sábado, 27 de julho de 2013

Francisco é diferente – só que não!

Francisco toca na imagem de “nossa Senhora Aparecida” antes de rezar missa no santuário dedicado à padroeira do Brasil.

Por Bispo José Moreno

Há cerca de trinta dias, conversei com uma jovem evangélica muito comprometida com o departamento de missões de sua igreja e com obras sociais, a qual me foi apresentada por um amigo comum, pastor, que a conhece de uma temporada missionária em outro país.

Ela me pareceu muito dinâmica, alegre, bem disposta e, sobretudo, temente a Deus, o que é a característica principal de um missionário cristão. Além disso, tem formação superior e pós-graduação. E, se isso não bastasse, é morena, bonita e solteira. Como eu tenho um filho jovem, logo pensei em tê-la como nora…

Mas o que me surpreendeu naquele encontro não foram os muitos dotes dessa jovem. Fiquei particularmente admirado com a empolgação dela com a vinda de Francisco ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. Pelo que disse, é bem provável que ela seja um dos muitos milhares de jovens presentes nos encontros que o papa está tendo com eles aqui na Cidade Maravilhosa.

De fato, Francisco é atraente. É sorridente, humilde, afetuoso, acessível. Tem uma postura bem diferente da dos seus antecessores: abriu mão do trono dourado no Vaticano e o substituiu por uma cadeira de madeira bem simples; não usa a estola vermelha bordada a ouro; seu anel é de prata e não de ouro; sua cruz é a mesma que usava antes, de metal comum; recusou os luxuosos aposentos papais e vive modestamente, sem ostentação. Não exige tapete vermelho e anda a pé; quando precisa usar um automóvel, prefere modelos populares, sem luxo.

Não há dúvida que ele é diferente. Ele quer uma igreja pobre, próxima do povo; escandaliza-se ao ver padres e bispos locomovendo-se em carros suntuosos, último tipo. Está bem claro para todos que ele será um dos mais populares papas da história. E tenho certeza de que fará mudanças radicais na cúpula da Igreja romana. Obviamente, essa popularidade e essas mudanças repercutirão em diversos setores religiosos e laicos no mundo todo. E atrairão, como se sabe, muitos evangélicos.

Mas, um momento!

Os evangélicos vão se tornar devotos de Maria também? Pois Francisco é devotíssimo da bem-aventurada mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, a quem os romanos chamam de “nossa Senhora”. A seu pedido, o roteiro da sua vinda ao Brasil foi modificado, para que ele fosse rezar em Aparecida perante a imagem da “nossa Senhora”.

Os evangélicos serão aceitos na eucaristia romana (ceia do Senhor)? E, se forem, aceitarão tranquilamente a doutrina da transubstanciação? Concordarão com o sacrifício da missa? Buscarão as indulgências? Participarão da “veneração” das imagens dos santos? Recorrerão à intercessão dos santos? Fugirão do purgatório?

Francisco é diferente – só que não, pois como papa ele é o chefe da Igreja que pratica todas essas – e outras – distorções do texto sagrado, o qual chamamos de Bíblia, nossa única regra de fé e prática.

A Reforma Protestante veio depurar a igreja. Os evangélicos, em tese, são herdeiros da reforma e não do romanismo. O moto protestante é:“Ecclesia reformata et semper reformanda est”. Enquanto isso, a Igreja romana segue firme nas suas tradições, imutável. Mas o papa é pop.

Por isso fiquei pensando naquela jovem evangélica empolgada com a vinda de Francisco ao Brasil. Acho que a falha está do nosso lado. Estamos errando por não ensinar corretamente os nossos jovens. Até quando?

4 comentários:

  1. É, acho que os evangélicos/protestantes estão regredindo no seu entendimento do Evangelho de Jesus Cristo. Muitos, estão dizendo que o mesmo Espirito que está desse lado esta do outro,(até com relação aos Adventistas). Claro que não podemos ser exagerado no achar que somos os únicos a ter as bençãos do Eterno.Afinal, o Espirito atua aonde quer, da maneira que quer, quando quer.Mas, ecumenismo???
    Que sejamos atraídos pelo amor de Jesus Cristo
    Abraços fraternais
    pr Rubcler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Rubcler.
      Essa questão de ecumenismo é uma estratégia de Satanás que a muito tempo tem rodeado a igreja evangélica, e, pelo que temos visto, algumas igrejas e certos pastores estão se deixando seduzir pelo "canto da sereia".
      Que o Senhor tape os nossos ouvidos e que possamos ouvir o que o Senhor tem para nós.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. Parece-me que o raciocínio discricionário em relação a outras denominações ainda predomina sobre o pensamento doutrinário de alguns evangélicos.
    Há outras percepções do que chamamos de "ecumenismo", que na realidade são muito mais amplas que o estigma ecumênico.
    Os Luteranos por exemplo são muito mais cautelosos em relação a questão ecumênica, mas interagem com outras denominações Cristãs com base no Amor Fraternal, que é Bíblico e construtivo.
    Parece-me também que alguém que vem apresentar Cristo como Salvador, e dá exemplo de sua fé, merece crédito, independente do passivo denominacional que assume corajosamente.
    Seria ilusório crer que tudo vai mudar num processo de reforma imediata sem o doloroso processo da revisão e renovação do entendimento.
    Do outro lado ainda vejo o preconceito Calvinista falando alto, como se olhássemos de cima, vendo lá embaixo, no inferno, os Católicos.
    O Catolicismo tem um árdua e espinhosa missão de corrigir erros distorções e práticas apócrifas, decorrentes do corporativismo denominacional.
    Francisco tem dado exemplo de coragem (excluindo pedófilos, ladrões de banco, etc...) e boa vontade, colocando em risco sua integridade e vontade própria em favor da Evangelização.
    Nós, os chamado Protestantes, não somos os donos da verdade, muito pelo contrário, em várias vezes tergiversamos com a mentira! Exemplos são muitos e públicos .
    Mas numa coisa concordo com o Pr. Silas, que tem nos inspirado com mensagens em seu blog, ...que possamos então ouvir ao Senhor.
    Mas que Francisco é diferente, ele é!
    Fraternalmente, Sergio Presgrave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Sérgio.
      O Papa Francisco pode até estar fazendo, aparentemente, alguma diferença na Igreja Católica, mas dizer que ele está investindo na Evangelização nisso eu discordo. Evangelização é apresentar Jesus como Ele é. É pregar a Palavra mostrando o que Deus exige dos seus servos, e uma das coisas que o Senhor nos fala em Sua Palavra é que Ele condena a idolatria; e a Igreja Católica e esse Papa é idólatra. E pelo o que nos foi apresentado vai continuar envolvido nela. Por isso, o papa não está Evangelizando ninguém. Ele está levando as pessoas para longe das Escrituras, e pior, os afastando de Deus. Ele está caminhando para o inferno e levando milhares de pessoas com ele.
      Ele está disseminando é a teologia católica e não o Evangelho de Jesus Cristo.
      Pense nisso e fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir