terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Segredo gospel: usando a Lei da Atração para se afastar de Deus


“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” – Mt 7.7
“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” – Ef 4.14

Há um tempo atrás um livro e um vídeo fizeram um enorme sucesso: O Segredo. O livro conta a quem interessar possa qual o segredo dos grandes homens, o seguir a Lei da Atração, objeto de outro livro na mesma linha. Segundo o site oficial do livro:

A Lei da atração é mais uma lei do Universo, a mais bela e sublime dentre todas que regem nossas vidas. Talvez um dia esse novo enigma possa ser decifrado finalmente pela ciência, como foram decifrados tantos outros mistérios do Universo como a Lei da Gravidade, a Teoria da Relatividade e a Lei da Ação e Reação. (…) A Lei da Atração é uma lei que existe. Não é porque não podemos vê-la que não podemos acreditar. Não importa se você saiba ou não da sua existência, de uma maneira ou de outra ela estará agindo em sua vida. Não é porque não a conhece direito que não possa usufruir suas propriedades maravilhosas.

A Lei da Atração é um segredo que poucos desvendaram até hoje e o guardaram para si, por ser muito valioso. Está a sua disposição e poderá mudar sua vida se realmente perceber o poder que ela pode lhe proporcionar.

Nós, seres humanos somos privilegiados, somos os únicos seres vivos do Planeta que possui o dom de pensar, criar e desejar. Temos a capacidade de imaginar nossos sonhos e projetar uma realidade para o futuro. Temos o dom de sentir, de nos apaixonar, de amar e muito mais. Temos o dom de atrair tudo o que queremos para nossas vidas, esse é o verdadeiro presente que recebemos quando nascemos. Um presente incrível capaz de transformar e modificar as pessoas e tudo ao seu redor. Além do poder de atrair, possuímos o poder de acreditar.

Resumindo (se você ainda não leu O Segredo e não quer perder a surpresa, pare a leitura por aqui), o grande segredo é que alguns homens descobriram que temos aquilo que atraímos através do nosso pensamento. Por exemplo, eu quero um carro novo, então vou acreditar de tal forma que o carro será meu que o universo se moverá a meu favor a fim de realizar meu desejo. O mesmo se dá com qualquer coisa: é só querer, atrair para si, e a coisa será sua. Por isso haveria pessoas que têm muita sorte, e outras que têm muito azar, por causa daquilo que elas atraem para si. O início do filme pode ser visto aqui.

Segundo O Segredo, o processo passa por pedir, crer e receber. Agradecer ao universo antes de receber o milagre ajuda a acelerar o processo. Alguma semelhança com alguma doutrina do mundinho gospel?

Tristemente sim. O Segredo dos evangélicos é a teologia da prosperidade, especialmente sua metodologia do “determine”. Assim como no Segredo secular, o Segredo cristão prega que o crente tudo pode receber de Deus, afinal Jesus disse para pedirmos que Ele nos daria. Assim, basta sonhar e pedir e temos total e irrestrito direito à todas as bênçãos espirituais e principalmente financeiras.

Se mostrarmos a qualquer pastor da prosperidade o livro O Segredo, com certeza ele dirá, mesmo sem ler, que é herético. Porém, em que difere sua doutrina religiosa da pregada no livro?
Em O Segredo, atraímos a bênção com nosso pensamento positivo; na determinação, atraímos a bênção com pensamento positivo no poder de Deus.

Em O Segredo, devemos agradecer antes mesmo de obter a bênção; na determinação, idem.
Em O Segredo, pedimos ao universo; na determinação, pedimos a Deus.
Em O Segredo, devemos acreditar piamente na conquista; na determinação, idem.
Em O Segredo, o universo é nosso servo e nos dá tudo o que desejarmos; na determinação, o servo é Deus.

Ou seja, a única diferença entre O Segredo e a determinação cristã (?) é o nome que damos à energia que nos obedece: universo ou Deus. Mas é o mesmo sistema, possivelmente a mesma “energia” que faz as mesmas coisas, mas agindo sob o nome do Senhor.

Deus se deixaria escarnecer dessa forma, sendo seus milagres usados para manter o engano em meio ao povo evangélico que crê na tal determinação? Ou será que o fogo estranho que supre os ímpios não estaria suprindo também os santos, a fim de perpetuar o engano?

Nos tempos de Paulo já havia tentativas de deturpação da Palavra, mas o apóstolo soube discerni-las e desmascara-las em suas cartas. Mas e agora, quem poderá desmascarar o terrível engano em que muitos de nós estamos afundados, mesmo que de coração amando verdadeiramente a Deus, porém em pensamentos usando os favores de deuses estranhos?

A igreja está mais envolvida com doutrinas estranhas do que podemos imaginar. Essa é apenas uma delas. Que Deus possa nos dar discernimento espiritual para que não venhamos a ser enganados, mesmo que o espírito se apresente como de luz.

4 comentários:

  1. Olá, amado.

    Estou enviando esse link abaixo para donos de blogs que eu conheço, pois é um texto de alerta para TODO o povo de Deus. Se possivel for, por favor, passe para todos da blogosfera.

    http://voltemosaoevangelho.blogspot.com/2008/09/abaixem-suas-armas-e-coloquem-se-em_7650.html

    Espero que seja edificante para você, e para todos nós.

    Fica na Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o irmão. Muitas vezes somos profetas, mas não choramos como profetas. Caimos no erro da igreja de Éfeso que combatia o pecado mas não tinha amor. Precisamos vigiar. Eu publiquei o artigo.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir
  3. Deus é poderoso para nos conceder as bençãos, mas Deus sabe o que merecemos, e se somos capazes de administrar.Positivismo, determinação, etc, é importante para conseguir nossos objetivos.Mas se Deus , não permitir nada acontece.

    ResponderExcluir
  4. Saulo, graça e paz. A Bíblia nos ensina que tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro...seja isso que ocupe o nosso pensamento (Fl 4.8). Essa palavra está dentro de um contexto onde o apóstolo Paulo nos fala de lutas, de fome, de sofrimento, mas ele conclui dizendo que "tudo posso naquele que me fortalece". A força e a vitória vêm de Deus e em andarmos em sua presença.
    Fique na Paz!
    Pr Silas

    ResponderExcluir