sábado, 18 de março de 2017

O "ESPÍRITO DE LÓ"


Por Pr. Silas Figueira

No livro de Gênesis capítulo 12 nós encontramos o Senhor chamando Abraão para sair da sua terra e do meio de sua parentela, e ir para um lugar que o Senhor designara. O Senhor lhe faz promessas de que ele seria extremamente abençoado, fazendo dele uma grande nação (Gn 12.1-3).

No entanto, nós vemos que Abraão não fez como o Senhor lhe havia ordenado. Abraão saiu da sua terra como o Senhor ordenara, mas levou consigo seu sobrinho Ló. Este sobrinho era filho de seu irmão Harã que havia falecido (Gn 11.27,28). Este sobrinho era como um filho para Abraão, por isso o levou com ele. Mas a ordem dada foi de que ele deveria deixar todos os seus parentes (Gn 12.1). Um dos maiores problemas do ser humano é ser guiado mais pelos seus sentimentos do que pela Palavra de Deus. Esse sentimentalismo tem gerado grandes dificuldades na vida de muitos crentes em Jesus. Ao longo da história nós vemos isso se repetindo.

Quando deixamos que os nossos sentimentos falem mais alto que a voz de Deus através de Sua Palavra, nós, infelizmente, sofreremos sérias consequências disso. Veja a história de Abraão e Ló e você verá que este sobrinho causou-lhe muitos aborrecimentos, tristezas e preocupações, coisas que teriam sido evitadas se Abraão tivesse dado ouvidos a ordem que lhe fora dada.

Eu não quero passar a imagem de ser uma pessoa sem sentimentos para com as pessoas, ou mesmo para com os nossos familiares; mas existe algo que tem que estar acima dos nossos sentimento e emoções: A Palavra de Deus. Nós andamos por fé e não por emoção. Nós andamos direcionados pela Palavra e não pelos nossos achismos. Somos ordenados a obedecer a Sua Palavra de não fazermos o que nós queremos.

Se nós somos servos não tem como fazermos de forma diferente daquilo que o Senhor nos fala para fazermos através da Sua Palavra. Se Ele é Senhor temos que obedecê-lo (Lc 6.46).

Nós estamos em uma guerra espiritual e todos nós temos um inimigo comum que se chama Satanás. No que depender dele, ele fará de tudo para impedir que as promessas do Senhor se cumpram em nossas vidas, ou pelo menos, irá fazer de tudo para nos atrapalhar em nossa caminhada. E uma das coisas que ele coloca em nosso caminho é esse “espírito de Ló”. Permita-me chama-lo assim.

É aquele sentimento que o diabo nutre dentro dos nossos parentes, amigos e pessoas que aparecem em nossas vidas. E esse espírito gera dentro de nós aquele sentimento de piedade pela outra pessoa. E esse envolvimento sentimental (espiritual) que nutrimos nos afasta do propósito inicial do Senhor para nós. Por isso que o Senhor nos alerta: Saia dela povo meu (Ap 18.4). Essa é a ordem, mas o nosso coração guarda a esperança de que as coisas podem mudar no decorrer dos anos, pois o diabo coloca essa “esperança” dentro de nós. E pensamos: “Quem sabe ele irá se converter. Quem sabe ele irá mudar. Quem sabe ele irá abandonar o vício”. Quem sabe é Deus e Ele disse que devemos deixar esse sentimento de lado. Devemos dar atenção à Sua Palavra e não aos nossos sentimentos, pois enganoso é o nosso coração (Jr 17.9).

Isso não é falta de fé, mas devemos ter discernimento espiritual para não sermos presas fáceis de Satanás. O diabo sempre irá colocar esse tipo de pessoa no nosso caminho. Por isso cuidado!

Esse “espírito de Ló” é uma grande armadilha para o nosso desenvolvimento espiritual. É um espírito que acompanha um sentimentalismo piegas e depois deixa um rastro de destruição e tristeza. Veja alguns exemplos na própria vida de Abraão como esse espírito só lhe causou danos.

Primeiro, pessoas com o “espírito de Ló” só trás contenda (Gn 13.1-13). Ló acompanha Abraão e nesse período Ló fica rico vivendo com seu tio. O texto nos diz que estava havendo uma cotenda entre os pastores de Abraão e os pastores de Ló devido à quantidade de animais. A ideia que se tem aqui é que estava havendo uma comparação de quem era o mais rico, se era Abraão ou Ló. E quem começou isso foi Ló (Gn 13.8). Abraão o chama e diz que entre eles não deveria haver esse tipo de coisa, e que era melhor eles então se separarem. É aqui que seu sobrinho mostra uma total falta de respeito e de generosidade para com seu tio Abraão. Quando Abraão lhe diz que se ele fosse para um lado, ele iria para o outro, que o importante é eles estarem bem (Gn 13.9); Ló mais do que de pressa escolhe a melhor parte sem se importar com seu tio.

Gente com esse espírito sempre traz contenda, confusão, falta de harmonia, desentendimento, comparação... É o tipo de pessoa que aparece em nossa vida como um cordeiro, mas aos poucos começa a se revelar como um lobo. 
  
Segundo, pessoas com o “espírito de Ló” tenta roubar as promessas de Deus para nossas vidas (Gn 13.10-12). Ló escolhe a parte melhor e deixa o seu tio com a pior. Ele não teve se quer a hombridade de dizer para o seu tio ter a primazia da escolha. Esse espírito é ganancioso, trapaceiro e ingrato e gera esses sentimentos na pessoa que tem esse espírito. Você já esteve com alguém assim? Creio que sim. Você ajudou a pessoa lhe estendendo a mão, e quando a pessoa já estava bem lhe deu às costas lhe causando inclusive prejuízo. Isso é mais comum do que parece.

Como disse Spurgeon: “Para nós não nos decepcionarmos com as pessoas não crie expectativas a respeito delas”.

Mas a culpa dessa situação é nossa porque desobedecemos ao que o Senhor ordenou. Deixar para trás aquilo que não era para trazermos. Se não for a graça do Senhor agindo por nós seríamos destruídos por pessoas com esse espírito.

Terceiro, pessoas com o “espírito de Ló” não levanta altares (Gn 12.8). Essas pessoas que nos acompanham não temem a Deus como nós tememos. Ló não levanta altares, não se vê na dependência do Senhor, mas quer desfrutar das Suas bênçãos. Quem tem esse espírito quer desfrutar do melhor que o Senhor tem nos dado, mas não se importa em estar em Sua presença.

Eu ouvi de um pastor dizer o seguinte: “Ande com pessoas que sejam mais crentes que você”. Ele estava dizendo com isso que devemos deixar de lado aquelas pessoas que não querem nada com Deus, apesar de estarem na igreja e até em nossa família.

Veja o que Paulo nos aconselha:

“Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer” (1Co 5.11 – NVI)

Quarto, pessoas com o “espírito de Ló” só fazem escolhas erradas (Gn 13.12,13). Ló foi Guido pelos olhos e não por Deus. Ló foi guiado pela ganância e não pela hombridade. Ló foi guiado pelo diabo e fez a escolha errada. Pessoas que carregam esse espírito levam aqueles que o acompanham para lugares perigosos, para lugares de pecado, para lugares condenados pelo Senhor. Pessoas assim são atraídas para esses lugares porque são guiados por demônios e não pelo Espírito Santo.

A história de Ló se repete nos dias de hoje. Quantos pais de família levando os seus familiares para o pecado, para a destruição e para a ruína. Quantos que andaram com pessoas piedosas, mas não absorveram esse mesmo temor. Esse tipo de gente é atraído pelo pecado e dele se satisfaz. 
     
Quinto, pessoas com o “espírito de Ló” só se mete em confusão (Gn 14.1-16). O texto nos fala que houve uma guerra e os moradores de Sodoma, cidade que Ló foi morar, foi saqueado e Ló foi preso também. Quem tem esse espírito só arruma lugar perigoso para viver e só se mete com pessoas erradas. E triste não é isso, é que tais pessoas precisam de ajuda e recorrem a nós muitas vezes. No caso aqui, Abraão quando ouviu que seu sobrinho estava em apuros foi socorrê-lo (Gn 14.14). Mas, geralmente, essas pessoas recorrem a nós, muitas e muitas vezes. 

Sexto, pessoas com o “espírito de Ló” não nunca aprendem a lição (Gn 19.1...). Veja que Ló foi retirado da cidade do pecado e voltou para esta mesma cidade. São pessoas incorrigíveis, insubordinadas e teimosas. Acham-se donas da verdade e por isso não ouvem conselho. Com tais pessoas devemos tomar muito cuidado, pois os tais não se importam com elas mesmas e ainda se passam por vítimas. E por fim são vítimas realmente, mas das suas más escolhas (Gn 19.23-26). Ló perdeu todos os bens que havia conquistado, perdeu a esposa por ser gananciosa e suas filhas para o pecado.

Pessoas com o “espírito de Ló” só atraem desgraça para si e para os que os acompanham. Tome cuidado com tais companhias. 

Sétimo, pessoas com o “espírito de Ló” geram descendentes impiedosos (Gn 19.30-38). O Senhor, por misericórdia e interseção de Abraão enviou dois anjos para livrar Ló e sua família da destruição iminente de Sodoma e Gomorra, mas o fim de sua família também foi iminente. Ele perdeu a esposa, pois ela desobedeceu a ordem dada de não olhar para trás, e virou uma estátua de sal (Gn 19.26). Esse espírito também influencia outros a se lamentar das perdas e não consegue ser grato a Deus pelos livramentos.

Suas duas filhas, provavelmente, aprenderam em Sodoma o pecado do incesto e coabitam com o próprio pai e tem filhos com ele (Gn 19.36-38). E os filhos que lhes nascem são filhos malditos que não temem ao Senhor e se tornam inimigos de quem o adora. Os amonitas e os moabitas foram inimigos de Israel.

CONCLUSÃO

Gente assim é a pior escolha que podemos fazer para ser nosso companheiro de caminhada. Vão nos sugar e nunca nos abençoar. Por isso fuja de tais indivíduos para que você possa desfrutar das bênçãos que o Senhor tem para sua vida.

Abraão não obedeceu de forma plena a ordem do Senhor e trouxe para si problemas terríveis, meu irmão o que está registrado na Palavra de Deus é para servir para nós de exemplo. E exemplos não faltam. Se errarmos é por nossa conta e risco e não por falta de Deus não nos avisar.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário