sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Caçadores de Heresias

 

Por J. W. McGarvey


Algumas pessoas têm idéias muito confusas sobre a caça de heresias e sobre a liberdade cristã.

Se um homem avançar e procurar propagar ensinos que eu considero muito injuriosos- insultantes, se é que não os considere totalmente destruidores, e eu retornar este ataque atacando tais ensinos com vigor, tal vigor que ele se sinta incapaz de resistir a respeito dos méritos da questão [ante a Bíblia tomada literalmente, dentro do contexto de cada texto], é comum que a ele e seus amigos só reste o truque de gritarem, "Caçador de Heresias! Caçador de Heresias!"

Se os muitos de nós forem espionar noite e dia as palavras de algum homem para encontrar algo errado, do mesmo modo como alguns cães de caça, trancados em um quintal, ficam desesperadamente latindo toda a noite até mesmo contra insetos ou inimigos imaginários... nós poderíamos ser justamente acusados de loucos "Caçadores de Heresias"; mas se aqueles cães de caça têm visto uma raposa sair da galinheiro de algum homem, ninguém objetaria se eles derem o alarme e saírem em perseguição do sanguinário animal. A raposa pôde gritar com todos seus pulmões alegando ter liberdade pessoal, e dizer, "eu tenho todo direito de ter uma galinha para jantar e você não tem nenhum direito de me denunciar tão escandalosamente, muito menos de me perseguir," não obstante, o julgamento comum da humanidade diria que isso, perseguir a raposa, afastando-a, seria um ato reto e louvável, enquanto o ato da raposa matar as galinhas é nocivo.

Longe, no Oeste, há caçadores de ursos. Eles vão rastejando furtivamente ao redor entre os montes e as rochas, tentando surpreenderem um urso e prevalecerem sobre ele. Nisto, esses caçadores são como reais "Caçadores de Heresias". Mas se um homem estiver andando ao longo da estrada pública, e encontrar-se com um urso em pé sobre suas patas traseiras, tentando despedaçá-lo com suas patas dianteiras, é certo que haverá uma luta ou uma corrida a pé; e se o homem lutar contra o urso, ninguém poderia, por causa disto, chamá-lo de um caçador de ursos. O urso pode dizer, "eu sou livre, e tenho tanto direito a essa estrada estrada quanto você tem, e tenho o direito de matá-lo", e o homem poderia responder, "eu também sou livre e tenho tanto direito a esta estrada quanto você tem, e tenho direito de resistir e não me deixar ser morto".

E se o homem dissesse também, "Você está procurando me abraçar, e você abraça todos que você pode, assim eu passarei uma bala através de você", o cidadão médio diria que o homem estava no seu direito. Assim, se uma heresia não quiser ser recebida a balas, deve manter-se bem escondidinha, e não sair de onde deveria ficar, e vir para fora, para a estrada pública, a fim de atacar todos que nela passam"

"Tolerância é uma virtude para aqueles que não têm nenhuma convicção." - Anônimo

Baseado em J. W. McGarvey, "Curtos Ensaios Sobre o Criticismo Bíblico," 1910, pp. 383-384
Tradução: Hélio de M. Silva

4 comentários:

  1. Caro pr. silas Figueira,

    A paz amado!

    Gostei muito desta matéria. Matéria pensante para quem gosta de pensar e não segue atalhos.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor. Um Tradiconal Pentecostal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Newton.
      Para os caçadores de heresias fica o recado e para os que se deparam com ela também.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. Realmente matéria pensante.Porém,precisamos cada vez mais dessas matérias,pois, como dizem,vivemos em tempos do "politicamente correto",onde não podemos ofender o ouvinte.
    Ficai na Paz de Cristo.Sede corajoso e forte no testemunho do Evangelho entre os homens.
    AMEM!
    Pr Rubcler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Rubcler.
      Devemos ser defensores da Verdade em todo o tempo, e a melhor maneira de fazermos isso é pregando-a. A medida que pregamos o que a Bíblia diz estamos desmascarando as heresias.
      Que o Senhor nos de graça e sabedoria para fazermos isso.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir