terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Homofobia: Não cabe ao cristão discriminar


Por Elben M. Lenz César

Além de não poder praticar nem dar seu aval à conduta sexual adulterina e à homossexual, o cristão precisa aprender a arte da convivência com aqueles que as praticam. Por ter se comprometido espontaneamente com Cristo ao se converter, o cristão é membro de uma comunidade cristã e responsável por seu comportamento e testemunho. Porém, ele não é retirado do mundo, da sociedade no meio da qual vive. Segundo Paulo, o cristão não deve ficar separado dos não-cristãos, que vivem a seu bel-prazer. Para viverem separados, os cristãos “teriam de sair deste mundo” (1Co 5.10, NTLH), atitude com a qual Jesus não concorda. Na oração sacerdotal do Cenáculo, Jesus é claro: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (Jo 17.15, NTLH). Retirado do mundo, o cristão jamais seria “o sal da terra” e “a luz do mundo” (Mt 5.13-16).

Por uma questão de princípios, se o cristão não se retira da sociedade, ele tem de aprender a conviver com seus contemporâneos e vizinhos, sem se deixar influenciar ou enredar por eles. Convivência e conivência são coisas distintas: “convivência” é viver com outra pessoa; “conivência” é cumplicidade, colaboração, conluio.

Não cabe ao cristão discriminar, desprezar, odiar, maltratar, humilhar ou apedrejar o homossexual ou a lésbica, em uma sociedade em que há muitos outros desvios, como a injustiça, a avareza, o consumismo, a hipocrisia, a idolatria, o ódio, a vingança, a arrogância, a frivolidade e assim por diante. Cabe ao cristão conviver com todas essas pessoas, com temor e tremor, sem espírito de superioridade, reprovando todas essas coisas mais pela conduta do que pelas palavras.

O ensino de Paulo tem um valor imenso se o contexto for considerado. Não há concessão alguma ao desregramento sexual. No mesmo capítulo, o apóstolo é enfaticamente contrário à presença de certo indivíduo da comunidade cristã de Corinto que estava tendo relações com a mulher de seu pai (já morto ou não), provavelmente sua madrasta. Ele deveria ser temporariamente afastado dos privilégios da comunidade, até que sua natureza carnal fosse suplantada pela nova natureza (1Co 5.1-5). No capítulo seguinte, Paulo recorda que entre os membros fundadores da comunidade cristã havia ex-homossexuais ativos e ex-homossexuais passivos, bem como muitos outros ex-isto-e-aquilo (1Co 6.9-11).

Na comunidade, o critério seria um; na sociedade, seria outro. Não se pode exigir que o não-cristão se comporte como cristão, mas é lícito exigir que o cristão se comporte como cristão.

***
Elben M. Lenz César é diretor-fundador da Editora e revista Ultimato Via: Púlpito Cristão

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar o esclarecedor texto.
    Acredito que todos nós Cristãos;estamos enfrentando uma questão de díficil argumentação - muitos não entendem e distorcem as palavras.

    Eu ja bloguei sobre este assunto e a minha opinião é esta:
    Bíblicamente incoerente,não existe base para a ralização de tais práticas; entretanto como cristão é inconcebivel nossa intolerância da forma que esta sendo conduzida a coisa ta fiando cada vez pior gerando ódio, revoltas e contendas e "nós" que deveríamos, pacificar estamos (mesmo que não concordando )exercendo a função dos apedrejadores.
    Daí a pergunta:
    _ Quem de não tem pecado?

    Que Deus vos abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Bella.
    Temos que aprender a conviver com as diferenças e com os diferentes, sem, no entanto nos igualar a eles. Se quisermos ganhar essas pessoas para Cristo temos que amá-las como Cristo as ama e não odiá-las e desprezá-las, a Bíblia nos fala que o amor cobre uma multidão de pecados. É o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

    ResponderExcluir