segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Leandro Quadros e a predestinação satânica

 
Por Clóvis Gonçalves 
 
Leandro Quadros já disse João Calvino foi um "honesto, inteligente homem usado por Deus", aliás "um dos maiores reformadores que contribuíram de maneira significativa para o pensamento cristão". Quanto aos seus ensinos, que "não há motivo para considerá-lo herético". Sobre a origem da doutrina da predestinação, diz que "quando atribuí os cinco pontos da predestinação a João Calvino, quis deixar claro que os mesmos se originam na ideia dele". Agora, porém, ele conclui que "a predestinação calvinista é em si diabólica... é demoníaca e não faz parte da Bíblia".

Sua conclusão foi resposta a uma pessoa que perguntou "como analisaremos os versículos de Efésios 1:4-5 e Romanos 8:30, sobre a eleição e a predestinação?" (video aqui, a pergunta está no tempo 50:00). Por alguma razão ele achou que ajudaria no entendimento das passagens atacar como diabólica uma doutrina atribui a um homem de Deus. Por ora, deixarei de lado a questão da origem satânica da predestinação e me limitarei a analisar a resposta que o professor deu e tentar apresentar uma resposta alternativa às duas passagens.

Tirando o ataque à "predestinação calvinista", após ler Ef 1:4-5 Leandro reconhece que "aqui fala que Deus, realmente, de antemão nos predestinou". Mas emenda: "Ele predestinou que todos, obviamente os que aceitassem a Cristo, fossem santos e repreensíveis em sua presença". Primeiro, de que parte do texto lido ele tirou "os que aceitassem a Cristo"? Ele empurrou isso para dentro do texto, não estava lá. Segundo, se Deus predestinou que somente os que aceitassem a Cristo seriam salvos, a conclusão lógica é que Ele não predestinou a todos, mas apenas a alguns. Usando suas palavras, “Deus foi com a cara” de quem Ele viu que iria aceitar a Jesus e os predestinou. E terceiro, isto contradiz o que ele afirma em outro lugar, que Deus predestinou a todas as pessoas para a salvação.

Então ele vai para Romanos 8:28-30, que ele considera “um resumo do plano de salvação”. Depois de ler o verso 29, ele diz que Deus “predestinou que os que aceitarem a Cristo sejam a imagem de Seu Filho”. Novamente, o elemento “aceitar a Cristo” é imposto ao texto, não extraído dele, pois todas as ações mencionadas ali são efetivadas por Deus. Depois, mais enfático diz que “Deus não predestina uma pessoa em si para ir para o céu ou para o inferno”. Ou seja, a passagem não tem caráter soteriológico. Mas ele não tinha dito que a passagem era “um resumo do plano de salvação”? Agora diz que tudo o que “Ele predestina é o tipo de caráter que a pessoa que vai para o céu precisa ter aqui na terra”. Diferentemente do que ele afirma, quem lê a passagem descobre não o que uma pessoa precisa fazer ou ter, mas o que Deus faz para e nas pessoas que Ele conheceu de antemão. Em resumo, a resposta do professor é confusa e inconsistente.

Respondendo ao consulente do Leandro Quadros, o que as duas passagens dizem exatamente sobre eleição e predestinação? Efésio 1:4 diz que Deus “nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele”. A voz média de “nos escolheu” indica que Deus nos escolheu por e para Ele mesmo, portanto, não traz a ideia de escolher baseado em algo visto no objeto da escolha. “Para” indica o propósito para o qual fomos escolhidos, não a causa de nossa escolha. “Sermos santos” significa que Deus nos “escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio” (Dt 14.2), como a Israel outrora. E “irrepreensíveis perante ele” significa que o eleito comparecerá “isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus” (1Ts 3.13). Noutras palavras, “antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa” (Ef 1.4, NTLH). Se isto não é eleição para a salvação, não sei mais o que seja.

Paulo continua dizendo que “em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Ef 1.5). Predestinar significa “decidir de antemão”, “predeterminar”, “destinar antecipadamente”. O quando é "antes da fundação do mundo", referido no verso anterior. Os objetos da predestinação não são coisas, como a fé ou o caráter, mas pessoas: “nos predestinou". "Para Ele, para a adoção de filhos” indica o propósito, quer dizer que estamos de antemão destinados a nos tornar filhos de Deus. Isto se dá “por meio de Jesus Cristo”, que é o agente da adoção, pois "Deus enviou seu Filho... a fim de que recebêssemos a adoção de filhos" (Gl 4:4-5). E a predestinação para a vida foi “segundo o beneplácito de sua vontade”, ou seja, “porque assim foi do teu agrado” (Mt 11.26) e não por alguma razão em nós encontrada. Numa paráfrase moderna, “por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade” (Ef 1:5, NTLH). Com isto concluímos que o ensino de Efésios é que Deus nos escolheu e nos predestinou soberanamente para a salvação. Nada indica que seja menos que salvação, nem que ela se deva a alguma coisa prevista em nós.  

Romanos 8:30 diz “e aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”. Basta que notemos, aqui, que todos os verbos tem Deus como sujeito, e não o homem. Voltando ao verso anterior, temos que “aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29). Note, de início, que o que é conhecido de antemão são pessoas, e não o que essas pessoas tinham ou fariam. As mesmas pessoas conhecidas, são predestinadas, com o sentido que já demos para a palavra. "Para" indica que a predestinação é "segundo o seu propósito" (Rm 8:28) que é "serem conformes à imagem de seu Filho". Já vimos em Efésios que o propósito da predestinação é nos fazer filhos de Deus, aqui a ideia é ampliada para dizer que é nos fazer filhos de acordo com o molde, modelo ou imagem de Jesus. "A fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos", o primogênito é filho natural, os "muitos irmãos" por adoção, como explicado em Efésios.

O que expus sobre o que as duas passagens ensinam sobre eleição e predestinação é o que se pode chamar de "doutrina da predestinação calvinista". Claro que se for conveniente a alguém, ele pode caricaturizar à vontade essa doutrina, é a tal falácia do espantalho. Mas essencialmente, ela ensina que Deus nos escolheu para a salvação e que preordenou todos os meios que nos conduziriam à fé e nos preservaria até à glória. Segundo o professor Leandro, tal interpretação é "bem diferente da predestinação bíblica", mais que isso, é "diabólica e demoníaca". A despeito disso, é a interpretação que leva em conta o significado verdadeiro dos termos utilizados, que atenta para as construções sintáticas e que trabalha com o que encontra no texto, sem fazer inserções de conceitos humanos tais como "aceitar a Jesus".

Esta doutrina, posto que bíblica, é inaceitável ao homem natural. Até mesmo o nascido de novo, acostumado com o discurso humanista que coloca o homem como o ponto para o qual tudo converge, tem dificuldade em se ver como mero objeto da escolha divina, cuja existência é ser utilizado para glória Dele, sem participação decisiva nesse processo. A imagem do barro a mercê do Oleiro lhe é incômoda. Porém, é necessário afirmar o que o texto afirma, como afirma, sem artifícios que o tornem menos áspero a paladares delicados. Também para isso precisamos da graça de Deus. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tg 1.5).

Soli Deo Gloria
 
Fonte: CincoSolas

8 comentários:

  1. João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    O texto bíblico diz que TODO ser humano, não fala aqui alguns apenas foram predestinados a salvação, pois se fosse assim, não faria sentido as pessoas irem pregar sobre Jesus para toda a humanidade, já que só o que Deus predestinou será salvo. Não faz sentido Jesus ter vindo aqui morrer pela humanidade.
    O evangelho é simples, só a pessoa aceitar a Cristo como salvador!
    EFÉSIOS 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
    SALVAÇÃO PELA GRAÇA.SOMOS SALVOS PELA GRAÇA(MISERICÓRDIA,AMOR,BONDADE-SE RESUME A CRISTO) MEDIANTE A FÉ EM JESUS CRISTO PARA FAZERMOS AS BOAS OBRAS,POIS ISTO É O DOM GRATUITO DE DEUS.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Rafael.
      Realmente a salvação é mediante a graça de Cristo, mas se você for ler Rm 9 você verá nitidamente a predestinação. Observe por exemplo Ef 1.3-5: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade". Ele nos escolheu antes da fundação do mundo.
      Outra coisa, quando a Bíblia nos fala que Deus amou o mundo, Jesus estava dizendo para Nicodemos que Deus não só amava a Israel como ele pensava, mas também amava os seus escolhidos entre os gentios (At 1.8). E há muitos outros textos que confirmam isso.
      Estude um pouco mais sobre esse assunto, é muito interessante e nos leva a refletir o quando Deus nos ama.
      Só para encerrar, Jesus falou que "o Espírito Santo é quem convence o homem do pecado, da justiçae do juízo". Porque que Ele não convence todo mundo?
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Bom dia a todos Graça e Paz, joão 3.16 já responde tudo, "todo aquele que nele crê" e não todos nele crêem, é o que crê, "muitos são chamados e poucos escolhidos, e não todos chamados e poucos escolhidos. Deus escolheu lucifer para ser especial e ele o traiu, ou seja, Deus faz escolhas e sua vontade soberana é inquestionavel, tentamos descobrir os seus critérios a luz da biblia e não conseguimos, nenhuma folha cai da árvore sem o seu consentimento é uma prova clara que está no controle de tudo.

      Excluir
    3. Boa tarde.
      OBS: ESTE TEXTO É PARA O AMIGO ACIMA DO MALHADO TRANSPORTES!
      Ainda bem que não sigo filosofia humana, por mais que direcione a bíblia, sigo a bíblia que é a filosofia de Deus.
      É muito complicado a pessoa seguir uma filosofia que fala que Deus predestinou o ser humano para fazer o mal e predestinou alguns para salvação.
      Mas tenho argumentos bíblicos, hermeneuticamente falando para informar que a salvação é para TODOS.

      João 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. "
      No texto acima diz para que TODO AQUELE QUE CRÊ EM JESUS CRISTO SEJA SALVO. Se alguns realmente fossem predestinados a salvação o texto seria assim:
      "para que ALGUNS que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. "
      DEUS NÃO ESCOLHE QUEM IRÁ SE PERDER,ELE NÃO É O ORIGINADOR DO MAL.O ser humano faz suas escolhas.

      “É princípio primário de interpretação, que se um texto é difícil, ele deve ser comparado com outros que sejam mais fáceis para esclarecê-lo. Jamais esquecer que a Bíblia se explica pela própria Bíblia." NÃO POR FILOSOFIAS HUMANAS!

      Os ímpios pertencerão ao dia da ira, mas Deus não compele ninguém a ser ímpio. Veja seu juramento em Ezequiel 33:11."


      “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” 2 Pedro 1:10.

      1) Pedro escreve o verso para os irmãos – os eleitos;
      2) Pedro diz que os eleitos devem ser cada vez mais diligentes;
      3) Pedro aconselha aos eleitos a CONFIRMAREM a vocação E ELEIÇÃO.
      4) E, nos dá a razão: por que “procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum”. Isso indica que os eleitos podem tropeçar se não se mantiverem ao lado de Jesus.

      Tiago 1:14 - "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;

      EFÉSIOS 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;


      SOMOS SALVOS PELA GRAÇA(MISERICÓRDIA,AMOR,BONDADE DE DEUS),MEDIANTE A FÉ PARA FAZERMOS AS BOAS OBRAS!

      Romanos 7:15,18-19,21,23-"Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
      Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
      Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros."

      É a mesma coisa hoje, o ser humano tem dois caminhos para escolher, o da obediência ou o da desobediência.
      O SER HUMANO FAZ SUAS ESCOLHAS!

      ABRAÇOS e Deus nos ilumine cada dia

      Excluir
  2. Boa noite Pastor.
    Desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus, temos a tendência para o pecado.O Espírito Santo não convence o mundo porque o ser humano tem o livre arbítrio para escolher qual caminho ele quer seguir; é opção do ser humano ouvir a voz do Espírito Santo ou não. Deus quer que o homem o siga por amor e não por obrigação, por isso o principal papel do Espírito Santo é nos convencer dos pecados e nos guiar nas verdades da palavra de Deus.Concordo com você que existe os escolhidos,mas para serem usados por Deus para pregar sua palavra, e é verdade também que o amor de Deus é tão grande que foi revelado perfeitamente através de Cristo.

    (João 1:12-13) "Mas, a TODOS quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus."

    Os pecadores são repetidamente ordenados a “arrepender” e “crer” (Mateus 3:2; 4:17, Atos 3:19, 1 João 3:23).

    Efésios 4:24-"e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade"

    João 5:40 "mas não quereis vir a mim para terdes vida !"

    Tiago 1:14 - "Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; "

    Deuteronômio 30:19-"O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"

    O ser humano faz suas escolhas!

    Romanos 5:6 - " Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios"

    Efésios 2:1,5 -"Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
    nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
    entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
    Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
    estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), "

    Romanos 7:15,18-19,21,23-"Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.
    Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
    Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros."

    Deus falou para o homem não comer o fruto proibido e satanás disse para comer, qual foi a escolha do ser humano?
    É a mesma coisa hoje, o ser humano tem dois caminhos para escolher, o da obediência ou o da desobediência.
    Abraços e Deus seja contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Rafael.
      Eu sou Reformado e você é Arminiano, então por mais que venhamos discutir o ssunto sobre predestinação e livre-arbítrio não chegaremos em nenhum lugar. Mas eu lhe aconselho a estudar a teologia reformada, pois lhe falo uma coisa, eu já muitos arminianos se tornarem calvinistas, mas eu nunca vi um calvinista se tornar arminiano.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  3. Boa noite!
    Sei que estamos vivendo em uma época onde se tem falsos profetas e com a luz do Espírito Santo dentro da palavra de Deus podemos identifica-los.
    Você não acha que hoje seria necessário realizar uma nova reforma protestante como da época de Lutero? Se tivesse uma verdadeira revolução do evangelho gostaria de colocar as seguintes teses:

    1. Praticar o evangelho puro e simples como na igreja primitiva de ATOS.
    2. Pregar a salvação, pois é a mensagem principal da palavra de Deus (Temos um Deus poderoso, somos pecadores e Deus tem plano de salvação para a humanidade)
    3. Toda Igreja Cristã com os dízimos e ofertas deveria apresentar aos seus membros os gastos da igreja e a destinação para obras sociais, conforme evangelho.
    OBS: Ninguém pode dar dízimo e ofertas com intenção de receber algo em troca, pois isto é barganha e Deus não faz barganha com ninguém.
    Jesus nunca prometeu riqueza ou vida fácil nesta Terra!
    4. Enfatizar a pregação do evangelho através de missões ,pois é o principal papel de uma igreja que é estimular a evangelização para os moradores de rua, pessoas nos hospitais, nos abrigos, nas casas, etc, mostrando qual é a esperança que nos move.
    5. Mostrar que o evangelho espetaculoso não provem de Deus, pois as igrejas tem que ser como Jesus. Como que Jesus fazia na época Dele? Jesus é o nosso modelo de vida.
    6. Seguir somente a palavra de Deus, tudo que for diferente do que a palavra informa, não devemos realizar.
    7. Não trazer coisas do mundo para a igreja, como exemplos músicas que mal falam de Deus, política do mundo, etc.
    8. Não colocar política no púlpito da igreja, pois lá é local somente da pregação da palavra de Deus e não de pedir votos a candidatos, se algum cristão quer ser candidato a algum cargo político, ele terá que bater em cada porta para conseguir ganhar eleição. O cristão candidato terá que sair de qualquer cargo da igreja para se candidatar .
    E outras coisas mais. O mundo(política,músicas mundanas,etc) tem entrado dentro das igrejas e isto tem sujado o verdadeiro evangelho de Deus que é puro e simples.

    Tiago 1:27 -" A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. "

    São as doutrinas que separam as igrejas ou o ser humano que faz distinções, pois a religião verdadeira para Deus é aquela que ajuda os necessitados em suas tribulações e se mantém incontaminada do mundo.
    “De acordo com Paulo, a igreja cristã é uma virgem pura, a noiva de Cristo – um símbolo usado para retratar a igreja amada de Cristo.”
    O que o senhor acha sobre uma nova reforma no século XXI?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Rafael.
      Realmente estamos vivendo uma época muito difícil, pois a igreja tem se afastado do evangelho puro e simplies e se envolvido em muitas heresias. Por isso eu creio que se Deus não intervir a próxima geração estará totalmente longe do evangelho de Cristo. Espero que possavos ver um avivamento em Sua Igreja.
      Que ele não tarde!!
      Fique na Paz!
      Pr.Silas Figueira

      Excluir