quinta-feira, 23 de julho de 2009

A ESSÊNCIA DEVE ESTÁ ACIMA DA PRÁTICA RELIGIOSA


Por: Matias Borba:

Hoje, durante minha análise diária das Escrituras, um assunto surgio em minha mente e me trouxe uma reflexão sobre nossos dias aqui com Deus. Lendo o texto de Lc. 17. 11-18, onde relata-nos às Escrituras, um grande milagre, uma grande cura realizada por Jesus á dez leprosos.

A príncipio, minha primeira pergunta a mim mesmo foi: Seria possível vivermos na casa de Deus sem termos essência de Deus em nossa vida? Sem termos conteúdo? Sim! Todos nós sabemos que sim, mas quero discorrer aqui, não só sobre o ato da ingratidão que é tão visível nesta passagem Bíblica, quero tratar principalmente sobre o engano que às pessoas vivem em muitas igrejas, achando que vivem de fato o Reino de Deus.

No texto de Lc. 17. 11-18, vemos que dos dez leprosos que foram curados, apenas um retornou para louvar à Deus agradecendo à Jesus pela grande mudança de vida que Jesus havia feito ao leproso, e com um detalhe, Ele era samaritano!Sabemos que os samaritanos não se davam com os judeus, e vice-versa, por conta de divergências teológicas muito relacionadas a forma e lugar correto de se adorar à Deus naquela época.

Lendo o texto, percebi que aquele homem que voltará para agradecer ao Mestre por sua cura, possúia algo que talvez os outros não possuiam, ele tinha essência na alma.

Os Judeus da época, orgulhavam-se por serem uma nação escolhida por Deus, e por isso, achavam-se superiores aos outros povos da época, e talvez por agirem assim, os nove ex-leprosos achavam que a cura para eles, era uma obrigação divina em suas vidas, e assim não retornaram até Jesus.

Muitas vezes, estamos tão institucionalizados, tão tradicionalizados em nossas igrejas que perdemos a essência de Cristo em nossa vida, perdemos a sensíbilidade de sabermos o que de fato é servir à Deus nesta vida. Vivemos cheios de aparências e religiosidade, mas vazios por dentro, e muitas vezes, como supulcros podres por dentro. Quando perdemos a essência de Cristo em nós, passamos a viver uma vida de engano, não aos outros, mas a nós mesmos, ficamos cegos sem ter a quem nos guiar.

Em muitos casos, nós Cristãos, aprendemos de tudo um pouco na casa do Senhor, aprendemos a liturgia do culto, (que muitas vezes é mecanizada), aprendemos teologia, recebemos anéis de formaturas, aprendemos a cantar sobre Deus, à falar sobre Deus e até a orar à Deus, aprendemos de tudo, mas, pouco aprendemos sobre a prática da justiça, a amar ao próximo como a nós mesmos, a amar à Deus sobre todas as coisas, a termos um relacionamento íntimo com Deus e seu Filho, e tantas outras benção que deveriamos priorizar em nossas vidas.

A Bíblia Diz, Aprendei a fazer o bem; Praticai o que é reto; Ajudai o oprimido; Fazei justiça ao orfão; Tratai a causa das viúvas. (Is. 1. 17). Termos a essência de Cristo em nós, é antes de fazermos qualquer sacrifício religioso, priorizar o caráter de Deus em nós. O cuidado com pessoas sempre será uma prioridade de Deus, e essa deve ser a nossa também. Os judeus da época se "isolavam" em seu "mundo" de superioridade, e hoje não é diferente, quantos de nós não julgando-se "o povo de Deus", desprezam os não cristãos, achando que a graça de Deus é excusividade para os salvos e não para os pecadores?

Quantos que diferentemente de Jesus, que sabia conviver com pecadores, não sabem desenvolver um bom relacionamento amigável de respeito com os não crentes? Isso resumi-se a falta de essência, conteúdo de Cristo em nossas vidas, em nossas almas. Jesus quando aqui na terra, falava e relacionava-se com todos, pecadores, impuros da época, crentes ou não crentes, o diferencial é que ele conhecia a lei do Pai, e assim, não se enveredava nos caminhos, pensamentos dos ímpios, não se dobrava a suas filosofias de vida.

À semelhança daquele samaritano, e agora ex-leproso, precisamos servir a Cristo com essência, com conteúdo na alma, com um coração grato, com o coração voltado a glorificar à Deus e não servi-lo apenas com sacrifícios de práticas religiosas, segui-lo com a alma, deixando de lado as práticas religiosas em segundo plano, pois algumas práticas religiosas são importantes, mas jamais devem estas, ocuparem a primazia em nossas vidas.

Que possamos entender que no Reino de Deus, a embalagem jamais será mais importante que o conteúdo, pois é com um conteúdo puramente Cristão que agradaremos à Deus, e só assim poderemos ter de fato um relacionamento com Cristo.Cristianismo sem relacionamento com Cristo, nada mais é que apenas mais uma religião entre as muitas já existentes.

6 comentários:

  1. Caro Pr. Silas,
    Graça e Paz!

    Embora não comentando sempre por conta da correria, estou sempre por aqui aprendendo neste blog tão bom.

    Obrigado por postar esse singelo texto aqui.
    Os dias de hoje são tão trabalhosos como diz as Escrituras Sagradas, que falta essência em uma grande parte dos mais de 35 milhões de evangélicos no País.

    Isso podemos verificar atravéz de seus frutos que nada tem como a Paz, Justiça e com o Amor.
    Se buscarmos a essência de Cristo para nossas vidas, de fato viveremos o Evangelho verdadeiro.

    Mas, se ao invés disso, lutarmos por um evangelho que não muda nosso interior, seremos como os adeptos das outras religiões, fugitivos do verdadeiro Deus!

    Deus abençoe, e a Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Olá Matias, graça e paz. Desculpe a demora em responder o seu comentário. Obrigado pelas visitas, e espero publicar mais textos seus. O que é de qualidade precisa ser divulgado em outros blogs também.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  3. Olá amados, visitei o blog de vcs, parabéns. Será um prazer tê-los como seguidores do meu Blog tmb.

    Grande abraço, em Cristo!

    Soli Limberger | BUSCAI o REINO
    http://buscaioreino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Limberger obrigado pela visita, já estou seguindo seu blog também.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  5. Pr Silas, Graça e paz. Ha muitas embalagens bem produzidas e bonitas, como alguns perfumes de alta qualidade importados, mas mesmo assim o mais valioso e importante continua sendo o perfume e não o frasco. Quando bebo um refrigerante, por mais bonita que seja a garrafa ela vai pro lixo (reciclavel de preferencia).
    A aparencia exterior não sera nunca garantia de coisa boa interior.
    Obrigado pela visita em meu blog, já estou seguindo o seu blog.
    Felicidades em Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz Gison. Obrigado pela visita e por estar seguindo o nosso blog.
    Fique na paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir