder, pode facilitara expansão da igreja. E, nesse sentido, o movimento é maquiavélico. Se é para salvar o Brasil da perdição, os fins justificam os meios.

O movimento americano é a grande inspiração para os evangélicos no Brasil?


O movimento brasileiro é filho direto do fundamentalismo norte-americano. Os Estados Unidos exportam seu american way of life de várias maneiras, e a igreja evangélica é uma das principais. As lideranças daqui Ieem basicamente os autores norte-americanos e neles buscam toda a sua espiritualidade, teologia e normatização comportamental. A igreja americana é pragmática, gerencial, o que é muito próprio daquela cultura. Funciona como uma agência prestadora de serviços religiosos. de cura, libertação, prosperidade financeira. Em um país como o Brasil, onde quase todos nascem católicos, a igreja evangélica precisa ser extremamente ágil, pragmática e oferecer resultados para se impor. É uma lógica individualista e antiética. Um ensino muito comum nas igrejas é de que Deus abre portas de emprego para os fiéis.

Eu ensino minha comunidade a se desvincular dessa linguagem. Nós nos revoltamos quando ouvimos que algum político abriu uma porta para o apadrinhado. Por que seria diferente com Deus?

O senhor afirma que a igreja evangélica brasileira está em decadência, mas o movimento continua a crescer.

Uma igreja que, para se sustentar, precisa de campanhas cada vez mais mirabolantes, um discurso cada vez mais histriônico e promessas cada vez mais absurdas está em decadência. Se para ter a sua adesão eu preciso apelar a valores cada vez mais primitivos e sensoriais e produzir o medo do mundo mágico, transcendental, então a minha mensagem está fragilizada.

Pode-se dizer o mesmo do movimento norte-americano?

Muitos dizem que sim, apesar dos números. Há um entusiasmo crescente dos mesmos, mas uma rejeição cada vez maior dos que estão de fora. Hoje, nos Estados Unidos, uma pessoa que não tenha sido criada no meio e que tenha um mínimo de senso crítico nunca vai se aproximar dessa igreja, associada ao Bush, à intolerância em todos os sentidos, ao Tea Party, à guerra.

O senhor é a favor da união civil entre homossexuais?

Sou a favor. O Brasil é uni país laico. Minhas convicções de fé não podem influenciar, tampouco atropelar o direito de outros. Temos de respeitar as necessidades e aspirações que surgem a partir de outra realidade social. A comunidade gay aspira por relacionamentos juridicamente estáveis. A nação tem de considerar essa demanda. E a igreja deve entender que nem todas as relações homossexuais são promíscuas. Tenho minhas posições contra a promiscuidade, que considero ruim para as relações humanas, mas isso não tem uma relação estreita com a homossexualidade ou heterossexualidade.

O senhor enfrenta muita oposição de seus pares?

Muita! Fui eleito o herege da vez. Entre outras coisas, porque advogo a tese de que a teologia de um Deus títere, controlador da história, não cabe mais. Pode ter cabido na era medieval, mas não hoje. O Deus em que creio não controla, mas ama. É incompatível a existência de um Deus controlador com a liberdade humana. Se Deus é bom e onipotente, e coisas ruins acontecem, então há algo errado com esse pressuposto. Minha resposta é que Deus não está no controle. A favela, o córrego poluído, a tragédia, a guerra, não têm nada a ver com Deus. Concordo muito com Simone Weil, uma judia convertida ao catolicismo durante a Segunda Guerra Mundial, quando diz que o mundo só é possível pela ausência de Deus. Vivemos como se Deus não existisse, porque só assim nos tornamos cidadãos responsáveis, nos humanizamos, lutamos pela vida, pelo bem. A visão de Deus como um pai todo-poderoso, que vai me proteger, poupar, socorrer e abrir portas é infantilizadora da vida.

Mas os movimentos cristãos foram sempre na direção oposta.

Não necessariamente. Para alguns autores, a decadência do protestantismo na Europa não é, verdadeiramente, uma decadência, mas o cumprimento de seus objetivos: igrejas vazias e cidadãos cada vez mais cidadãos, mais preocupados com a questão dos direitos humanos, do bom trato da vida e do meio ambiente.

Fonte: Carta Capital e Libertos do Opressor! Via: Pastor Matias

5 comentários:

  1. PAstor Ricardo gondin,eu sempre o ouvi e sou amante das mensagens que o sr.tras,mas discordo plenamente quando o pastor diz,ser a favor da união estavel de pessoas do mesmo sexo.Devemos sim respeita-las como pessoas ,mas não inverter os valores Deus criou homen e mulher,e não há um terceiro sexo ok,como o pastor encara romanos primeiro,o Sr. deveria repensar seus conceitos.

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  2. é o fim da picada!! pastores ateus tambem o Brasil tem
    ??

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  3. O que está acontecendo hoje com vários líderes que demonstravam tanta seriedade, é para que fiquemos atentos também, pois se não vigiarmos corremos o risco de cair nesses erros assim como eles. Que o Senhor nos ajude.
    Fiquem na Paz!
    Pr. Silas Figueira

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  4. Sr. Ricardo Gondim, eu particularmente tenho dificuldade de me reportar ao Sr., lhe dando um tratamento que somente os pastores íntegro, santo e fiel a Jesus Cristo merecem, por continuarem resistindo firmes na fé, contrario são a sua postura. Seu comportamento tem trazidos muitas dúvidas e desgraças no meio dos que antes lhe considerava um homem de Deus, e, não somente no meio deles (...), bem como no meio dos fiéis servos de Jesus que ainda têm resistido firme na fé a Satanás, bem com as sua heresias, por se comportar como um dissidente, ou seja, por se apartar da simplicidade do Evangelho, por discordar das opiniões de homens, e, sim por não concordar com os ensinamentos e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Que ama o pecador, mas, que abomina esse ato homossexualismo, tanto que por não o glorificá-lo, foi que Deus os entregou a esse sentimento infame. Não estamos muito, assim, nos escandalizados com seu desvio de caráter , pois que, como temos visto o andar da carruagem sabemos que é só mas um pouquinho de tempo para que Deus manifeste os desvarios de outros líderes como o Sr. Ainda há tempo de se retratar e se arrepender de tuas malignidade que, não só esse de hoje, e sim também outros que já vem contrariando a Santa Palavra de Deus... Estás inchado e nem mesmo podeis perceber.

    Diz o Senhor, o Espírito Santo: “MAS O ESPÍRITO EXPRESSAMENTE DIZ QUE, NOS ÚLTIMOS TEMPOS, APOSTATARÃO ALGUNS DA FÉ, DANDO OUVIDOS A espíritos ENGANADORES E A DOUTRINA DE DEMÔNIOS,
    PELA HIPOCRISIA DE HOMENS QUE FALAM MENTIRAS, TENDO CAUTERIZADA A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA. (I Timóteo 4:1, 2).

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    1. Graça e paz Charles.
      A única coisa que eu posso fazer é concordar com as suas palavras. O Sr. Gondim está totalmente desconexo.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

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