terça-feira, 24 de maio de 2016

COMUNICAÇÃO A CHAVE PARA UM CASAMENTO FELIZ


Por Pr. Silas Figueira

INTRODUÇÃO

Texto Base Marcos 9.31-37

O texto que lemos nos mostra Jesus retornando a região de Decápolis, apesar dele ter sido expulso de lá por ter liberto um homem possesso por uma legião demônios (Mc 5.17); isso demonstrando o Seu amor para com aquelas pessoas, apesar delas não entenderem esse amor.

Chegando nessa região lhe trouxeram um homem que era surdo e gago e lhe suplicaram para que o curasse. Por ser surdo e gago ele tinha muita dificuldade de se comunicar, por ser surdo ele não conseguia ouvir e por ser gago ele tinha dificuldade em falar. 

O que isso tem a ver com o casamento? Tudo. Pois sem comunicação fica inviável qualquer relacionamento, muito mais em um casamento.

H. Norman Wright diz que “o declínio na comunicação e a falta de comunicação andam de mãos dadas. Muitos casais hoje em dia não possuem as aptidões de comunicação que produzem a compreensão necessária para que um casamento torne-se forte ou até mesmo exista. Compreensão no casamento não significa não existirem diferenças. Antes, significa que você e seu cônjuge são capazes de conversar acerca dessas diferenças e chegar a uma compreensão do ponto de vista do outro”.

Para que aja uma boa comunicação é necessário que um ouça o outro e transmita através da fala o que foi entendido. Mas se o casal, ou um dos casais, sofre da audição e da fala não haverá uma boa comunicação. 


Definição de comunicação: Comunicação é um processo (verbal ou não) de compartilhar informação com outra pessoa de forma tal que ela compreenda o que você está dizendo. Falar e ouvir e compreender, tudo isso está envolvido no processo de comunicação. 
 
Através desse texto eu quero pensar com você das dificuldades que muitos casais têm enfrentado em seus relacionamentos por falta de uma boa comunicação.

ENTENDENTO O QUE É SUDEZ

Surdez – definição: 1 – ausência, perda ou diminuição considerável do sentido da audição. 2 – indiferença ou desatenção pelo que se ouve.

Hernandes Dias Lopes citando Antônio Vieira enumera alguns tipos de surdez:
A primeira é a surdez congênita – É congênita quando uma pessoa nasce com a deficiência física.

A segunda é a surdez temporária – É temporária como a das crianças que ainda não entendem os sons e a linguagem, mas logo mais estarão entrosadas com a comunicação.

A terceira é surdez artificial – Essa é a surdez dos estrangeiros que não entendem a língua do país onde se encontram.

A quarta é a surdez moral – Essa é a surdez daqueles que não querem ouvir. De acordo com Jesus essa é a pior espécie de surdez. A pessoa propositalmente resiste ouvir. Seus ouvidos estão fechados ao que Deus diz e ao que o semelhante fala.

ENTENDENDO A GAGUEIRA

O que é Gagueira? Gagueira é um distúrbio na temporalização da fala que afeta a fluência e a comunicação. A temporalização significa o tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala tem um tempo usual para ser falado. Esse tempo depende da região onde a fala é produzida. No caso da gagueira, alguns sons demoram mais para serem ditos. Esse tempo maior interfere na fluência.

Já a fluência representa a suavidade e facilidade com que os sons, sílabas, palavras e frases são produzidos ao longo da fala. No caso de pessoas com gagueira, a produção da fala é trabalhosa e a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases não é automática ou espontânea, como ocorre com quem não tem a condição.

O CAMINHO DO MILAGRE PARA RESTAURAR A COMUNICAÇÃO NO CASAMENTO.

1 – Reconhecer que há necessidade da intervenção de Jesus no relacionamento (Mc 7.32).

Quando aquelas pessoas trouxeram aquele homem surdo e gago até Jesus eles reconheciam que o Senhor era capaz de curá-lo, da mesma forma hoje precisamos crer que o Senhor é capaz de restaurar a comunicação no lar deficiente. Ainda que seja um que busque ajuda, esse o Senhor irá ouvir e irá intervir nesse casamento.

O que não podemos fazer é tapar os ouvidos de vez para esse aspecto que é de prioridade em todos os relacionamentos, principalmente no casamento. 

As consequências da surdez. Como já foi falado, a surdez pode ser definida de várias formas, mas a que estamos falando aqui é da surdez moral, é a surdez daqueles que não querem ouvir. Seus ouvidos estão fechados ao que Deus diz e ao que o semelhante fala, no caso aqui, o cônjuge e outros membros da família.


Tiago 1.19 diz para o cristão ser pronto para ouvir. Muitos de nós somos prontos para falar, mas temos pouco ou nenhum desejo de ouvir. Entretanto, uma das chaves de um casamento bem-sucedido é desejar escutar o que seu cônjuge tem a dizer. Você precisa esforçar-se para ouvir.

Uma das dificuldades em ouvir é a de que uma das pessoas tenta adivinhar o que a outra vai dizer. É fácil pensar que sabe o que o parceiro vai dizer, por isso você corta o que ele está dizendo e termina a sentença, ou interrompe a ideia dele com algo que está longe do que ele ou ela está querendo dizer (Pv 18.13).

Como dizia o falecido Chacrinha: "Quem não se comunica se trumbica". 

2 – Para que aja o milagre devemos deixar Jesus agir segundo a vontade dEle e não lhe dizer como deve agir (Mc 7.32).

Um dos grandes problemas do ser humano é querer dizer para Deus como Ele deve agir em suas vidas. Observe que as pessoas que levaram esse homem enfermo até Jesus lhe suplicavam que impusesse as mãos sobre ele; mas quem disse que Jesus queria lhe curar dessa forma? Sabe qual é o grande problema nosso é achar que Jesus age sempre da mesma maneira. E não é assim que funciona.

O agir de Jesus sobre a vida de uma pessoa é igual dieta, não é igual para todo mundo. Por isso não diga para Jesus como Ele tem que agir, só lhe peça que aja.

No casamento as pessoas são diferentes, as situações são diferentes e o ambiente em que vivem é diferente. Por isso que não podemos achar que o Senhor irá padronizar a forma dele agir. A Palavra aplicada é a mesma, mas a forma é diferente. 
   
3 - Vejamos a intervenção de Jesus na vida desse homem.

1º - Jesus tira o homem do meio da multidão (Mc 7.33). Note que a primeira coisa que Jesus fez foi tirar esse homem do meio da multidão. Jesus trouxe o homem à parte. Para que se inicie o milagre é preciso OUVIR o que o Senhor tem para falar e fazer conosco; é impossível receber do Senhor o milagre totalmente desatendo ao Seu agir e não fazendo o que Ele manda.

2º - Jesus tapa os ouvidos do surdo. Observe que para iniciar o milagre o Senhor Jesus tapou os ouvidos do surdo. Um dos grandes problemas em muitos casamentos hoje é que há muita gente dando palpitadas no casamento dos outros, e isso ocorre porque tem muita gente que dá crédito para essas pessoas. Para ouvirmos os conselhos de Jesus devemos parar de ouvir as multidões e devemos parar para ouvir o que Jesus tem a dizer. Devemos lhe dar toda atenção. Por isso eu lhe aconselho a sair do meio da multidão e fique com Jesus à parte. Você só tem a ganhar com isso.

Há muitas pessoas com um casamento falido e quer ser conselheiro dos outros. Como disse Jesus: “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” (Mt 7.3).

Tome cuidado com essas pessoas, elas não têm nada a lhe oferecer de bom.

3º - Jesus tocou a sua língua com saliva. Isso significa total submissão ao que Jesus estava fazendo. Aparentemente isso era algo que fugia a normalidade. Tocar a língua da outra pessoa com saliva? Alguém pode pensar: “Que nojo!”, mas o que sai da boca de Jesus para muitas pessoas é nojento. E o que sai de sua boca é o que cura os mudos, os surdos e os cegos. É o Evangelho. E do Evangelho o mundo tem nojo. O mundo tem asco. O mundo vomita.

Observe que em Efésios 5.1-22; 6.1-4 é um texto que fala de como o marido deve tratar a esposa, que a esposa deve se sujeitar ao marido, que os filhos têm que obedecer aos pais e honrá-los e que os pais não devem provocar a ira nos filhos. Agora, observe que muitas pessoas até conhecem bem esses textos; mas quantos têm procurado colocá-los em prática? Ou quantas pessoas olham para esse texto torcendo a cara, achando isso um absurdo, principalmente as feministas.

Mas é esse Evangelho que restaura a fala do marido, da esposa e dos filhos. É esse Evangelho em nossa língua e em nossos lábios que gera vida no nosso falar. Como nos fala Provérbios 18.21: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.

O Evangelho para muitas pessoas dá nojo, mas é ele, que praticado, trás alegria ao lar. 

4 - Jesus opera o milagre abrindo-lhe os ouvidos e soltando-lhe o desembaraço da língua (Mc 34,35).

Há uma observação a ser feita aqui. Se este homem era gago era sinal de que ele já havia ouvido, mas no decorrer dos anos a sua audição se perdeu. Pois para uma pessoa falar, ainda que com dificuldades, é necessário que a pessoa ouça, ainda que pouco.

Há muitos casais que começaram bem em seu relacionamento conjugal, mas à medida que os anos foram se passando foram perdendo a audição de um para com o outro. Foram ficando indiferentes aos problemas do lar, de um para com o outro, para com os filhos.

Hernandes Dias Lopes diz que “muitos maridos são homens que não dialogam com a esposa, não conversam com os filhos, que não ouvem as reclamações e as necessidades da família e que apenas sabem dar ordens, fazer reclamações e impor obrigações”.

Mas eu quero lhe dizer que o Senhor Jesus se compadece daqueles que vão até Ele. Vemos isto através das atitudes de Jesus.

1ª – Jesus levanta os olhos aos céus. Já que aquele homem não podia ouvir, o Senhor lhe mostrou que o seu socorro vinha dos céus. Ele não podia ouvir, mas podia ver e através desse gesto o Senhor Jesus lhe mostrou que do Pai vinha o seu socorro. Vimos a mesma atitude de Jesus quando ressuscitou a Lázaro (Jo 11.41,42).

O socorro para o nosso lar vem do Senhor. Se não houver uma intervenção divina os ouvidos espirituais não irão se abrir. A surdez continuará e os membros da família continuarão sem se ouvirem.

Você pode buscar conselhos, ler bons livros sobre relacionamento matrimonial, fazer terapia de casais... Se não houver uma intervenção de Deus nada irá mudar.

Durante dez anos eu tive problemas no meu casamento. Li tudo sobre relacionamento de casais, mas só vi o resultado quando o Senhor interviu em meu lar nos ajudando a aplicar todo conhecimento que havíamos adquirido. 

2ª – O Senhor se compadece do enfermo. O texto nos diz que o Senhor suspirou. Segundo o dicionário suspirar é: Respiração forte e ruidosa, por tensão emocional.

O Senhor se compadeceu daquele pobre homem assim como se compadece do seu casamento. Ele se importa com a crise que há em seu lar. Ele quer intervir e lhe ajudar a solucionar os problemas se sua casa. O Senhor não é indiferente a sua dor e muito pelo contrário, Ele deseja intervir para o bem estar de seu lar.

3ª – O Senhor lhe dá uma palavra de ordem. Efatá! Esse é um termo em aramaico a linguagem que se falava na época de Jesus.

Através dessa ordem os ouvidos e a fala desse homem foram totalmente restaurados. Quando há a intervenção do Senhor o milagre acontece. Quando o Senhor intervém no relacionamento conjugal o milagre ocorre em nosso lar. Mas para isso devemos deixar o Senhor agir e não lhe impor as nossas opiniões. Como Ele irá agir em sua casa não será da mesma forma que irá agir na casa de outra pessoa. O importante é que Ele aja.

Restaurar a audição no casamento é muito mais do que simplesmente a ouvir a outra. Significa que a outra pessoa pode lhe escutar.


Ouvir refere-se aos sentidos da audição. A pessoa ouve apenas, mas pode ou não interpreta a comunicação.

Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.

Escutar não é nossa preferência natural. A maioria das pessoas prefere ser a que está falando. Gostamos de expressar as nossas ideias. É exatamente isso que o Senhor quer restaurar no casamento, essa "arte" de aprender escutar o outro. 

O texto nos diz que o Senhor "lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente". Por não poder ouvir este homem também tinha dificuldades no falar. No casamento é a mesma coisa. Se os ouvidos espirituais e emocionais não estiverem totalmente desobstruídos será impossível haver uma boa comunicação no casamento. Vai se ouvir uma coisa que muitas vezes não foi dita e irá se falar algo que acabará ofendendo a outra pessoa. Por isso devemos escutar bem para podermos falar bem.

Tiago compara o poder da língua ao do leme de um navio. Comparativamente falando, o leme é uma pequena parte do navio, e, no entanto, pode voltar o navio para qualquer direção e controlar seu destino. O que os maridos e as esposas dizem um ao outro pode voltar seu casamento em diferentes direções (e, em alguns casos, fazer com que acabem rodando em um círculo vicioso).

Por isso é necessário escutar bem o seu cônjuge para poder lhe falar as palavras corretas de forma que o seu casamento vá na direção certa e não ande em círculos e muito menos bata em rochas submersas.

CONCLUSÃO

Saiba de uma coisa, o Senhor age aplicando a Sua Palavra, não aplicando ideias humanas. Pouco adiantará buscarmos ajuda na sociedade. Ela está lutando com a crise, mas continua a se enrolar cada vez mais na teia dos próprios valores e ideias conflitantes. A sociedade busca respostas, mas só fornece perguntas.  Não são conceitos de especialistas que irá restaurar o seu lar, mas a aplicação da Palavra de Deus, ela sim tem poder para que o milagre aconteça em sua casa. 

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário