terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A prosperidade e os trouxas.


Por Bispo José Moreno

Quando Abraão se encontrou com Melquisedeque, entregou-lhe o dízimo.

Posteriormente, quando Moisés recebeu a lei no monte Horebe, um dos mandamentos era o do dízimo e das ofertas alçadas.

Os profetas que viveram no tempo da lei, ensinavam que deixar de entregar o dízimo e as ofertas era equivalente a roubar a Deus.

Quando o Senhor Jesus falou sobre o dízimo, disse que deveríamos praticá-lo sem omitir outros preceitos da Lei, como a misericórdia, por exemplo.

Atualmente, há uma pseudoteologia, chamada “da prosperidade”, que na mente de muitos, infelizmente, oblitera a verdadeira teologia da prosperidade ensinada na Bíblia. Nessa pseudoteologia, ensina-se a barganhar com Deus, a plantar em “boa terra” (certos ministérios “aprovados” por Deus). Se você der uma oferta de R$ 900,00 para um desses ministérios, Deus vai prosperar a sua vida abundantemente; se der uma oferta equivalente ao valor do aluguel da casa em que mora, Deus vai lhe dar uma casa própria; se fizer um “sacrifício”, então você deixará de ser empregado e virará patrão; se já for patrão, vai abrir filiais do seu negócio; com um pouco de sorte… quer dizer, de fé, você chegará até a comprar o seu jatinho particular, pois o servo de Deus foi posto por cabeça e não por cauda.

Esse pessoal sem grana das favelas e dos cortiços e os milhões de africanos que morrem de fome todos os dias, são pessoas desprovidas de fé, por isso merecem morrer mesmo.

Se, num ato de extrema loucura, você duvidar dessas promessas de prosperidade e, pior, se você se atrever a falar qualquer coisa contra esse golpe… quer dizer, essa revelação celestial, então você é um “incrédulo”, um “trouxa”, um “bundão” – e deve ser outras coisas que não podem ser ditas na tevê nem aqui, mas imagino que são ditas nos covis… quer dizer, nos gabinetes pastorais. Afinal, a Bíblia ensina que é para nós crermos em Deus e nos seus profetas, é ou não é? Se não crê, você só pode ser um trouxa mesmo.

Mas, se você mandar uma boa oferta para uma dessas “boas terras”, receberá “de graça” uma linda “Bíblia da vitória financeira” e tudo se ajeitará na sua vida. Se mandar o “trízimo”, então, aí é que a coisa ficará boa para o seu lado!

Entretanto, o plano de Deus continua sendo o mesmo desde Abraão, Moisés, os profetas e Jesus: dízimos e ofertas devem ser entregues a “Melquisedeque”, “aos pés dos apóstolos” (leia isso no livro de Atos). Traduzindo: os dízimos e as ofertas devem ser entregues para aquele que está alimentando você biblicamente, aquele que está cuidando da sua alma, aquele que está disponível para você e é solidário quando uma intempérie qualquer vem sobre a sua vida – e não diz que isso está acontecendo porque você não fé.

Outra coisa: apesar de que dízimos e ofertas são mandamentos bíblicos e, portanto, temos o dever de entregá-los, isso, porém, deve ser feito de modo voluntário. Ninguém deve dar o dízimo e as ofertas por obrigação, por pressão, ou, pior, por interesse. O fruto do nosso trabalho deve ser entregue voluntariamente, pois Deus ama ao que dá com alegria, não com tristeza ou por necessidade.

Como é Deus quem nos dá a capacidade de adquir riquezas, o que temos, seja pouco ou muito, é produto da bênção de Deus na nossa vida financeira. Ao separar o dízimo e a oferta, estamos reconhecendo a ação de Deus em nós e sua soberania sobre o nosso dinheiro. E ninguém consegue vencer Deus nessa questão de dar e receber: ele sempre será muito mais generoso do que qualquer um de nós!

Portanto, comprometa-se com aquele que é a voz de Deus na sua vida, entregue-lhe fielmente dízimos e ofertas e depois faça prova de Deus para ver se ele não abrirá as comportas do céu e não derrarará sobre você uma bênção tão grande que você não terá nem onde guardá-la. Você repartirá com os necessitados e nunca terá falta de nada! Palavra do Senhor.

Fonte: ALÉM DA LETRA

4 comentários:

  1. muitas vezes eu escuto falarem que as pessoas fazem votos a Deus em tipo de trocas, tipo se o senhor me ajudar comprar um carro ou casa, eu dou tanto para a igreja. Eu só tenho uma coisa a dizer a quem lerem esse comentário. Deus não faz trocas com ninguem, se Ele acha que certa pessoa precisa de ajuda não é preciso receber nada em troca. E quanto ao dízimo, Deus não pede, está na conciencia de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Guiomar.
    Se as pessoas lessem a Bíblia 99% desses ministérios já estariam fechados. A Palavra de Deus nos diz que o Senhor suprirá TODAS as nossas necessidades, mas por ser o povo analfabeto da Bíblia esses aproveitadores se fazem à custa dos trouxas.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Se for obrigação(à nos gentios e reconciliados pelo Ministerio da Graça de NSJC) tudo que é mandamento biblico voltariamos ao ministerio levidico que caducou em Cristo.E outra so que tem ordem de recolher dizimos e apenas de seus irmãos das 12 tribos são os levitas de Arão, não esta tropa de enganadores que se dizem pastores.
    Quero ver se no tribunal de Deus eles poderao defender algum de seus patrocinadores.EU Dizimo como pede em Deut.14 20-26. Acordem e vão ler a biblia diante da direção de Deus e não de homens como este distorcedor que escreveu a materia. E TENHO DITO...

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz Meu irmão Indignado.
    Não fique indignado com essas pessoas, pois no dia do Juízo eles darão conta a Deus. Tenha misericórdia desses líderes, é disso que eles precisam. Como desse Jesus: "Ai de vós fariseus e escribas hipócritas..." Esse não foi um "ai" de ódio, mas foi um ai de lamento. Pense nisso.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir