terça-feira, 14 de abril de 2009

Contudo Quando Vier o Filho do Homem, Porventura Achará Fé na Terra? Lucas 18:8 -


Pr. Davi Luna da Silva¹

Pierre Drieu la Rochelle² nos diz: “A civilização extrema gera a barbárie extrema”.³ Durante séculos o cristianismo teve seus dias de “ouro” e seus dias de “glória”. Ouro quando teve dias em que nada lhe faltou, chegando-se a acreditar que nada lhe faltaria. Dinheiro para construção de templos, para as cruzadas e principalmente para guardar as chaves entregues ao Apóstolo Pedro. Porém o Cristianismo também viveu seus dias de glória, quando inúmeros morreram com a contra-reforma, com as tentativas de cristianizar a América e principalmente quando tenta-se evangelizar a África e a Ásia.


Nos dias atuais vivemos(4) um momento bem peculiar. Estamos crescendo exaustivamente. Somos quase um quarto da população brasileira, há estados em que somos quase a metade da população. Somos uma Igreja Rica. Há Templos cristãos(5) com capacidades para mais de 10.000 espectadores. Temos as rádios e televisões ao nosso dispor(6). Somos inúmeras denominações; há lugar para todas as tribos. Poderíamos dizer que não nos falta nada? Que a Igreja brasileira é digna da coroa da vida?

Amados o pequeno problema da Igreja no Brasil é que lhe falta uma coisa bem pequena, mas complexa, FÉ! Somos uma Igreja sem fé! Muitos de nós não sabemos nem o que isso significa.


O problema começa no significado. Para nós, latinos, fé significa acreditar em algo. Porém no conceito neotestamentário de fé o significado vem acompanhado do dinamismo, ou seja, quando se tem fé em algo, além de acreditar você tem que fazer acontecer.
O que tem faltado para nós é justamente o exercício dessa fé neotestamentária. Estamos vivendo tempos de extremismo! Não o da perseguição ou da “cortina de ferro”, mas o do extremismo do sedentarismo cristão camuflado de “PAZ”.


O fato de ninguém ser provado de acordo com a sua fé tem nos levado ao fundo do poço. A liberdade de expressão, o direito de ir e vir, a facilidade de abrir uma Igreja, a liberdade tão aguardada por nossos pais(7) nos levou ao fundo do poço. À uma barbárie onde nasce um cristianismo medíocre e sem princípios. À uma barbárie onde animadores de auditório são chamados de ministros. À uma barbárie onde pessoas brincam com os sentimentos dos outros ao ponto de passarem fome para doar todo o seu salário em uma fogueira de papel crepom.


Pergunto-me onde vamos parar, pois a nova geração de ministros já surge com esse sentimento de que tudo está bom e que mudar dá muito trabalho. Uma geração de cristãos sem a menor pretensão de dizer: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.(8) É uma geração que tem procriado e por dinheiro tem feito qualquer negócio(9), inclusive pactos com o diabo.


Tenho começado a acreditar que a volta do Filho do Homem está próxima! Não por causa dos rumores de guerra ou por causa da união dos países ou por causa do sinal da besta, mas por causa da falta de FÉ dentro da Igreja Cristã. Falta de fé em dizer: “Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda”.(10)


Para vivermos precisamos de fé! Para sairmos da barbárie é preciso fé! Não muita, apenas de um grão de mostarda. A você membros de Igreja, a você seminarista, a nós Pastores como anda a nossa FÉ? Em quem nos a depositamos? O que temos feito com ela? Não basta apenas dizer que temos fé, mas temos que tornar real aquilo que acreditamos. Para herdarmos a coroa da vida é necessário ser fiel até a morte(11), ou no grego “Ter fé até a morte”!


(1)Prof. STBSL e Ministro Presbiteriano , (2)Escritor e Jornalista francês., (3)Entende-se por barbárie uma sociedade sem controle e sem governo. (4)Refiro-me ao Brasil, (5)Refiro-me a Protestantes, Evangélicos e Católicos. (6)Basta ligar a tv nos sábados e ver quantos programas. (7)A famosa frase de Luther King: “Eu tenho um sonho. Quando todos viverão em paz...” (8)Fp 1:21 ,(9)A Teologia da prosperidade tem feito pessoas desejar colocar Deus abaixo delas e passam a exigir e cobrar a Deus. (10)At 3:6. (11)Ap. 2:10.

Fonte: Vida em Jesus Cristo

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo! Mostra o triste, mas também a esperança e a alegria da volta do Senhor.

    Ficam, contudo, as perguntas:

    - Quantos em nosso meio realmente desejam a volta do Senhor?
    - Quando e como foi que trocamos o anseio pelo arrebatamento por novas promessas de um utilitarismo religioso?

    A massa prega um “toma lá dá cá” com Deus e as “promessas” ganham dimensões autocêntricas, como nunca se viu.

    As igrejas adotam o principio do conforto espiritual no mesmo molde dos enganos de um consultório dentário. Na ante-sala, muita água gelada, motivação, conforto e revistas novas. Nada de Palavra de esclarecimento. São só bênçãos. Esquecem que na sala ao lado será só broca aos que não conheceram a Jesus! Dor e ranger de dentes!

    Grande abraço,

    Danilo Fernandes

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. HOJE VERDADEIRAMENTE NÃO EXISTE FÉ! MAIS EXISTE Á APOSTÁSIA GENERALIZADA Y GLOBALIZADA EM TODO O MUNDO SOBRE A TERRA!

    ResponderExcluir