sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A letra mata ... A ignorância também!


A crise de intelectualidade que atinge a Igreja pode ser observada na atitude superficial de muitos cristãos para com a leitura e o estudo das Escrituras. Essa atitude não está restrita aos cristãos leigos. De fato, ela é mais perceptível no meio daqueles que mais deveriam lutar contra ela: os pastores e líderes. Infelizmente, não é grande hoje o número de pastores e líderes cristãos acostumados a pensar teologicamente. Poucos estão dispostos a dedicar tempo ao estudo sistemático e profundo da Palavra. Poucos se dão ao trabalho de ler o texto bíblico dentro do contexto quando estão preparando suas mensagens. Alguns nem sequer preparam suas mensagens. Em muitos círculos eclesiásticos a idéia “abra sua boca que eu a encherei” é seguida literalmente. O mais espiritual é aquele que permite que o “Espírito fale” por meio dele, no momento em que ele ocupa o púlpito. Alguns chegam a gabar-se do fato de terem mudado a mensagem na última hora, dizendo: “ O Espírito Santo acabou de dizer que eu não devo pregar o que havia preparado”. Parece que o Espírito não sabia o que a sua Igreja precisava ouvir até a hora do culto.

Se crermos que, de fato, o Espírito Santo age desta maneira, mudando o sermão no último minuto, então é sinal de que ou não estamos buscando a sua direção diligentemente na hora de preparar a mensagem, ou estamos negando a onisciência de Deus. Estou convencido de que o Espírito Santo de Deus conhece as necessidades de sua Igreja e sabe exatamente que ela precisa ouvir muito antes de que o pregador subir ao púlpito para pregar. Se este ouvir atentamente a sua voz enquanto prepara o sermão, não haverá motivo para mudanças radicais de último minuto.

Por incrível que pareça, muitos procuram justificar esse atitude anti intelectualista com textos bíblicos como o de 2 Coríntios 3:6b, em que Paulo fala: “...POIS A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA”. Basta ler o contexto desta passagem para ver que “a letra” da qual Paulo esta falando não é o estudo e o conhecimento do significado espiritual das Escrituras, mas a observância da Lei de Moisés, em seus ritos e cerimônias, como um fim em si mesma. É exatamente a falta de entendimento espiritual da Lei de Deus, as Escrituras Sagradas, que faz com que o homem não creia em Jesus para ter vida (João 5:39-40). Jesus disse que a vivificação espiritual é feita através das suas palavras, que “SÃO ESPÍRITO E VIDA” (João 6:63).

Trecho do livro Intelectualidade Cristã em Crise, editora Fôlego, pagina 9 e 10 - autor: Sandro Baggio

Fonte: jesus na matrix

4 comentários:

  1. Parcialmente o Sr tem razão só esqueceu que Deus é Deus porque faz como quer e pode sim mudar a mensagem na hora do culto ou quando desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Guilherme.
      Concordo com você em parte; eu sei que Deus é Deus e que pode mudar a mensagem, pois tal coisa já aconteceu comigo, mas isso é não é uma regra e sim uma exceção; portanto, isso não justifica não prepararmos anteciadamente a mensagem bíblica a ser pregada.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. DEUS NÃO USA PASTORES E PREGADORES DESIDIOSOS E PREGUIÇOSOS, ANALFABETOS E DESPREPARADOS! E NÃO ADIANTA VIREM COM A DSCULPA DE QUE O ESPIRITO SANTO DIRECIONA A MENSAGEM, ISTO É UMA DESCULPA DESSES OBREIROS PREGUIÇOSOS! PAREM DE ENVOLVER O ESPÍRITO DE DEUS NESSA POUCA VERGONHA CHAMADA ANTIINTELECTUALISMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão, concordo com você plenamente. Muitos falam um monte de besteira gritando e chamam isso de unção e revelação. E isso é o que mais prolifera por aí.
      Que o Senhor nos ajude.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir