segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O GRUPO DIANTE DO TRONO E A PERDA DO CAMINHO


Por Matias Borba

Hoje estive lendo novamente um texto publicado no Blog Olhar Cristão, do Pb. joão Cruzué onde ele faz uma abordagem sobre o Grupo Diante do Trono e sua atual representação como grupo de adoração e louvor no brasil, LEIA AQUI: O texto faz uma ótima e atualizada análise sobre o caminhos trilhado pelo grupo que, segundo muitos, revolucionou a música evangélica neste País.

O Diante do Trono sem dúvida trounou-se uma referência em questão de qualidade de produção, divulgação e composições, mas ao mesmo tempo que foi crescendo, sua qualidade de composição parece ter ficado no passado por vários fatores. Falar do Diante do Trono não é uma terefa fácil, pois, os "fãs" do grupo, acham que qualquer crítica que se faça a eles, é proveniente de pessoas que detestam o grupo ou que tenha algum preconceito para com o mesmo, o que nem sempre é verdade.

Quando o DT começou com suas gravações, eles eram apenas um grupo de igreja, eu acredito que de fato Deus os abençoou com belas vozes e talentos para fazerem o melhor na área da música, o que ficou evidente nos primeiros trabalho, mas depois de algunas anos, algumas atitudes e posturas adotadas de alguma forma alguma coisa foi perdida e muito prejidicada com isso. Em detrimnento a isso, nos trabalhos mais recentes fica visível que a preocupação com a produção, o uso de mais tecnologia e divulgação parece ter tomado o lugar do persongem principal do grupo, no caso, Jesus.

José e Maria foram à Jerusalém e levaram Jesus com eles. Quando voltaram, apenas depois de três dias, descobriram que tinham deixado Jesus para trás. Foi preciso voltar todo o caminho para encontrá-lo novamente e só assim retomar o caminho de volta a Nazaré. Em alguns momentos de nossa vida com Cristo, nós mesmo erramos o caminho ou nos esquecemos de Jesus de alguma forma, Sei que para muitos o DT não deixou Jesus para tráz, mas em meu ponto de vista é o que fica claro, não apenas pelo fato de não terem a mesma repercusão de antes, mas por alguns motivos secundários que agora parecem ser primários.

Um exemplo de que o caminho trilhado pelo TD não é o de antes, é a perceria com a gravadora Som livre da Globo, todos nós sabemos que essa gravadora é secular e tudo ali gira em torno de lucro e não da exaltação de um Deus. Embora os motivos possam até ser por conta de dificuldades do grupo, não vejo com bons olhos esta parceria, pois o foco do DT pode ter sido perdido e trocado por apenas o desejo do lucro.

Outro exemplo de que o caminho trilhado agora pelo DT é a lucratividade são os shows realizados por seus integrantes como o Próprio André Valadão, que agora prega que cada showm é um culto e com este pensamento, agora faz até apresentações em eventos católicos e com grupos católicos(LEIA AQUI). Sem contar que o mesmo também tem parceria com a gravadora que agora quem sabe irá bancar o DT.

Com isso, será que o DT deixou Jesus para tráz e seguiu seu próprio caminho? Pode ser! E o que abaliza esta crítica construtiva são as próprias posturas adotadas pelo grupo. Depois dos primeiros trabalhos muita coisa mudou, e entendo que qualquer grupo músical pode ter lá suas mudanças, mas as mudanças do DT não foram apenas em relação a tecnologia empregada em suas produções, mas também em suas composições que não são mais as mesmas.

Penso que de fato na busca por melhores produções e tecnologia de ponta, o grupo esqueceu-se do principal que é a unção quem vêm do alto, e mesmo que isso seja inconsciente o resultado fica evidente em cada novo trabalho. Para uma volta ao principio de tudo se faz necessário reconhecer eros e um verdadeiro arrependimento, o que pode ser difícil pois quando a fama, o poder e as honrarias são muitas, fica difícil voltar atráz e reconhecer o erro, correndo assim o risco de perder o lucro agora adiquirido.

Espero realmente que o grupo abra os olhos para isso, infelizmente, os maiores grupos, pastores e pregadores dete País que cresceram muito, tem enorme dificuldade em reconhecer seus erros, e um simples texto como este pode ser visto como crítica de quem não tem compromisso em receber a tal verdade que tanto é divulgada no mundo gospel que impera neste País. O reconehcimento de erros, mudanças de caminhos e arrependimento é que faz de fato que a glória da segunda casa seja maior que a da primeira.

20 comentários:

  1. Pastor Silas,

    Obrigado pela publicação do texto. Espero em Deus que o DT volte ao caminho inicial e que muitos abram os olhos para isso.

    Obs? Meu blog está completando um ano de postagens, e no artigo de comemoração faço uma citação de seu nome também, basta conferir no link abaixo:

    http://encontrobiblia.blogspot.com/2009/11/o-blog-encontro-com-biblia-completa-um.html

    Convido a todos para lerem neste mês várias postagens especias no blog como entrevistas, opiniões etc.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, querido Matias.

    Eu não quero dizer que você está certo ou errado, mas Deus sonda os corações e intenções de cada um dos seus filhos.

    Você deve ser uma pessoa bem informada e deve, então, saber que a Ana está, temporariamente, morando fora. Vivendo longe de casa, da família, da sua igreja, dos seus irmãos e amigos. Você também deve saber que ela tem passado por momentos difíceis nesse novo tempo da sua vida, sofrendo com a adaptação dos filhos (mais do Isaque, por ser maiorzinho) na escola e em um país que não é o seu, longe de tudo o que ele conhece em seus tão poucos anos de vida.

    A Ana tem relatado várias vezes que tem sido confrontada e tem aprendido com o Senhor nesta experiência a viver uma vida simples.

    Eu só quero perguntar com tudo isso: Onde está o glamour? O poder do dinheiro? Os holofotes? Dentro da sua casa, que segundo ela, é menor do que a sala da casa que ela tem aqui no Brasil? Ou na cozinha enquanto ela prepara o alimento da sua família? Ou na escola, quando ela leva o Isaque? Ou no seu quarto, quando ela está sozinha amamentando o Benjamim, ou orando em secreto ao Pai?

    Incrível que tudo isso, só aconteceu depois que o DT assinou o contrato com a Som Livre.

    O Senhor é quem conhece os nossos caminhos. A nós cabe apenas vivê-los como Ele quer que vivamos. Oremos uns pelos outros e que o Senhor abra os nossos olhos para que possamos realmente estar com a nossa VISÃO FOCADA NELE, E SOMENTE NELE!!!

    No amor de Jesus,

    Jackeline Cruz - Apenas serva!

    ResponderExcluir
  3. Essa turma só quer grana, e cada vez mais. A som livre é da globo e o marketing vem no pacote. Se não estou enganado a Aline Barros tambem entrou por esse mesmo filão e esta meio sumidinha tipo Roberto Carlos com um show por ano e nada mais, mas que da pra arrumar um pezão de meia numa só tacada.

    ResponderExcluir
  4. " Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptivem em semelhança da imagem de homens corruptiveis, bem como de aves quadrúpedes e répteis" penso que o que continua movendo o ser humano é grana. deixamos Jesus para trás faz muito tempo e sinceramnete não sei se queremos voltar como José e Maria para buscá-lo. triste verdade.

    ResponderExcluir
  5. Em um show o André mandou digitar certo numero no celular e apertar send pra receber mensagem por certo valor ,que segundo ele Deus manda na mente dele e ele envia no celular de todos. será que Deus também cobra pra enviar essas mensagens na mente dele?

    ResponderExcluir
  6. a paz,jackline a ana paula esta morando em uma casa que nao e nada pequena,e que vida simples ela esta levando?nao e nada disso,ela tem todas sa mordomias que voce possa imaginar,eoutra coisa longe da familia dos amigos se ela nao passa praticamente nem um mes sem ir ao brasil e quando ela nao vai sempre tem alguem com ela.ela e contratada da integrity music e continua sim tendo holofotes e e tratada como artista que e.voce ja parou para pensar em quantos missionarios estao perdendo suas vidas por cristo,e os que sofrem com doencas e falta de alimento,sao maltratados e perseguidos como se fossem bandidos,e voce ainda justifica a ana.por favor leia a biblia e abra os seus olhos,nao existe evangelho sem cruz,e ana nao esta carregando nenhuma,pelo contrario.Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
  7. É.. é bem dificil falar ou opinar sobre a atitude da Ana Paula, ate porquenao temos condiçoes para isso por ela ser feita da mesma materia que somos feitos.
    Porem, como conselho do proprio Deus devemos analisar os frutos que ela ira produzir, ou seja, como ela vai se portar referente a verdade da Palavra, com esse passo que ela deu, e ai sim podemos dizer alguma coisa.
    Devemos lembrar que nao é pecado o cristao ter riquezas e reconhecimento, ate porque isso é dom de DEUS;a diferença esta na importancia que damos a essas coisas, DEUS TEM QUE TER O PRIMEIRO LUGAR NA NOSSA VIDA, SE OFERECERMOS A ELE O 2°, 3° etc, ENTAO ELE NAO OCUPARA NEHUM LUGAR NA NOSSA VIDA...ELE É DIGNO DE OCUPAR O LUGAR QUE É DELE.
    No mais, devemos orar por ela porque ela leva a mensagem de Cristo, para que Deus preserve esses vasos dos pecados desse mundo.

    FLAVIA.........

    ResponderExcluir
  8. Gente, na grande parte dos comentários houve uma certa direção a Ana... O que muito de nós esquecemos é nós não podemos julgar uns aos outros, e afinal, o que o DT tem feito mancha a reputação do envagelho? A vida dos cantores desse ministério mancham o no nome de CRISTO? Até onde eu sei, não! E irmãos, eles erram e pecam... A única diferença é que eles estão sobre o holofote e sobre milhares (pra não dizer milhões) de olhares... Como eu ouvi uma vez da Pra. Cassiane, não existem super heróis ! O único a ser adorado é Jesus! E irmãos, as canções da Ana são versos da Bíblia Sagrada, alguém tem algo contra a Bíblia? Muitas delas tem o nome dos livros e os capítulos... Lembrando que a Bíblia fala que se você quer conhecer uma árvore, você deve procurar os frutos! E em toda jornada ministerial do DT nós vemos FRUTOS impressionantes! É muito fácil apontar sobre quem todos conhecem, mas afinal, e você que criou esse tópico? Você não troca Jesus por nada? Deus te colocou na posição de Juiz?
    Lembremos que ao falarmos isso, difamamos um ministério e uma pessoa que o lidera. E com o mesmo peso que julgamos, falamos, condenamos seremos julgados, falados e condenados!
    Que possamos nos conscientizar que somos, de verdade, um Reino e se tivermos divisões o inimigo nos abaterá! Oremos pela Ana Paula e pelo DT, que tanto me abençoa, e se eles estiverem perdidos ou fora do foco, que o SENHOR desperte eles!

    Que Deus Abençoe a todos!

    Graça e Paz!

    Att.,
    Fernando Rocha.

    ResponderExcluir
  9. meu caro pasto, o dt esta indo até os confins da terra,no caso de uso de novas tecnologias, quero dizer que Deus merece o melhor, nocaso da som livre, sabe o que iso se chama missões, se nao sabe pega a biblia e dar uma lida e pense na blasfêmia que o senhor escreveu.

    ResponderExcluir
  10. ah ta eles são bastante humildes mesmo, olha só, vamos aos fatos:
    Na minha cidade, Natal/RN, o showzinho desta banda custou $ 290.000,00 aos cofres públicos, com direito a estadia no hotel a beira mar de alto luxo, Pestana Hotel perto da nossa famosa praia de Ponta Negra,aliás nem despesa c/ transporte aéreo ninguém teve, pois teve avião a mando da prefeitura 0800 pra todo mundo(vide http://www.vlaudeyliberato.com/shoe-do-diante-do-trono-custou-r-290-mil/)
    Olha o evangelho hoje ta muuuuuuuuito distante do evangelho que Jesus viveu a 2.000 anos atrás. E outra coisa, essa história de show tem me dado NOJO. Não aguento mais isso,pior q os 'crentes' adoram neh. Gente quando q vai cair a ficha desse povo, q show é nada mais q uma apresentação como o nome já diz,um teatro cheio de efeitos previamente ensaiados para ENTRETER o povão que fica lá embaixo espremido gritando o nome de seus ídolos,se arrepiando a cada suspiro q dão.
    Meu Deus Tá cada dia mais difícil ser crente e aguentar essas bizarrices envolvendo o nome de Deus nesse mundão!!!

    ResponderExcluir
  11. Se esse grupo fosse cristão de verdade teria cedido pelo menos uns 100.000 ou tudo mesmo pro hospital Walfredo Gurgel que está agonizando por falta de recursos pra tratar do povo sofrido aqui de Natal neste momento.Isso é um absurdo, $ 290.000?!!Ei, vcs q são fãs do DT, Pedro,Paulo,Lucas etc todos morreram pobres,deve ser pq nunca fizeram show...olha evangelho está longe de ser isso aí,vamos acordar!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu irmão João quem sustenta essa máfia é a própria igreja, mas quem paga por isso tudo somos nós. Para o grupo Diante do Trono tudo para o hospital nada. Será que isso é o evangelho de Cristo?
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  13. Com certeza nunca foi...
    Inda bem que ainda existem uns pouquinhos que conseguem enxergar ainda qual foi a missão de Jesus nessa terra,que aliás nunca deu nenhum showzinho de 'louvor'...
    Deus tenha misericórdia de todos nós que vivemos neste Século...

    ResponderExcluir
  14. Graça e paz Ana.
    E a única vez na Bíblia que diz que Jesus cantou foi depois da ceia na noite em que Ele foi preso e condenado a morrer na cruz. Foi o canto da entrega por nós, mas essa gente canta o canto da sereia onde leva muita gente para a ruína espiritual da adoração a eles, que hoje são os ídolos modernos.
    Que o Senhor nos ajude!
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  15. Nada é tão simples...não há uma igreja, uma denominação cristã, que não tenha se deteriorado com o tempo. Não há problema em refletir sobre algo. Começaram bem, mas com toda a certeza não estão melhores agora, sob vários aspectos. Chamaram a atenção para Jesus e Sua Palavra? Sim. Continuam em certo sentido? Sim também. Uma coisa é certa, os erros estão sendo cometidos sem nenhuma consciência. Quando somos o centro de muitas atividades, perdemos o foco, a autocrítica e as origens. Não sei se há solução. Até nas Escrituras, Davi, Salomão e tantos não tiveram os seus últimos dias melhores que os primeiros. Nem por isso devemos nos transformar em inimigos de irmãos. Melhor seria alguém com amor exortá-los pessoalmente, se puderem ouvir, melhor. Muitas vezes em qualquer ministério e denominação as pessoas mais proximas são apenas bajuladores e puxas-saco. E aí é que mora o perigo, só esses são ouvidos.

    ResponderExcluir
  16. Graça e paz Helvecio.
    Precisamos de pessoas com discenimento para realmente chamar a atenção dessas pessoas e não bajuladoras. Marta quando foi reclamar com Jesus a respeito de Maria por não a estar ajudando foi repreendida, pois Marta estava em um ativismo muito grande e não estava fazendo o que era necesário, parar para ouvir o Mestre. Essas pessoas estão assim como Marta em um ativismo muito grande e não estão com tempo para ouvir o que Jesus tem para falar com elas. Penso assim.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira.

    ResponderExcluir
  17. Sempre gostei muito do DT, não porque era o DT, mas sim por suas canções e ministrações. Mas o ultimamente não sei o que aconteceu, pois (na minha opinião), o DT perdeu a essência; eu particularmente não sinto mais aquela unção ao ouví-los.
    Quero que me entendam, não estou julgando o DT, estou aqui apenas colocando o meu ponto de vista sobre o grupo.
    Fiquei chocada quando vi um pentagrama na capa do novo cd na net. Que Deus possa abrir os olhos de cada deles e de todos que os "seguem"!

    ResponderExcluir
  18. Gaça e paz Virginia.
    Quando se perde o rumo, dizem que a melhor coisa a fazer é parar para não se afastar ainda mais do ciminho certo. O DT deveria parar e refletir se está no caminho certo e, certamente, veriam que já está muito longe do Trono e se distanciando cada mais dele.
    Que o Senhor os ajude a voltar de onde cairam.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  19. Gente voces são tão ridiculos que invês de colocar assuntos para edificar a vida das pessoas colocam temas para constragir outras denominações, não tem oque fazer, voltei para igreja atraves da musica Nos braços do Pai, O DT realmente mudou mais para melhor, afinal so quem vive na mesmice pelo jeito são vocês bando de caretas...
    Para de ficar falando dos outros, bando de religiosos... Deus nos ensinou totalmente diferente.... ensinou a amar o proximo, pois somos todos iguais... mais aposto que vai ter um céu para vocês, somente para voces... me irrita quando vejo na internet esse tipo de critica feita pelos que se dizem cristãos (kkkkkkkk) chega ser até bizarro.
    Vão se converter bando de fofoqueiros linguarudos... vão ler a biblia em vez de ficar falando mal dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Cleiton.
      Você disse que voltou para a igreja através da música do DT, que lindo. Isso prova mais uma vez que até as mulas falam.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir