sábado, 7 de janeiro de 2012

SERVO INÚTIL


Por Jonas Madureira

Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: “Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever” (Lucas 17.10).

Deus procura servos inúteis. Fique tranquilo, você não entendeu errado. Foi isso mesmo o que acabei de dizer: “Deus procura servos inúteis”. E o motivo é bastante simples: o servo inútil é uma raridade, é como uma espécie em extinção. Ô bicho difícil de encontrar! Mas, antes de continuar, preciso me assegurar de algo. Será que você está pensando que o servo inútil é um desastrado, que faz tudo errado e que não consegue cumprir à risca as ordens de seu Senhor? Se sua resposta for sim, então, sinto muito, você está equivocado. O servo inútil não confessa sua inutilidade por ser ele um desastrado, que faz tudo errado e que, por isso, é inútil. Pelo contrário, o servo inútil se diz “inútil” porque, antes de tudo, Deus ordenou que ele confesse a sua inutilidade.

Isso, porém, não quer dizer que Deus considere inútil o servo inútil. Veja, quando Jesus diz para os discipulos confessarem a sua própria inutilidade, ele não afirma que eles, os discípulos, são inúteis. Em nenhum momento, Jesus brada: “Discípulos, vocês são inúteis!”. Arrogância e pedantismo não são do seu feitio. Pelo contrário, o que ele diz é “confessem vocês com sua própria boca: ‘eu sou um servo inútil’”. Portanto, não é Cristo que confessa a inutilidade do servo; é o servo que confessa sua própria inutilidade.

Mas voltemos à questão da inutilidade do servo. Aquele que confessa a sua inutilidade não a confessa a partir das suas falhas. A rigor, os servos que falham, ou seja, que desobedecem ao seu Senhor, não são dignos dessa confissão. Em outras palavras, a confissão da inutilidade não é um subterfúgio ou uma desculpa para o descompromisso ou para a transgressão no serviço. O servo que enfia os pés pelas mãos, que erra e não faz conforme as ordens de seu Senhor não é digno da confissão “sou um servo inútil”. Esta só é verdadeira na boca daqueles que obedecem à risca ao seu Senhor, e que, portanto, podem confessar, com dignidade, “sou um servo inútil”. Jesus foi bem claro quando disse aos seus discípulos: “Quando tiverem feito tudo o que lhes foi ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis’”. É apenas depois da obediência que a inutilidade pode ser dignamente confessada.

Nenhum louvor, portanto, cabe ao discípulo por sua obediência. Ele é obediente, sim, e faz com precisão o que Deus lhe pede, mas precisa estar sempre consciente de sua inutilidade. Essa tal consciência é que salva o servo de fazer do serviço um palco para exibir seu ego, suas capacidades, seu brilhantismo, sua rigorosa obediência e farisaísmo. A consciência da inutilidade faz do servo um holofote, algo que traz luz sobre aquilo que não é ele mesmo. A consciência da inutilidade fixa os olhos do servo numa direção que não pode ser desviada nem para esquerda nem para a direita. Por isso, esse olhar nunca está voltado para a sua obediência ou seu serviço; seu olhar deve repousar em seu Senhor. Tudo o que o servo faz é para o seu Senhor. O servo é em primeiro lugar inútil para si mesmo, e é para si mesmo que o servo confessa todos os dias:

Sou inútil! O que faço não é para mim, mas para ele! Que ele e somente ele seja louvado em tudo o que tenho feito de melhor! Não vou ceder às chantagens de minha vaidade! Não vou tentar tirar proveito do chamado do Senhor! Não usarei seu precioso nome para promover o meu nome! Não obedecerei para prosperar; antes obedecerei porque minha alegria está apenas em cumprir o que meu Senhor quer que eu faça, seja na pobreza, seja na riqueza!

Deus procura servos assim: inúteis. A igreja carece de servos assim: inúteis. Onde eles estão? Uma dica: eles geralmente não gostam de aparecer…

Fonte: Jonas Madureira

4 comentários:

  1. Volto da Esc. Dominical, depois de ouvir um ministro afirmar que o velho hinário "Salmos e Hinos" está a desaparecer porque nele foram encontrados erros em seus hinos. Há vários deles que falam de "servo inútil" ou "servos inúteis", e segundo esse homem: - Ninguém após ser Nova Criatura pode se considerar assim!
    Meu Deus misericórdia!
    Foi precioso ter lido este artigo que é exatamente como interpreto a questão do "servo inútil". Louvado seja o Nome do Senhor por isso, caro irmão Pr Jonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Osvaldo.
      Por sermos novas criaturas é que devemos nos consider servos inúteis, primeiro por reconhecer a nossa total dependência de Deus e segundo, porque o nosso Senhor Jesus disse que devemos nos ver assim. Sou inútil por não conseguir realizar tudo o que Jesus nos pede, por isso somos salvos pela graça e não por obras.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira - servo inútil.

      Excluir
  2. oi irmão este estudo e anátema irmão onde estão os capítulos e versículos afirmando que devo dizer que sou servo inútil vc torceu a parábola toda LUCAS 17V7V8V9o servo inútil so faz o que e mandado ele so faz o que seu patrão diz pra ele fazer e hum servo que não faz nada com amor, devemos ser útil na obra de DEUS, não pra ser visto por homem mais mostra a diferença ser o espelho, procura da frutos ,porque, o inútil vai ser queimado no inferno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz J. Soares.
      Em primeiro lugar gostaria de lhe dizer que o texto em questão não é anátema (maldito, pois ele trata do texto dentro de um contexto bíblico.
      Em segundo lugar, o texto em questão é muito claro quando aborda o texto bíblico. Pois Jesus disse que depois de termos feito TUDO que foi mandado a o servo deve se ver como um inútil, pois por mais que façamos para Deus não se compara o que Ele fez por nós; para que ninguém se glorie do que tem feito para o Senhor.

      Excluir