quarta-feira, 8 de abril de 2009

DEUS EXISTE


“O insensato diz no seu coração: ‘Não há Deus” (Sl. 13,1)


Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:

* Deus fez tudo que existe?

* Um estudante respondeu corajosamente:

- "Sim, fez!"* Deus fez tudo, mesmo?* Sim, professor - respondeu o jovem.

* O professor replicou:

* Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.

* O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.

* Outro estudante levantou sua mão e disse:

* Posso lhe fazer uma pergunta, professor?

* Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.

* O jovem ficou de pé e perguntou:

* Professor, o frio existe?

* Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?

* O rapaz respondeu:

* Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

* E a escuridão, existe? - continuou o estudante.

* O professor respondeu:

* Mas é claro que sim.

* O estudante respondeu:

* Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.

* Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço?

* Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo?Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

* Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:

* Diga, professor, o mal existe?

* Ele respondeu:

* Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.

* Então o estudante respondeu:

* O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário