segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Diabólico ou apenas humano?


Por Josemar Bessa

Vocês estavam mortos em ofensas e pecados! - Efésios 2: 1.

Paulo começa sua discussão sobre o homem natural em Efésios 2, dizendo que os efésios estavam mortos. Ele não diz que eles estavam quase mortos, ou ofegantes e prestes a morrer. Não, ele diz que eles estavam mortos, totalmente vazios da verdadeira vida.

O Diabo não os fez fazer nada!

Ele continua a dizer que "noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." (Efésios 2: 2).

Eles de bom grado seguem os desejos do Diabo. Isso não quer dizer que eles estavam possuídos por demônios ou foram de alguma forma forçados a fazer e cumprir os projetos de Satanás. Pelo contrário, significa que eles estavam felizes em seguir a sua liderança.

Quando o presidente Kennedy foi assassinado, os comentaristas de notícias tentaram descrever o horror do ato hediondo cometido por Lee Harvey Oswald. "Este foi um ato demoníaco", disseram eles. Eles usaram a mesma linguagem quando Martin Luther King Jr. foi morto, e quando Bobby Kennedy foi baleado. "Este foi um ato desumano", disseram eles. "Foi diabólico." Hoje você ouvirá isso ser dito sobre cada ato de terrorismo... cada vez que alguém vai a um lugar público, ou universidade... e atira nas pessoas. Em cada ação do ISIS e sempre que algo assim acontece... e todos os dias coisas assim acontecem em todo lugar.

Mas isso é verdade? Eram esses atos "desumanos, demoníacos, diabólicos" – isso descreve essas obras? De modo nenhum. Eram precisamente e exatamente atos humanos. Eles são exemplos de homens que agem de acordo com suas naturezas pecaminosas. E isso se expande a todos os atos pecaminosos... dos maiores aos mais comuns: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." ( Ef 2.2 ).

Só Deus pode salvar.

Paulo continua a dizer que "Deus, que é riquíssimo em misericórdia... estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” – Efésios 2.4,5.

Note que Paulo não diz que "o homem, prestes a morrer, agindo baseado na sua bondade interior, levantou-se e se virou para Deus." Nem um pouco.

Vemos as profundezas da depravação humana nesta passagem por meio de contraste. A salvação é totalmente da graça livre e soberana, dada a pessoas mortas que em nenhum sentido estavam interessados ​​ou mesmo capazes de perguntar por ela.

Assim como Adão culpou Eva no Jardim do Éden, naturalmente os homens tendem a culpar outras pessoas, ou o Diabo, por seus erros, que apenas expressam seus corações, desejos e amores. Hoje peça a Deus para te mostrar os lugares em tua vida em que você tem culpado os outros, Satanás... Seguindo a confissão, traga esses pecados nascidos em teu coração e não fora dele, até a Deus, para o verdadeiro perdão.

Fonte: Josemar Bessa

2 comentários:

  1. Excelente!

    O que vemos em nosso derredor são as obras humanas. O primeiro ser gerado por humanos foi homicida (e falso adorador).
    Somos nós, humanos... e pela misericórdia do Altíssimo remidos.

    Excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Paulo.
    Se o Senhor não estive nos regenerado, falo por mim, ha muito já poderia estar morto fisicamente, mas a misericórdia de Deus nos alcançou e hoje podemos louvá-lo com alegria.
    Como você mesmo disse: "Somos nós, humanos... e pela misericórdia do Altíssimo remidos".
    Louvado seja o nome do Senhor por isso!
    Que o Senhor lhe abençoe e lhe dê um ano novo cheio de paz e alegria.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir