segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Alguns usos inadequados da Bíblia Sagrada



Por Robson T. Fernandes

Muitas pessoas têm feito um mal uso da Bíblia, utilizando-a apenas em momentos de dificuldade e problemas. Os exemplos que serão listados a seguir não classificam ninguém como herege, nem significa que as pessoas que o fazem o estão fazendo com má intenção, mas essas formas de utilizar a Bíblia são inadequadas porque limitam a Bíblia.

Uma das razões da Bíblia existir é para podermos nos relacionar com Deus da forma correta, e não para o deleite particular ou pessoal de ninguém.

Vejamos alguns usos inadequados da Bíblia:

1. Caixinha de Remédios

A utilização dos princípios bíblicos de forma correta produzirá cura emocional e até física. Todavia, é preciso entender que a Bíblia é muito mais que uma caixinha de primeiros socorros, que só é aberta quando alguém está doente ou precisando de ajuda médica.

Provérbios 2:1-5

“Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus”

2. Refrigerador

A utilização da Bíblia trará conforto, alento e paz ao coração, quando além de lida for obedecida. Porém, é preciso entender que a Bíblia é muito mais que um refrigerador, que só é aberto quando alguém deseja tirar algo dali para suprir suas necessidades.

Mateus 11:28,29

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

3. Bola de Cristal

A Bíblia possui cerca de 30% de profecias, e por isso trata de eventos futuros. Nesse aspecto, a Bíblia demonstra sua inspiração, autoridade e inerrância. Porém, não deve ser vista apenas como uma linda coleção de revelações. Muitas pessoas cometem o erro de nem sequer ler a Bíblia, mas abri-la aleatoriamente, como se Deus obrigatoriamente fosse lhes falar algo através desse método de adivinhação bíblica.

É preciso compreender que a Bíblia é a mensagem de Deus para o homem e esta deve ser lida sequenciadamente.

Salmo 119:11

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”

4. Caixinha de Promessas

A Bíblia possui um número quase incontável de promessas para nossas vidas. Nesse conjunto de promessas encontramos: promessa de vida eterna, promessa de perdão, promessa de Graça, promessa de misericórdia, promessa de suprir as necessidades, promessa de proteger contra os inimigos, promessa de guiar, promessa de confortar, promessa de nos manter próximos de Deus e Deus próximo a nós, promessa de nos capacitar, promessa de orientar…

Todavia, a Bíblia não deve ser lida apenas selecionando-se as partes que nos forem mais agradáveis e convenientes.

É preciso entender que muitas vezes estamos andando em desobediência e rebeldia, e precisamos escutar o que Deus está nos falando, pois existem outras promessas também: promessa de castigar quem anda em desobediência, promessa de açoitar a quem recebe como filho, promessa de morte prematura, promessa de castigo com vara, promessa de enviar o devorador para castigar, promessa de doenças por causa do pecado, promessa de pragas…

As caixinhas de promessa não trazem a verdade de Deus de forma completa e contextualizada, e a Palavra de Deus entregue pela metade é o mesmo que fazer um churrasco quando está faltando a carne, ou uma feijoada sem feijão, ou suco de limão sem limão.

2 Timóteo 3:15-17

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

5. Código Moral

A Bíblia nos orienta em como devemos viver e proceder. Principalmente para aqueles que se identificam como cristãos e nascidos de novo. Todavia, a Bíblia não é pura e simplesmente um manual de regrinhas para a vida diária.

A Bíblia, muito acima disso, traz a revelação de Deus para o homem de forma que o homem seja completo, íntegro em Deus, e não apenas socialmente.

Gálatas 5:22

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”

6. Resolvedor de Debates

A Bíblia é a Palavra de Deus para os homens e não apenas um manual de combate as heresias.

Muitas pessoas lêem a Bíblia através de porções isoladas, descontextualizadas e sem entender o significado das palavras, do texto etc. Todavia, querem utiliza-las apenas para o favorecimento pessoal na hora de debates e discussões.

A Bíblia é muito mais que uma solucionadora de debates, antes é a vontade de Deus revelada de forma escrita para que o homem seja aprovado diante de Deus.

2 Timóteo 2:15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”

7. Prova de nossa própria integridade

Muitas pessoas utilizam a Bíblia para se esconder atrás dela, dizendo até que “juram pela Bíblia sagrada que estão falando a verdade”.

A Bíblia não é um manual de juramentos ou penhor da palavra de ninguém, a não ser da Palavra do próprio autor, que é Deus.

Jurar por algo implica na afirmação de que esse algo nos pertence, e precisamos entender que a Palavra de Deus é a Palavra de Deus! E não a nossa. Portanto ela não nos pertence. A Palavra é de Deus e não de quem está jurando.

Tiago 5:12

“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”

Passar a vida inteira dependendo de apenas pedaços isolados da Bíblia Sagrada nunca irá lhe ajudar a entender a Revelação de Deus de forma completa. Quem depende de apenas pedaços sempre irá enxergar apenas pedaços e nunca o todo. Quem se apega apenas a pedaços nunca será formado por completo. Sempre irá faltar uma parte.

“A Bíblia foi dada para sustentar o testemunho do único Deus, Criador e Sustentador do Universo, através de Cristo, o Redentor do homem pecador. Ela apresenta uma história contínua, da redenção humana”

Merrill Unger

“Se eu a coloco (a Bíblia) abaixo de todos os livros, ela é a que mantêm todos eles, se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é o coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca”

Rui Barbosa

“A Bíblia parece uma orquestra sinfônica, tendo o Espírito Santo como seu maestro; cada instrumento foi trazido voluntária, espontânea e criativamente para tocar suas notas exatamente como o grande maestro queria, embora nenhum dos músicos pudesse ouvir a música como um todo”

J. I. Packer

“Um simples cristão com a Bíblia na mão pode dizer que a maioria está errada”

Francis Schaeffer

“A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo”

C. H. Spurgeon

“A divindade de Cristo é a doutrina-chave das Escrituras. Rejeite-a, e a Bíblia tornar-se-á um amontoado de palavras sem qualquer tema que lhe dê unidade. Aceite-a, e a Bíblia tornar-se-á uma revelação compreensível e ordenada de Deus na pessoa de Jesus Cristo”

J. Oswald Sanders

“Nossa fé é alimentada pelo que está claro nas Escrituras e testada pelo que é obscuro”

Agostinho

“Enquanto outros livros informam e poucos reformam, só este livro transforma”

A. T. Pierson

“A Bíblia é uma mina de diamantes, um colar de pérolas, a espada do espírito; um mapa pelo qual o cristão navega para a eternidade; o roteiro pelo qual anda todos os dias; o relógio pelo qual acerta sua vida; a balança com a qual pesa suas ações”

Thomas Watson

“O cristão percebe que os dentes do tempo roem todos os livros, menos a Bíblia… Dezenove séculos de experiência a têm provado. Ela passou pelo furor da crítica que nenhum outro volume sofreu; suas verdades espirituais suportaram as chamas e saíram ilesas até do cheiro de queimado”

W. E. Sangster

“A Bíblia é uma janela na prisão deste mundo, através da qual podemos olhar para a eternidade”

Timothy Dwight

“Quero conhecer uma coisa: o caminho para o céu… O próprio Deus dignou-se a ensinar o caminho… Ele o escreveu em um livro. Oh, dá-me esse livro! A qualquer preço, dá-me o livro de Deus!”

John Wesley

“O homem que não está preparado para prestar obediência à Palavra de Deus não é capaz nem de ouvi-la corretamente. Por isso as parábolas tornam-se janelas para algumas pessoas e muros para outras”

J. Blanchard

“Onde a Bíblia não tem voz, não devemos ter ouvidos”

John Trapp

“A Bíblia é entre os livros aquilo que Cristo é entre os homens”

Anônimo

“A Bíblia, como revelação de Deus, não tem a intenção de nos dar todas as informações que pudéssemos desejar nem de resolver todas as questões com as quais a alma humana vive perplexa, mas a de transmitir o suficiente para ser um guia seguro para o porto do descanso eterno”

Albert Barnes

“Encha seu coração e sua mente com a Palavra de Deus. Memorize versículo, de modo que você possa citar a passagem corretamente quando estiver em reuniões ao ar livre ou pregando para alguma pessoa. Ao fazer isso, estará lançando sementes no coração dela, as quais serão germinadas pelo Espírito Santo. Ele será capaz de trazer à sua mente aqueles textos que você memorizou um dia. Você precisa estar ensopado com a palavra de Deus, tão cheio dela que você mesmo seja uma carta viva, conhecida e lida por todos os homens. Os crentes são fortes apenas quando a Palavra de Deus habita neles”

Smith Wigglesworth

“Eu confesso que a majestade da Bíblia me abisma e fala ao meu coração!”

J.J Rosseau

“O Evangelho não é simplesmente um livro, é uma força viva!”

Napoleão Bonaparte

“Há um livro que, desde a primeira letra até a última, é uma emanação divina, a Bíblia!”

Victor Hugo

“Com a Bíblia alcançamos a liberdade, ela é o melhor aliado…!”

Giussepe Garibaldi

“A leitura da Bíblia lançou os fundamentos da educação popular que mudou a face dos países que possui!”

Sarmiento

“É a fé na Bíblia que me serve de guia!”

Goethe

“Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia! Tirai tudo o que puderdes deste livro pelo raciocínio e pela fé, vivereis e morrereis um homem melhor!”

Abraão Lincoln

“Este livro me fará evitar o pecado ou o pecado me fará evitar este livro!”

Moody

Fonte: NAPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário