sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A Igreja que desapareceu



O que há nas igrejas que possa atrair pessoas? Pense.

Você iria a uma Igreja, assumiria compromisso irrestrito com os programas que ela propõe, se necessitasse um “milagre financeiro? Esse apelo atrai muita gente, mas de certo os mais sensatos seguirão o conselho dado pelo bom senso e pela Bíblia para cada um trabalhar (Mt 5.45; Ef 4.28; 2Ts 3.10).

Muitas pessoas que precisam de aconselhamento talvez prefiram recorrer a um profissional que estudou para isso; um psicólogo é uma boa alternativa – ainda que não seja a melhor e nem a única.

Que outro motivo levaria alguém a uma Igreja?

Pessoas desanimadas, cansadas da vida, poderiam procurar uma Igreja. Mas também poderiam ir ao teatro, a um espetáculo do tipo stand up comedy. Também poderiam assistir a uma palestra motivacional. Há muitas alternativas às quais se possa recorrer que, convenhamos, são melhores do que muitas igrejas por aí.

Pessoas da última e da nova geração encontrarão dificuldade em procurar uma igreja, porque as Igrejas não têm dado motivo que apele para tanto. As “respostas” que parte das Igrejas tem dado são para perguntas que não têm sido feitas. Em grande parte, os programas semanais e dominicais das Igrejas são rígidos demais em torno do conforto e bem estar daqueles que sustentam a estrutura – falta vida e sinceridade. Não há espaço para variações, porque há um time ganhando com a manutenção desse modelo – e em time que ganha ninguém mexe.

Mas procure fazer um exercício de alteridade, olhar a Igreja a partir do olhar do outro, de quem está fora da Igreja. Esqueça por um minuto o que você sabe sobre salvação, sobre vida eterna, sobre inferno, sobre bênçãos, e tente sentir-se atraído a uma Igreja pelo que ela oferece, comparando-a com as ofertas existentes no mercado.

O que você consegue enxergar?

Seja honesto, e procure ser atraído a uma igreja como ela se mostra a partir do olhar do outro.

Houve um tempo quando as Igrejas influenciavam a sociedade, davam opções de vida condigna, mudavam leis, serviam de referencial moral, apontavam caminhos alternativos razoáveis para toda a vida, tinham um modo de pensar coerente e eram uma opção a ser considerada. Embora com poucos membros em relação a população evangélica atual, as Igrejas formavam uma sociedade diferente, vigorosa, alegre e que dava certo.

E hoje, quais as ofertas ela faz que justifiquem a adesão a qualquer delas?

Há Igrejas que são clubinhos de egoístas, que só pedem coisas ao deus Mamón o tempo todo; não conseguem enxergar o mundo além do próprio umbigo e do dinheiro que ocupa suas fantasias e nada sabem sobre generosidade, compaixão e comunhão com pessoas diferentes. Há Igrejas com música de mau gosto e com pregadores sem qualquer capacidade para fazer uso do microfone; homens e mulheres que mal sabem se expressar e assaltam a língua portuguesa – e o ensino bíblico também. Não estou ridicularizando pessoas simples; tenho em mente os aproveitadores da fé, que não conseguiram um bom emprego no mercado de trabalho e migraram para as igrejas a fim de ganhar o dinheiro de gente vulnerável a uma boa lábia.

Há muitas Igrejas que se fecharam em si mesmas numa cúpula de pretensa santidade, e vivem apontando o erro dos outros pensando que só eles irão para o céu. Que a salvação não depende do comportamento reto é uma verdade que eles não conheceram ainda porque nada entenderam das próprias palavras de Jesus.

Que atrativo, então, há para pessoas de fora da Igreja? O que é que estamos fazendo de razoável que chame a atenção de homens, mulheres, jovens e adolescentes para Jesus Cristo hoje?

As Igrejas não dão nada a ninguém; só queremos para si e para acumular. Como escrevi aqui, só em 2011 a Igreja teve lucro (!) de R$ 460 milhões em rendimentos com ações e aplicações financeiras!

A Igreja não é mais uma referência moral inconteste. Há políticos, empresários, artistas e profissionais que adotam o mesmo condicionamento da cultura produzida nas ruas, ou seja, o padrão “mensalão” de que tanto se fala. Em muitos casos não temos sequer um discurso atraente, pois nos voltamos somente para dentro, para a manutenção do que temos e do que conseguimos, e não para o campo, para o mundo. Falamos linguagem de gueto, por códigos e não por parábolas que usam as experiências cotidianas das pessoas.

Concordo que precisamos treinar missionários, mas urgentemente é preciso fazer cristãos para viverem suas atividades cotidianas como missionários. Precisamos pensar em atender ao outro, ao de fora, resgatar o significado da palavra Igreja, que no grego ecclesia, “para fora”, mas que só entendemos como “para dentro e para nós”.

As nossas liturgias são boas, mas são boas para nós. Os nossos programas são bons, mas são bons para nós. Os nossos templos são bons, mas são bons para nós. Não gosto nem de pensar em pastores e líderes que ordenam a retirada de pessoas mal vestidas de seus templos. Isso daria um texto ais longo ainda!

Se eu consegui ser claro, você entendeu que não quero acabar com tudo, “cuspir no prato que tenho comido”. Se eu consegui ser claro, você entendeu que precisamos nos arrepender, rever as prioridades e voltar à cena, reaparecer, ou melhor, mostrar Cristo em nós, a esperança da glória.

… a quem Deus, entre os gentios, quis dar a conhecer as riquezas da glória deste mistério, a saber, Cristo em vós, a esperança da glória. (Colossenses 1.27)

Fonte: NAPEC

6 comentários:

  1. Não entendi o porquê dos textos (Mt 5.45; Ef 4.28; 2Ts 3.10). Não consegui achar relacionamentos com o estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Eugênio.
      Em Mt 4.28 o Senhor Jesus nos diz que as oportunidades são iguais para todos, independente de a pessoa ser cristã ou não, ou seja, o trabalho e a peosperidade vem de forma igual para todos. Entenda que prosperidade é uma coisa, ganância é outra. E o que se ensina em muitas igrejas hoje em dia não é ser próspero, as ganancioso., insatisfeito com uma vida simples.
      Paulo, nessa mesma linha de pensamento, diz que o cristão deve trabalhar e não ser um fardo para ninguém. E, através do trabalho, abençoar quem precisar.
      Dentro do contexto do estudo o autor está dizendo que não devemos estar buscando esse tipo de coisa dentro da igreja - prosperidade, riqueza - pois não para isso que Jesus morreu na cruz. Jesus não morreu para que eu tenha um carro zero km. Em outras palavras é isso.
      Se tiver mais alguma dúvida entre em contato.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Fiueira

      Excluir
  2. bom dia

    Lendo esse texto eu me pergunto, não será esse "desejo" de agradar e ser "atraente/atrativo, que gosto de chamar de PRAGMATISMO é que tem afastado as pessoas? Vou explicar, muitas igrejas tem se esforçado tanto para serem atraentes que muram a liturgia, os hinos, a pregação, a mensagem e por fim a "missão" da Igreja, são lugares "comuns", perderam a solenidade, o momento de contrição, o culto deu lugar ao show, o púlpito virou picadeiro, a centralidade não está mais na palavra, está nos "personagens" pastores psicólogos, mestres em auto-ajuda e analfabetos biblicos!! Será que a missão da Igreja ser atraente?, Será que a mensagem do evangelhos é atraente?, Será que o Jesus da Biblia é atraente?. Creio que o JESUS superstar da broadway é que não é de deve ser atraente? Com isso não quero dizer que as Igrejas precisem ser lugares feios, sujos, escondidos não, não é isso! Mas no afã de ser "aceito" de ser atraente, podemos incorrer no erro de condicionar a salvação a simples aceitação humana, é com isso jogamos no lixo a biblia, e seremos ai sim um clube de pessoas que ouviram falar de um tal de JESUS, mas o superstar, não o SENHOR E SALVADOR, se as pessoas procurarem a Igreja e se mantiverem nelas, por sua vontade serão apenas sócios de um clube, as pessoas precisam ser "ATRAÍDAS POR CRISTO" e ai, quando o Espirito Santo vivifica o espirito morto pelo pecado, e da nova vida, essa "NOVA CRIATURA" é influenciada pela Igreja (Igreja essa que prega e vive o evangelho), as Igrejas que mudaram cidades, leis não se amoldaram a sociedade, mas por terem firmes suas posições conseguiram moldar a sociedade, na medida em "cidadãos" passavam a se tornar "crente, salvos" e isso refletia na sociedade, penso que hoje não existe um lugar para alguém que procura "PAZ E SILENCIO" para pensar na vida e nos seus problemas, infelizmente as Igrejas estão extrapolando os decibéis, em uma louco corrida em ser "IGUAL A BROADWAY", onde está a solicitude? onde está o tempo para pensar?, onde está a solenidade? se perdeu na busca do ser atraente!!!

    EZEQUIEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Ezequiel.
      Você não só fez um comentário, mas escreveu, e muito bem, o que está ocorrendo em muitas irejas por aí. É uma triste realidade, mas eu sei que o Senhor tem um remanecente fiel que não tem se dobrado a tudo isso. Um bom exemplo é você, eu e muitos outros profetizando contra isso que está acontecendo em nosso meio.
      Que o Senhor lhe abençoe.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  3. A paz do Senhor...(agora que estou lendo{18/2 }).
    Como disse/escreveu o saudoso Bispo Robinson Cavalcanti - "... tempo e que os crentes davam certo...", foi-se embora, e/ou "...crente esse chato..." É, precisamos urgente voltar ao Evangelho de Jesus Cristo - Boas Novas...
    Abraços
    Pr Rubcler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Pr Rubcler.
      Você disse tudo rs!
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir