domingo, 4 de março de 2012

O calvinismo faz mal a alguns


Por Renato Vargens

O Calvinismo faz mal a alguns!

Foi exatamente isso que um irmão Cristo me disse em certa ocasião.

Pois é, confesso que não gostaria, no entanto, sou obrigado a concordar com ele. Lamentavelmente existem pessoas que por acharem que conhecem as doutrinas da graça e por se identificarem com os ensinamentos reformados, se sentem acima do bem e do mal.

Infelizmente não são poucos aqueles que se consideram superiores ao restante da cristandade, simplesmente pelo fato de acreditarem que a sua teologia é superior a dos arminianos. Nessa perspectiva tenho conhecido inúmeros calvinistas que movidos por uma aberrante arrogância, promovem discussões sem fim com aqueles que com eles se relacionam.

Para piorar a situação, existem os ultra calvinistas, que se consideram superiores a outros calvinistas e que afirmam sem titubeios que o seu modo de culto é o certo, que a liturgia por eles defendida é a correta e que os pobres dos arminianos não passam de desviados da verdade, e que a seu tempo experimentarão o juízo do Eterno.

A estes junta-se os neopuritanos que movidos pela soberba de considerar-se melhores que outros, desenvolvem em suas igrejas cultos desprovidos de calor humano e divino.

Pois é, o que me encuca em alguns destes é o fato serem capazes de cantar entusiasticamente as canções de bandas como The Who, Dires Straits, U2, ACDC e outros, e na Assembléia dos Santos demonstrar mediante expressões carrancudas e mal humoradas o quanto "amam" a Deus.

Caro leitor, ouso afirmar que esse tipo de calvinismo não é bíblico, antes pelo contrário, é sectário, arrogante e desprovido de graça e misericórdia.

Ao contrário desdes fariseus modernos, acredito que reformados saudáveis além de crerem nos 5 pontos do calvinismo, na doutrina da eleição, bem como num Deus Soberano que tem tudo em suas mãos e que governa sobre todos, acreditam também que não são melhores que nenhum dos nossos irmãos em Cristo e que o Redentor salvou pessoas diferentes a fim de que o seu Nome seja glorificado.

Calvinistas por razões óbvias deveriam ser humildes, possuírem corações quebrantados além é claro de um enorme desejo de servir ao Senhor com fogo, lágrimas e paixão na alma.

Pense nisso!

Fonte: Renato Vargens

11 comentários:

  1. como um calvinista sabe que ele é predestinado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Marcelo.
      A resposta para isso é muito fácil. A Bíblia nos fala que "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Rm 6.16).
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. Mais esclarecedor: IMPOSSÍVEL! Não importa a quantos e em quantos lugares: Divulguemos essa verdade.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio, que Deus o abençoe.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  3. Infelismente tenho me deparado com muitos elementos assim nas redes sociais.Os neopuritanos são disparados os mais difíceis de se relacionar devido ao orgulho e arrogância exclusivista.
    Não é fácil mas,estou aprendendo a orar por eles também.
    Fique na paz prezado Pastor Silas!

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Fábio.
    Com pessoas assim eu nem perco meu tempo rs.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  5. Um calvinista que demonstra soberba e arrogância com certeza não cultiva as virtudes que um eleito de Deus deve cultivar, e talves seja só mais um fariseu hipócrita que se apega às tradições humanas e negligencia os mandamentos de Deus, como o amor ao próximo.
    "Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência."
    Colossenses 3:12 nvi
    Há calvinistas por aí que praticamente são esotéricos, pois se sentem mais "iluminados" que os demais.
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Ah... Alguém pode me dar uma dicas de como reconhecer um neopuritano? Será muito útil para não gastar meu tempo e paciência desnecessariamente. Obrigado! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Gustavo.
      A medida que uma pessoa se aproxima de Deus deveria se parecer com Ele e não com um fariseu. Creio que quando uma pessoa fica arrogante por ser calvinista é porque ela não está se aproximando de Deus, mas está lendo e seguindo a Bíblia como um manual assim como os fariseus na época de Jesus. Devemos tomar muito cuidado em relação a isso se não ficaremos iguais a igreja de Éfeso que seguia à risca as doutrinas, no entanto não tinha amor. Por isso devemos vigiar e orar para não cairmos no mesmo erro.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira
      PS: para saber um pouco mais sobre os neo-puritanos segue link: http://tempora-mores.blogspot.com/2006/08/para-quem-pensa-estar-em-p-ii-verso.html

      Excluir
    2. Qualquer dúvida entre em contato.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir