sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Significado Magnífico de Amém!!


Por J. Piper

O lugar em que com freqüência o passado e o futuro estão conectados na nossa vida é a oração. Menciono isto aqui porque Paulo conecta a oração com o Sim de Deus nesse versículo de forma extraordinária.

Em 2Coríntios 1.20, ele diz (em um grego entrecortado, que transparece em um português entrecortado): "Por isso, por meio dele, o Amém' é pronunciado por nós para a glória de Deus". Tentemos suavizar um pouco a linguagem. O que ele está dizendo é isto: "Portanto, por causa de Cristo, nós dizemos AMÉM a Deus nas nossas orações para mostrar que Deus recebe a glória pela graça futura com a qual contamos".

Se você alguma vez já se deu o trabalho de pensar por que nós cristãos dizemos Amém no final das nossas orações e de onde vem esse hábito, aqui está a resposta: "Amém" é uma palavra transferida diretamente, sem tradução, do hebraico para o grego, e também passou para o português e a maioria das outras línguas sem tradução alguma. No hebraico, era uma afirmação muito intensa (v. Números 5.22; Neemias 5.13; 8.6) — um "Eu concordo" formal, solene e sincero, ou: "Eu confirmo o que você acaba de dizer", ou ainda: "Isso é verdade". "Amém" significa simplesmente um muito sincero Sim no contexto de se dirigir a Deus.

Agora observe a conexão entre as duas metades do versículo 20. A primeira parte diz: "Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o 'sim' ". A segunda parte diz: "Por isso, por meio dele, o Amém' é pronunciado por nós para a glória de Deus". Quando se percebe que "Amém" e "Sim" significam a mesma coisa, é isto o que o versículo está dizendo: Em Jesus Cristo, Deus diz o seu Sim a nós por meio das suas promessas; e em Cristo, dizemos o nosso Sim a Deus por meio da oração,

Toda oração busca o Sim de Deus por meio de Jesus

Em primeiro lugar, nossa oração vai a Deus por meio de Jesus. Paulo diz: "por meio dele, o Amém5 é pronunciado por nós". O Sim de Deus vem a nós em Cristo. Portanto, a oração vai a Deus por meio de Cristo. A oração vai aonde está o Sim: em Cristo. Todos querem ouvir um Sim quando oram, e é isso que ouvimos em Cristo, e em nenhum outro lugar. E isso que queremos dizer quan do falamos: "Em nome de Jesus" no final das orações. Ele é o Sim de Deus a toda a graça futura que buscamos em oração.

O DOADOR DA GRAÇA RECEBE A GLÓRIA

Em segundo lugar, vemos que a oração é para a glória de Deus. Paulo diz que quando oramos por meio de Cristo "o Amém' é [...] para a glória de Deus". "Amém" é a grande afirmação de que Deus é o (doador generoso- e eu o receptor necessitado. Amém confirma a inesgotável graça futura de Deus para responder à necessidade da melhor forma para a glória dele e o nosso bem. A oração tem a capacidade maravilhosa de destacar o nosso vazio e a plenitude de Deus ao mesmo tempo. Ela é maravilhosamente adequada para expressar nossa inadequabilidade e a total suficiência de Deus. Quando a oração afasta a atenção das nossas mazelas e deficiências e a dirige a Deus na busca da graça futura, ele obtém a glória que merece e nós recebemos o bem necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário