quarta-feira, 27 de maio de 2009

NA CABANA DE JESUS SE FALAVA POUCO E SE EXPLICAVA NADA!...‏


Por que será que Deus/Jesus não se preocupou com as mais fabulosas dúvidas humanas?

Ele não explica a origem do mal, não se interessa em criar respostas para o problema da dor, não se preocupa em explicar sentidos em calamidades ou tragédias naturais, não diz da anomalia nada além de que ela acontece para que se veja a glória de Deus, não desenvolve uma teologia do “acidente” [como a queda da Torre de Siloé], não discute sobre a maldade do homem poderoso, não cede aos desejos dos que pedem sinais, não favorece explicações nem ao Sinedrio da Religião, e nem tampouco a um de seus mais nobres membros: Nicodemos; não se impressiona com os poderes humanos, políticos, militares ou de qualquer outra ordem; não diz por que o diabo existe, não explica quem são os espíritos imundos nos homens, não define nada sobre a queda dos anjos, não diz de que natureza seriam os “sinais nos céus” que encheriam a terra perto do fim; não diz quando o mundo vai acabar; não deixa códigos a serem decifrados; não tem uma instrução para um grupo de iluminados; não dá a mínima às questões filosóficas dos seus dias; não diz quem é joio e nem quem é trigo; não diz por que Moisés e Elias apareceram a Ele; não se preocupa com as interpretações que disso poderiam advir..., para o bem e para o mal; não entra no assunto sobre quem eram os filhos de Deus que possuíram as filhas dos homens e geraram Gigantes; não fala da existência da Terra antes do homem; não satisfaz curiosidades; não atende a caprichos; e, o pior de tudo: não defende Deus de nada!...

Além disso, não se ajudou marqueteiramente em nada!...

Conforme eu disse em outro texto:

Por isto, Ele nunca precisou de provas, nem de muitas testemunhas, nem de uma sobrevoada triunfal sobre a Fortaleza Antônia a fim de humilhar Pilatos, ou nem mesmo de uma descida dos céus sobre o Santo dos Santos de Jerusalém para esmagar a descrença do Sinédrio; nem tampouco precisava Ele dar uma parada na Ascensão sobre o edifício do Senado de Roma, a fim de evidenciar algo fantástico ao mundo.

Por quê?...

Porque o homem tem que crer exclusivamente pelo testemunho do Espírito; e mais: porque não há explicações a serem dadas aos homens!... Sim, infelizmente para muitos, mas creia: Deus jamais se explicará!...

Afinal, se Ele conseguisse e eu entendesse, a implicação seria a implosão de Deus e o fim de todas as existências, as quais existem em harmonia impossível de que qualquer mente, que não seja a de Deus, possa jamais compreender.
Se Jesus explicasse, assim, como os homens explicam, creia: meu interesse por Ele acabaria na hora...

Para mim, nesse caso, Ele seria no máximo aquele Jesus do livro “A Cabana” — bonitinho, fofo, legal, conhecedor de Física Quântica, cheio de respostas do Jaques Elull e do Soren Kierkegaard...
É o Jesus que não explica, justamente o Jesus que me diz tudo!...
Mas vai ver que o doente sou eu... Entretanto, na pior das hipóteses, seria uma doença contraída em razão do descaso Dele com a dor como debate ou como filosofia.
Nele, que apenas amava, curava, fazia o bem, e tornava o mais sem significado de todos os homens uma cachoeira de sentido em Deus,

Caio
26 de maio de 2009
Lago Norte
Brasília
DF

8 comentários:

  1. Aqui em BH tem um pastor que diz ter recebido a unçaõ de Manaséss. Ele está orando, fazendo campanhas, declarando que todas as pessoas que tiveram uma decepçaõ na vida, lembranças ruins, Deus vai apagar da memoria dessas pessoas o seu passado. baseando sua revelaçaõ no fato de que o nome manassés quer dizer Deus faz esquecer. Mais uma nova unçaõ, gostaria de ter sua participaçaõ apologética nessa nova, pelo menos para min, Deus continue abençoando um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Laerte,graça e paz!
    Apagar lembranças passadas ruins, e outras mais através dessa nova unção? Eu nunca li isso em minha Bíblia sobre essa tal unção. Onde eles arrumam tanto tempo para inventar essas coisas? Uma coisa é certa, essa unção será muito útil para esquecermos que eles existem! Esse pastor recebeu a unção de Manassés e quem vai atrás dele recebe a unção de Mané!!!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  3. Já esta incluso o Link e tambem na lista dos Blogs da minha página.
    É o minimo em agradecimento por ter me incluido na lista do selo. Meu muito obrigado!
    A paz do Senhor Jesus a voçê e a todo Ministério Beréia!
    Parabéns pelas abençoadas postagens!

    ResponderExcluir
  4. realmente é enigmático e ambíguo, com as referências bíblica ajudaria muito

    ResponderExcluir
  5. Rodolfo, obrigado pelo carinho,que graça do Senhor Jesus esteja sobre a sua vida e de sua família.
    Fique na Paz!!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  6. Paulo, antes de mais nada, obrigado pela visita e comentário. Você tem razão no que diz respeito a falta de referências bíblicas, mas geralmente os artigos do Caio não costumam ter referências. É uma pena, pois estaria ainda mais esclarecedor. Eu publiquei esse artigo, pois eu só estava lendo a respeito desse livro como se fosse a melhor coisa escrita atualmente. Estava sendo considerada uma obra prima, e quando eu li a forma como o Caio expôs a respeito de como Jesus está sendo mostrado nesta obra literária, ele disse o que eu tinha observado também. Mas como eu não me propus a escrever nenhum comentário a respeito do livro, publiquei esse, mas poderia como você mesmo falou ter referencias bíblicas. Outra coisa, estou seguindo o seu blog ele é muito bom.
    Fique na Paz!!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  7. Bonitnho, fofo e legal foi o Caio Fábio com o "Jesus" do livro A Cabana, pois, no artigo que reproduzi em meu blog sobre este livro, que é um excelente exercício de apologética, esse falso "Jesus" é um espírito imundo!

    E, é incrível como uma ficção toma o lugar do texto sagrado na mente de muitos "líderes" evangélicos e de muitos do Povo de Deus.

    ResponderExcluir
  8. As pessos querem um Deus que pense como elas e seja compreensível com os seus pecados. E esse tipo de Jesus é que tem sido apresentado em muitos púlpitos nos dias de hoje. Por isso que uma obra literária como "A Cabana" encanta tantas pessoas, até líderes evangélicos se reúnem para discutir essa obra. É por isso que a ficção tem tomado o coração do povo e não a verdade que liberta.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir