sexta-feira, 1 de maio de 2009

Diferenças entre evangelizar e gedozizar


Assisti, recentemente, a uma entrevista do principal expoente do G12 no Brasil. Convenci-me ainda mais de que há muitas diferenças entre o evangelho de Cristo e o festejado G12 — propalado por pseudoapóstolos como “a visão” —, o qual nada tem que ver com a doutrina dos apóstolos, o evangelho de Jesus Cristo esposado nas páginas neotestamentárias.

Evangelizar é pregar as boas novas de salvação (Hb 4.2). Gedozizar é convencer alguém de que “a visão” é a solução para os seus problemas, principalmente aqui na terra.

Evangelizar é pregar que, se alguém está em Cristo, nova criatura é (2 Co 5.17). Geizardoz é convencer pessoas da necessidade de participarem de “encontros” para terem as suas vidas mudadas.

Evangelizar é apresentar um evangelho cristocêntrico, centrado no Senhor Jesus Cristo (1 Co 2.1-5; 2 Co 2.17). Gedozizar é apresentar um evangelho antropocêntrico, centrado no ser humano.

Evangelizar é apresentar a mensagem da cruz, que é loucura para os que perecem (1 Co 1.18). Gedozizar é apresentar uma mensagem contextualizada, que se amolda às necessidades do homem moderno.

Evangelizar é convencer os pecadores de que, em Cristo, eles terão de estar dispostos a sofrer pelo evangelho (Lc 9.23; Mt 5.11,12). Gedozizar é mostrar a todos que os que abraçam “a visão” estão livres de problemas, vivendo “por cima da carne seca”.

Evangelizar é levar a preciosa semente, andando e chorando (Sl 126.6). Gedozizar é propagar “a visão” por meio de shows e espetáculos agradáveis e divertidos.

Evangelizar é pregar a Palavra de Deus, pois a fé é pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10,17). Jesus, inclusive, passou a maior parte do tempo de seu ministério terreno ensinando e pregando, e não cantando e dançando (Mt 4.23). Gedozizar é deixar a exposição da Palavra em segundo plano, valorizando muito mais a música, as expressões artísticas, etc.

Evangelizar é apresentar a Ajuda do Alto (Rm 1.16). Gedozizar é apresentar a autoajuda.

Evangelizar é pregar uma mensagem que enfatiza o arrependimento e a fé salvífica (At 3.19; Ef 2.8,9). Gedozizar é discorrer sobre os “sonhos de Deus que jamais vão morrer”.

Evangelizar é fazer questão de mencionar o nome de Jesus, ainda que isso gere perseguição e zombaria por parte das pessoas do mundo (Mc 16.15-28; At 17.18). Gedozizar é discorrer sobre prosperidade material ou vitória financeira, milagres, massageando o ego das pessoas.

Evangelizar é enfatizar que, no culto coletivo a Deus, Ele deve ser voluntariamente adorado, em espírito e em verdade, sem segundas intenções (Jo 4.23,24), ainda que, por ser gracioso, Ele nos conceda grandes bênçãos (Tg 1.17). Gedozizar é levar os participantes do culto (culto?) a pensarem que Deus é uma espécie de Papai Noel, que distribui “presentes” a todos, fazendo aflorar o lado interesseiro do ser humano.

Evangelizar é fazer o pecador entender que a adoração implica prostrar-se, humilhar-se, quebrantar-se diante do Senhor Jesus, reconhecendo a sua grandeza (2 Cr 20.18; 29.29; Ne 8.6; Sl 95.6; Jó 1.20; 1 Co 14.25). Gedozizar é confundir adoração com cantoria interminável, emprego de estilos musicais impróprios para o louvor, bem como uso de danças e outras extravagâncias.

Evangelizar significa priorizar a verdade, e não a quantidade de pessoas (Jo 6.60-69). Gedozizar é convencer o maior número possível de pessoas de que o G12 deve ser abraçado.

São tantas e tantas diferenças... Mas só citei treze. Por que treze, e não doze? Ora, os gedozistas gostam de dizer que a primeira célula tinha doze integrantes... Na verdade, eram treze os componentes da Igreja nascente! Como assim? O gedozismo se esqueceu do Bom Pastor, o Apóstolo Jesus Cristo (Hb 3.1). Errou, portanto, até na matemática, pois deveria ser G13, e não G12!

Que Deus abra os olhos dos desavisados, que têm abraçado esse “outro evangelho” gedozista, mediante o qual se distanciam, a cada dia, da Palavra de Deus e da simplicidade do evangelho (2 Co 11.2-5). E, fazendo isso, seguem a heresias, como: triunfalismo, teologia da prosperidade e experiencialismo, além de modismos e adoção de estratégias mundanas. “Ai dos que ao mal chamam bem” (Is 5.20).

Ciro Sanches Zibordi

3 comentários:

  1. bom meu amigo, concordo em parte com você, a igreja a qual so membro, usa o g12 como doutrina, mas não pregamos essa coisa ruim de teologia da prosperidade......você colocou como se todos que participam do g12 usam essa teologia de 5° categoria. As celulas funcionam e ao contrario do que vc disse o encontrotem mudado a vida de muitas pessoas em nossa igreja( ex viciados, ex homossexuais,ez mendigosetc) uqe hoje tem se tornado grandes ganhadores de almas....Jesus age sim atraves do encontro e do g12, sou prova disso

    obs:sou membro da igreja Batista Missionaria...Ipatinga MG

    ResponderExcluir
  2. o problema do G12 é que só o modelo do G12 é que é bom, o restante nao presta. de uma olhada nos lideres do G12 no Brasil, Renne terra Nova, Valnice etc. só pregam um evangelho de prosperidade amigos. nao se engane o G12 é mais um modismo no meio da igreja seja sincero, saia desse engano por mais que sua igreja nao tenha adotado a teologia da prosperidade, o principio é o mesmo. corte o mal pela raiz. se nao daqui a pouco vamos começar a dizer que testemunhas de Jeová estão corretos por nao terem na Doutrina tudo de seu fundador Charles Russell, nem por isso deixa de está no engano. pensem nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Expedito.
      O grande problema do G12 é pensar que o que foi realizado até hoje pela igreja não tem valor e que só agora é que a igreja vai avançar. Fala sério!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir