A cruz de Cristo não foi um acidente,
mas um apontamento de Deus desde a eternidade. Cristo veio para morrer.
Ele foi morto desde a fundação do mundo. Ele nasceu para ser o nosso
substituto, representante e fiador. A cruz sempre esteve incrustrada no
coração de Deus, sempre esteve diante dos olhos de Cristo. Ele jamais
recuou da cruz. Ele marchou para ela como um rei caminha para a
coroação. O amor de Deus por nós é eterno. A causa do amor de Deus está
nele mesmo.
Em sua mensagem no dia de Pentecostes, Pedro afirmou esta verdade quando disse que Jesus fora “entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus”
(At 2.23). Pedro se achava presente quando tudo aconteceu; ele sabia
que o Calvário não foi uma surpresa para Jesus. Anos mais tarde, quando
escreveu a sua primeira epístola, Pedro chamou Jesus de Cordeiro que foi
“conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo” (1Pe 1.20). Pode alguma coisa ser mais clara? [1].
Apesar de Jesus ter se dado em nosso
lugar, e isso é claro como temos visto até aqui, no entanto nós somos
culpados por sua morte na cruz. É muito fácil culpar o povo judeu,
Herodes, Pilatos e até os soldados romanos, mas saiba de uma coisa, se
nós estivéssemos no lugar deles teríamos feito a mesma coisa. Deveras,
nós o fizemos. Pois sempre que nos desviamos de Cristo, estamos
“crucificando” para nós mesmos o Filho de Deus, e o “expondo à ignomínia”
(Hb 6.6). Nós também sacrificamos Jesus à nossa ganância como Judas, à
nossa inveja como os sacerdotes, à nossa ambição como Pilatos. Estávamos
lá quando crucificaram o meu Senhor. Não apenas como espectadores, mas
também como participantes, participantes culpados, tramando, traindo,
pechinchando e entregando-o para ser crucificado. Como Pilatos, podemos
tentar tirar de nossas mãos a responsabilidade por meio da água. Mas
nossa tentativa será inútil quanto foi a dele [2].
A pergunta persiste, porque Cristo morreu na cruz?
Em primeiro lugar Cristo morreu na cruz do Calvário para nos dar vida.
Jesus no Evangelho de João 10.10 nos diz que Ele veio para nos dar vida
e vida em abundância. Só necessita de vida quem está morto e o apóstolo
Paulo nos fala em Ef 2.1: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”.
A condição do homem sem Deus é desesperadora. O diagnóstico que Paulo
faz se refere ao homem caído em uma sociedade caída em todos os tempos e
em todos os lugares. Esse é um retrato da condição humana universal. O
pecado não é uma dessas enfermidades que alguns homens contraem e outros
não. É algo em que todo ser humano está envolvido e de que todo ser
humano é culpado [3]. A Bíblia nos fala que “o salário do pecado é a morte” (Rm
6.23a), e não há graus de morte, só graus de decomposição. O pecador
perdido que diz: “Não sou tão mau quanto outras pessoas”, não está
captando a mensagem. A questão não é decadência, é morte [4]. Jesus
morreu para que tivéssemos vida! Mas se o salário do pecado é a morte,
nos diz Rm 6.23b que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo
Jesus, nosso Senhor”. O pecado paga salários a seus escravos – e o
salário é a morte. Deus nos dá, não salário, mas algo melhor e muito
mais generoso: por sua graça, ele nos dá a vida eterna como dom – a vida
eterna que nos pertence por nossa união com Cristo [5].
A palavra grega Charisma, por sua vez, é uma dádiva da graça de Deus.
Portanto, se estamos prontos a receber aquilo que merecemos, só pode ser
a morte; já a vida eterna é uma dádiva de Deus, inteiramente gratuita e
absolutamente imerecida. Ela se alicerça unicamente na morte expiatória
de Cristo, e a única condição para recebê-la é que nós estejamos em
Cristo Jesus nosso Senhor, isto é, unidos pessoalmente a Ele pela fé [6].
Em segundo lugar Cristo morreu na cruz do Calvário para vivermos para Ele. No momento em que me uno a Cristo eu estou me rendendo a Sua vontade, como disse o apóstolo Paulo em Gl 2.19,20:
“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas
Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela
fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Uma coisa é ter Cristo como Salvador outra é tê-lo como Senhor. Um bom exemplo disso nós também encontramos em 2Co 5.14,15:
“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por
todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que
vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu
e ressuscitou”. Porque Cristo morreu por nós, agora devemos viver
para Ele. Isso é serviço. O Salvador não morreu por nós para vivermos
uma vida egoísta e centrada em nós mesmos, mas morreu para vivermos para
Ele. Obviamente, não servimos a Cristo para sermos salvos, mas porque
já fomos salvos. As nossas boas obras não são a causa da nossa salvação,
mas sua consequência [7].
Em terceiro lugar Cristo morreu na cruz do Calvário para que pudéssemos viver com Ele. O céu sempre foi real para Jesus, “o
qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não
fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”
(Hb 12.2). Foi a sua visão do céu que o sustentou quando a caminhada se
tornou árdua. Séculos antes, a garantia do céu encorajou Abraão, Isaque
e Jacó. Eles mantiveram os olhos fixos na cidade e país que Deus estava
preparando para eles (Hb 11.13-16) [8]. Jesus em seu ministério sempre procurou renovar no coração de seus discípulos essa viva esperança.
Notas
[1] Wiersbe, W. Warren. O Que As Palavras da Cruz Significam Para Nós, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2001: p. 11.
[2] Stott, John R. W. A Cruz de Cristo. Ed. Vida, São Paulo, SP, 9ª impressão 2002: p. 51.
[3] Lopes, Hernandes Dias. Efésios, Igreja, a noiva gloriosa de Cristo. Ed. Hagnos, São Paulo, SP, 2010: p. 48.
[4] Wiersbe, W. Warren. O Que As Palavras da Cruz Significam Para Nós, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2001: p. 25.
[5] Lopes, Hernandes Dias. Romanos, o evangelho segundo Paulo. Ed. Hagnos, São Paulo, SP, 2010: p. 254.
[6] Stott, John R. W. Romanos. Ed. ABU, São Paulo, SP, 2007: p. 222.
[7] Lopes, Hernandes Dias. 2 Coríntios, O
triunfo de um homem de Deus diante das dificuldades. . Ed. Hagnos, São
Paulo, SP, 2008: p. 134.
[8] Wiersbe, W. Warren. O Que As Palavras da Cruz Significam Para Nós, Ed. CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2001: p. 40.
Fonte: NAPEC
Texto esclarecedor,parabéns.
ResponderExcluirAgradeço a Deus pela salvação.Estávamos mortos e jogados no tremedal de lama. Jesus,através de sua morte expiatória, nos proporcionou vida a eterna para que possamos viver com Ele e para Ele. Aleluia!!
abraços
Sergio Lacerda
Graça e paz Sérgio.
ExcluirObrigado, é muito bom saber que esse texto lhe abençoou. Espero que o blog como um todo possa sempre lhe abençoar.
Fique na Paz!
Pr. Silas Figueira