quinta-feira, 10 de março de 2016

Ig. Batista Pinheiro, Maceió/Al, Oficializa a Admissão de Pessoas Homoafetivas‏



Após 10 anos de discussão, a Igreja Batista do Pinheiro, Maceió/Al, em decisão histórica para uma comunidade batista, aprova a aceitação de pessoas homoafetivas como membros da igreja por batismo, carta de transferência e aclamação:

“Um Caminho ainda mais excelente. ” - I Coríntios 12:28. No último dia 28 de fevereiro do ano em curso, a Igreja Batista do Pinheiro reunida em assembleia extraordinária, aprovou por maioria absoluta de votos (129 favoráveis, 3 contrários e 15 abstenções) o parecer da diretoria executiva 2015 e 2016, que sugeria a aceitação de pessoas homoafetivas como membros da igreja por batismo, carta de transferência e aclamação. Desta forma, corajosamente os membros presentes na assembleia decidiram de forma histórica que qualquer pessoa que confesse Jesus de Nazaré como Senhor e Salvador da sua vida, independente da sua condição social, econômica e sexual será recebida formalmente no rol de membros da igreja.

Celebro esta decisão histórica com muito temor no coração, uma vez que a mesma encerra um debate de 10 anos, onde estudos bíblicos, encontros, mesas redondas, embates, debates e é obvio alguns arranhões (não teria como ser diferente) aconteceram no desenrolar deste período. Durante estes 10 anos fizemos questão de não abrir mão da Bíblia, pois, a mesma continua sendo nossa regra de fé e prática; mergulhamos o mais profundo que pudemos nos estudos exegéticos e hermenêuticos em busca de um consenso que trouxesse paz ao coração na hora de decidir. Também, não abrimos mão do respeito às opiniões divergentes, exercitando a paciência e crendo que no tempo determinado pelo Espírito Santo de Deus (Eclesiastes 3:1) as ideias, os olhos e os corações seriam abertos para enxergar o real sentido do debate, que constituía em aceitar e amar as pessoas nas suas particularidades, como o próprio Deus nos amou (Efésios 1:18 e 2:4,5).

 Nestes quase 46 anos de organização como igreja, nossa comunidade de fé sempre procurou estar atenta e sensível às vozes daqueles que não conseguem ter voz, nem ser ouvidos pela maioria, principalmente do mundo religioso formal. Lamentavelmente, constato numa rápida análise que com o passar dos tempos, o cristianismo e na maioria das suas igrejas se apegaram apaixonadamente muito mais por suas doutrinas, estruturas e estatutos do que pelas vidas/pessoas pelas quais Jesus de Nazaré derramou seu sangue. Tijolos, estatutos, estruturas e tantas outras coisas que geram disputas infindáveis em nosso meio, precisam dar espaço urgente ao grito silencioso do Espírito de Deus que tenta nos lembrar que não fomos chamados para ser régua do mundo, e sim, braços aconchegantes para todos e todas que estão cansados à beira do caminho (Mateus 11:28-30).

Depois de 10 anos discutindo, conversando, orando, chorando e não se deixando vencer pela força coercitiva do fundamentalismo machista e excludente que sempre predominou em nossas leituras e interpretações da Bíblia... 10 anos não são 10 dias ou meses, durante este longo tempo muita gente deu sua preciosa contribuição, costurando com oração, amor e lágrimas a decisão do último domingo.

Louvo a Deus pela vida do irmão Júlio Daniel que corajosamente há 10 anos, de forma pura e até inocente declarou sua condição sexual publicamente na igreja, gerando na ocasião, desconforto para alguns e desafio para outros que a partir daquele momento começaram a considerar o tema de forma mais didática e pedagógica em oração.

Louvo a Deus por aqueles que não concordando com os debates e os encaminhamentos sobre a temática deixaram a igreja de forma respeitosa e pacífica sem provocar dissenções e dificuldades para comunidade de fé. Louvo a Deus pela vida dos nossos líderes eleitos da gestão 2015 e 2016 que de forma discreta, corajosa e temente ao Senhor Deus produziram um parecer equilibrado e robusto que levou a comunidade a aprová-lo com paz no coração.

Louvo a Deus pela nossa pastora e teóloga Odja Barros, que sempre esteve disposta a escrever, pregar e apresentar seminários sobre a temática, sempre a convite da diretoria da igreja, demonstrando equilíbrio, respeito, imparcialidade e um temor ao Senhor Deus que arrebatou nosso povo em vários momentos com a Bíblia aberta e regada de lágrimas.

Louvo a Deus por aqueles e aquelas que nestes 10 anos não arredaram o pé da igreja, em detrimento dos debates sobre a temática, sustentando a igreja em oração, recursos e acima de tudo protegendo a comunidade dos ataques e acusações covardes que muitos tentaram colar em nossa história. Parabéns para todos e todas que que fizeram e fazem a história recente da Igreja Batista do Pinheiro por mais esta decisão corajosa, que se soma à prateleira de decisões históricas importantes para a Igreja Evangélica Nordestina e Brasileira.

Mais que uma decisão histórica, nos alegramos como comunidade de fé em darmos mais um passo rumo ao exercício do que acreditamos ser a proposta de Reino de Deus apresentada por Jesus de Nazaré como sendo um espaço de amor, respeito e acolhimento a todos e todas que desejem fazer parte e vivenciar o evangelho. Nas palavras do pastor e teólogo Marcos Monteiro, todo tipo de preconceito, exclusão, racismo, sexismo, machismo, desrespeito ao diferente e ganância precisam ser denunciados como um “desangelho” (não evangelho).

...I Co 12.13: “Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente ” (verso 31b). Creio que a decisão do último domingo aponta a direção que a comunidade de fé chamada Igreja Batista do Pinheiro, pretende continuar seguindo que é tentar se manter de forma radical no caminho ainda mais excelente, que é o caminho do amor. Podemos errar, e vamos errar, somos humanos e imperfeitos. Entretanto, minha oração é que nossos erros sejam sempre numa tentativa insistente de se parecer cada vez mais com a proposta de graça e vida inaugurada e vivenciada em todo ministério do Senhor Jesus de Nazaré. Que possamos vir a errar, mais que nossos erros sejam por defender a vida acima de toda e qualquer injustiça, que nossa obsessão seja a mesma de Jesus de Nazaré que em vários momentos da sua breve vida, colocando-se ao lado dos excluídos do seu tempo trocou de lugar com os mesmos, sendo expulso do convívio social (Marcos 5: 14-17). O caminho do amor não é romântico, é duro muitas vezes, mas para quem crer e não abre mão de amar, qualquer preço a pagar é pequeno diante do que o poder do mesmo pode produzir na vida daqueles e daquelas que são alvo deste maravilhoso amor de Deus.

Maceió, 04 de março de 2016. Pr. Wellington Santos

Resposta do pastor Pr. André Nascimento a essa aberração:

Pessoal, a questão é séria e precisa ser analisada de forma séria.

Há tempos tenho me mantido em silêncio para não alimentar as fogueiras das discussões, porém, lá atrás, quando discutimos tanto sobre a questão do Ministério Pastoral Feminino, eu falei, com todas as letras, que o problema não estava no ministério, mas na teologia e na forma de fazer teologia que estava por trás. E disse, também na época, que aceitar a forma de fazer teologia que entendia que o Ministério Pastoral Feminino era aceitável era abrir as portas para que fosse usada pelos teólogos LGBT para defenderem que homossexuais não eram condenados pela Bíblia e, logo, deveriam ser aceitos pela igreja em seus rols de membros.

Pois eis que, no relato da referida igreja, vemos que a grande influência por trás desta decisão foi de... uma pastora! Não é difícil compreender que a mesma linha teológica usada por ela para defender seu ministério foi usada para defender a entrada de homossexuais no rol de membros. Logo, meus alertas se cumpriram.

Eu sempre disse e tenho repetido: Estou aberto ao Ministério Feminino, se alguém me provar, na Palavra de Deus, que ele é aceitável. Até agora, mesmo após ler diversos textos e estudos apresentados, ninguém me convenceu e rebati todos os pontos apresentados. De igual forma tenho tratado a temática LGBT, com humildade estudando os textos originais e compreendendo o que é apresentado pelos teólogos que a defendem, e igualmente discordo de todos os pontos apresentados.

Meu parâmetro é unicamente a Palavra de Deus, em toda a sua inteireza. Eu não posso aceitar uma proposta de mudança com base em uma teologia liberal, que desconsidera a inspiração da Bíblia por parte do Espírito Santo, pois a consequência é esta que se apresenta.

Oremos, meus irmãos, pois o caminho é que mais igrejas, seduzidas pela possibilidade de alargar seus arraiais, podem seguir por estas mesmas tortuosas veredas.

Abraços fraternos em Cristo,

Pr. André Nascimento

Pr. Auxiliar - PIB Araruama/RJ

24 comentários:

  1. Vejo que não tiveram problemas em estudar, o problema foi decidirem ser insubmissos a Palavra de Deus.




    ResponderExcluir
  2. Uma igreja que valoriza os ensinamentos e implicações da justificação pela fé permanece fiel as doutrinas bíblicas e a Deus, caso contrário cai. Está caiu, já que resolveu ter como MEMBRO pessoas que praticam a homossexualidade.

    visite-> http://justificacaopelafe.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Paulo.
      Quando somos guiados pelo nosso coração e não pela Palavra de Deus é isso que acontece. Eles enfatizam que é por amor que agiram assim, mas amor segundo o nosso Deus não é tolerante ao pecado.
      Creio que esta igreja já havia perdido o rumo a muito tempo esse só foi o ápice disso.
      Que o Senhor nos ajude em nossa caminhada.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  3. Usam os mesmos argumentos pra ordenação feminina, agora usam pra isso...

    Estão na direção certa do caminho Largo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Rafael.
      Infelizmente o argumento é sempre o mesmo, mas sem nenhuma base teológica. Quando a Bíblia é deixada de lado os achismos viram fundamento teológico.
      Que o Senhor nos ajude em nossa caminhada.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  4. A CBB precisa ser redigida pela Palavra de Deus, a final,é isto que é nosso método de julgamento. Alguns defendem que a igreja local é autônoma, mas creio que esta autonomia esta baseada na submissão as Sagradas Escrituras, autonomia é quando trabalhamos e agimos debaixo da orientação do Espírito Santo. Se há erro, e neste caso, um erro gravíssimo, a autonomia cai por terra. Precisamos compreender o que significa, SOBERANIA DIVINA E RESPONSABILIDADE HUMANA. Volto a repetir, temo que este assunto seja avaliado assim como foi o assunto da ordenação feminina. Como diziam os antigos; "onde passa um boi, passa uma boiada"

    Pr. Janderson Florindo da paixão
    OPBB: 8647
    PIB Cruzeiro- Betim - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Janderson.
      Nenhuma igreja é autônoma para agir sem princípios bíblicos, isso não é autonomia, isso se chama rebelião, pois estão se rebelando contra o Senhor e a Sua Palavra. Como o amado irmão expressou muito bem.
      Espero que a CBB tome as devidas providências, pois se não a moda pega.
      Que o Senhor nos ajude a sermos fiéis a Ele observando e praticando a Sua Palavra.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. A IGREJA BATISTA PINHEIRO É FILIADA A ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL E NÃO A CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA.

      Excluir
  5. A IGREJA BATISTA PINHEIRO É FILIADA A ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL E NÃO A CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Gilberto.
      Obrigado pelo esclarecimento. Mas será que Aliança Batista do Brasil aceita esse tipo de coisa? Ou ela se posicionará contra?
      O que o irmão acha?
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Pr. Gilberto eu estive vendo site da Aliança de Batista do Brasil ela é uma entidade ecumênica. Ela de evangélica não tam nada. Há um texto dizendo que a ABB aplaudiu de pé a questão da aprovação do casamento de pessoas do mesmo sexo. No site dela tem pastores e padres escrevendo artigos, ou seja, ela não é Batista, ela é outra coisa qualquer. Inclusive são comunistas, apoiam, pelo menos dá a entender, o PT e o Lula.

      Excluir
    3. A CBB esta preparando o parecer, ver link.
      http://prneemiaslima.blogspot.com.br/2016/03/homoafetividade-batistas-da-cbb.html

      Excluir
    4. Pastor Silas acesse http://www.aliancadebatistasdobrasil.com/p/quem-somos.html

      Excluir
    5. Irmão Gilberto, a igreja em questão é sim filiada à Convenção Batista Alagoana e a Brasileira. Veja no link sua presença na lista de igrejas. Tanto é fato que a liderança da CBB está indo à Alagoas para resolver a questão.


      http://www.convencaobatistaalagoana.com.br/igrejas.php?pg=3

      Excluir
  6. Sugiro a essa igreja, tão bem influenciada por essa pastora. que em AGE, promovam uma moção de perdão para satanás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Geraldo.
      Quando Jesabel assume o trono Acabe se cala e obedece.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  7. Li todos os comentário, já dedde o inicio desconfiava que não fosse uma igreja batista filiada as convenções sérias que existem. Acho incrível que eles afirmem que trilham por um caminho mais excelente... Há realmente caminhos que parecem ser bons, mas e o seu fim?
    Pr. Josenilson Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Josenilson.
      Pelo que alguns tem comentado ela é filiada a CBB e a ABB.Sendo esta a ABB uma entidade ecumênica. De uma coisa nós temos plena convicção, esta igreja perdeu o rumo e entrou pelo caminho largo que Jesus alertou que nos leva a perdição. Foi isso que ocorreu.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  8. pr. Silas Figueira
    Graça e Paz
    Conheço a IB Pinheiro em Maceio/AL ela é da CBB desde 1970 e da ABB desde 2009 não podemos discordar da descição da igreja local ela tem autonomia. Se a CBB junto da CB Alagoana tirar ela, vou exigir a saída dos Batistas Carismáticos do nosso meio ..

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Habib.
      Esta igreja feriu mais que princípios estatutários da CBB, ela feriu os princípios bíblicos. De Gênesis a Apocalipse nós encontramos o Senhor condenando o homossexualismo e esta igreja de forma clara o adota como bíblico levantando a bandeira do amor, citando 1Co 13. Se a CBB for uma entidade séria irá tomar providências no sentido de tirar está igreja do seu quadro de membresia, mas se não for, nada irá fazer.
      Quanto aos carismáticos se eles ferem a Bíblia devem ser tirados também.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Pr Silas Figueira meus aplausos à sua resposta, e minha execração à respota do Marcos Habib, afinal o "fenômeno carismático" não pode ser equiparado ao homossexualismo.

      Excluir
    3. Graça e paz Marcelo.
      Penso igual a você. Em relação a isso não há comparação, em hipótese alguma.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  9. Além desta aberração, fazem festas juninas e torcem As Sagradas Escrituras para justificar estas festas com as festas judaicas antigas, Portanto só tem o nome de Batista, tornou-se sinagoga de satanã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Donizete.
      Há muitas igrejas com o nome de batistas, mas a muito tempo deixaram de ser. Tem somente o rótulo, no entanto no conteúdo só há veneno, pois a teologia está completamente contaminada com achismos e veneno do diabo.
      Como você mesmo falou, tornou-se sinagoga de Satanás.
      Que o Senhor tenha misericóridia de nós e nos ajude a não cairmos nos mesmos erros deles.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir