sábado, 7 de novembro de 2020

A FEBRE QUE NOS PROSTRA - A CURA DA SOGRA DE PEDRO

Por Pr. Silas Figueira

Texto Base: Mateus 8.14,15; Marcos 1.29-31; Lucas 4.38,39 

INTRODUÇÃO

O contexto de Marcos e Lucas nos mostra que Jesus estava em Cafarnaum e foi para uma sinagoga no dia de sábado onde um homem possesso de espírito imundo é liberto. Ao saírem da sinagoga, na companhia de Tiago e João, foram para casa de Simão Pedro e André (Mc 1.29). Chegando lá encontraram a sogra de Pedro enferma e acamada. Pedro era um homem casado e sua sogra morava com ele. Vemos com isso que era um homem zeloso para com os seus familiares. Curiosamente a primeira mulher que aparece no evangelho de Marcos é a sogra de Pedro e que se encontrava doente. Este é o relato de cura mais curto dos quatro evangelhos.

O que podemos observar nesse episódio. Quais as lições que podemos tirar dele para as nossas vidas?

1 – A PRIMEIRA LIÇÃO QUE APRENDEMOS NESSE TEXTO É QUE JESUS CURA TODOS OS DIAS (Lc 4.38).

Jesus estava saindo da sinagoga onde havia ensinado e liberto um homem endemoninhado, e esse dia era sábado. Ao lermos os relatos de várias curas que Jesus realizou, muitos delas foram no dia de sábado. Devido a isso, muitos líderes religiosos o questionavam, pois para eles, sendo o dia de sábado, dia de descanso religioso, nesse dia era proibido trabalhar e também curar enfermos.

Veja uma das respostas de Jesus para eles a esse respeito quando curou o homem da mão mirrada: “E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados” (Mt 12.11,12).

Com isso em mente devemos entender que não existe dia marcado para o Senhor operar um milagre em nossas vidas. Não nos compete marcar dia e hora para o milagre acontecer, como temos visto acontecer em muitas igrejas. O dia, a hora e o método compete a Deus. Não devemos dizer-lhe como agir, e muito menos estabelecer dia e hora. Temos como exemplo a cura de Naamã.

A Bíblia nos fala que o profeta Eliseu simplesmente o manda mergulhar sete vezes no rio Jordão e ele seria curado. A princípio Naamã ficou decepcionado com o profeta e não quis obedecer, pois ele imaginava outra atitude do profeta para com ele. Porque ele tinha como referência os profetas da Síria. Mas quando obedeceu ficou curado. Obedeça o que o Senhor nos orienta nas Escrituras e espere pelo milagre. Assim aconteceu com os dez leprosos. Obedeceram a ordem de Jesus e no percurso o milagre ocorreu. É durante o processo. É estando debaixo da obediência que as coisas ocorrem, que o milagre se realiza, em qualquer dia e em qualquer hora. Jesus é Senhor também do sábado (Mt 12.8).

2 – A SEGUNDA LIÇÃO QUE APRENDEMOS AQUI É NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE TER PROBLEMAS EM SUA CASA (Lc 4.38).

Ninguém está livre te problemas em seu lar. Seja uma crise conjugal, um problema financeiro, problemas com filhos, e até mesmo uma doença. Não é porque somos servos do Senhor que a crise irá passar por cima de nossas casas. Muitas pessoas leem a passagem bíblia em que o anjo da morte passa por cima da casa dos hebreus no Egito e acham que mal nenhum pode entrar em suas casas também (Êx 12.23). Ali foi uma situação específica, num momento histórico específico. Outra coisa, o anjo passou por cima das casas que estavam com o sangue do cordeiro nos umbrais das portas. Ou seja, passou sobre as casas dos que obedeceram a ordem dada por Deus. Muitos problemas em de vários lares poderiam ser amenizados, ou até mesmo sanados, se obedecessem os princípios pré-estabelecidos nas Escrituras. O problema é que muitos, que se dizem cristãos, andam na contramão da Palavra e querem a bênção sobre seus lares (Sl 128.1,4).

A Bíblia registra vários problemas na casa de muitas pessoas. Vejamos:  

- Havia doença na casa de Pedro: “Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela” (Lc 4.38).

- Na casa de Jairo havia morte: "Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?" (Mc 5.35).

- Na casa de Marta e Maria havia decepção com Jesus: "Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido" (Jo 11.20,21; 32).

- Na casa da mulher siro-fenícia havia possessão demoníaca: “E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.mE eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada” (Mt 15.21,22).

Geralmente, as pessoas buscam solucionar os seus problemas buscando outros recursos, só quando não encontram a solução é que procuram Jesus. Mas devemos entender que todos os nossos problemas e a busca da solução deles começa em oração, ou seja, começa e termina em Jesus e, ainda que pareça distante, Ele, no momento certo, irá nos socorrer.

O grande erro que tenho observado na vida de muitos cristãos, é que eles têm uma visão romantizada da vida. É o famoso: “E viveram felizes para sempre”. Acham que o Senhor tem obrigação de lhes abençoar como eles querem, independentemente da vida que levam. Esse ensinamento tem sido ministrado em muitos púlpitos. Quem ouve tais pregadores ficam felizes, mas não é isso que a Bíblia nos ensina. Jesus deixou bem claro para nós: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33 conf. 2Co 11.23-12.1-10; Fl 4.10-13; Hb 10.32-39; 1Pe 4.12-14).

Vamos olhar para a casa de Pedro. Realmente teve grande significado que os apóstolos (sobretudo os que foram pais), provedores de suas famílias, deixaram seu trabalho e emprego para andar com Jesus pela região. Talvez a sogra de Pedro não podia compreender bem essa nova atividade de seu genro. – A todo o serviço da casa, que sem o auxílio masculino tinha de ser vencido pela mãe e pela filha sozinhas, acrescentou-se, agora, uma doença. Como a enfermidade piorava visivelmente, a angústia deve ter aumentado ao máximo. Nessa necessidade extrema, chega Jesus e ajuda.

Será que essa ajuda do Senhor não visava ser norteadora para seus discípulos, que mal tinham começado a segui-lo?

Jesus havia dito aos discípulos que eles não teriam prejuízos por terem deixado tudo para o seguir (Lc 18.28-30). Ele não esqueceria a família que eles deixaram para trás. Na casa de Pedro, pois, também se presenciou um milagre glorioso [1].

O problema não é a crise que enfrentamos, mas como passamos por ela. Se passaremos na presença de Deus ou longe dele. Se fomos nós os causadores da crise, se ela é circunstancial ou é por defendermos a nossa fé. Muito dos problema que os cristãos primitivos enfrentaram foi por causa da defesa da fé. Qual tem sido o seu?

3 – A TERCEIRA LIÇÃO QUE APRENDEMOS AQUI É DEVEMOS LEVAR OS PROBLEMAS A JESUS (Lc 4.38).

Os discípulos imediatamente rogaram a Jesus que intervisse no problema que aquela família estava enfrentando. A palavra grega para “febre” a mesma palavra para fogo. Mateus diz que ela estava ardendo em febre (Mt 8.14). Lucas, que era médico, usando um termo mais técnico diz que ela estava com febre muito alta (Lc 4.38).

Depois do culto na sinagoga Jesus e os discípulos caminham para a casa de Pedro. Como o almoço está atrasado, naturalmente a conversa gira em torno da doente no quarto ao lado. Neste sentido, a cura é uma prova de que o Senhor não esquece as famílias daqueles que colocam em primeiro lugar o reino de Deus (Mt 6.33).

Uma pessoa doente gera em todos da casa comoção e angústia. Veja o que Paulo nos fala em 1Co 12.25,26:

“Para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”.

Não deixe Jesus na igreja – Observe que Jesus estava na sinagoga e libertou um homem possesso, mas quando os discípulos saem da sinagoga levam Jesus com eles. Tem muita gente que vem a igreja, mas deixa Jesus na igreja. Não o leva consigo para casa. Por isso que quando vem a crise dentro de casa ficam desesperados. Muitas pessoas têm agido como José e Maria que esqueceram Jesus em Jerusalém (Lc 2.41-46).

O QUE É FEBRE E O QUE A CAUSA?

A febre é um dos sinais clínicos mais comuns no ser humano e se caracteriza por uma elevação acima da média da temperatura corporal. O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC. Ela sofre alterações ao longo do dia, estando mais próxima de 36ºC durante a madrugada e mais para 37,5ºC no final da tarde. Esta variação é chamada de ciclo circadiano da temperatura corporal.

Como surge a febre?

Quando somos invadidos por micróbios, como vírus e bactérias, nosso corpo ativa suas células de defesa para combater estes germes. Durante a batalha entre os glóbulos brancos e os invasores, os primeiros produzem substâncias que levam à produção de prostaglandinas, mediadores inflamatórios que ajudam no combate às infecções. As prostaglandinas são as substâncias responsáveis pela presença de inflamação e dor, e quando alcançam o hipotálamo, fazem com este aumente a temperatura corporal. O hipotálamo sob o efeito das prostaglandinas passa a induzir o nosso organismo a produzir calor e aumentar o seu setpoint. Em vez de 36,5ºC, o corpo agora passa a considerar sua temperatura correta em algum ponto acima dos 38ºC.

NA PALESTINA NA PALESTINA HAVIA TRÊS TIPOS DE FEBRE:

1) Febre de Malta - acompanhada de grande anemia e debilidade.

2) Febre tifoide (é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi em alimentos ou água contaminada) - era uma febre intermitente, que não é contínua.

3) Febre malária - as regiões pantanosas do Jordão eram infestadas de mosquitos da malária, transmitidos pela picada do mosquito do gênero Anopheles fêmea. A malária leva a pessoa à morte.

Em Cafarnaum abundavam os casos de malária. Provavelmente esta era a causa da febre da sogra de Pedro. Ela corria o risco de morte. Diante desse quadro os discípulos intercedem pela sogra de Pedro e ela é curada. Ele procuram Jesus e foram atendidos.

Quando a crise chegar, seja ela qual for, procure Jesus e Ele irá lhe ajudar. Não faça como o rei Acazias que quando estava acamado procurou ajuda em Baal-Zebube.

“O novo rei de Israel, Acazias, caiu da varanda dum andar alto do seu palácio em Samaria e ficou gravemente ferido. Na sequência deste acontecimento, enviou mensageiros ao templo do deus Baal-Zebube, em Ecrom, para perguntarem se recuperaria. Contudo, o anjo do Senhor disse a Elias, o tesbita: “Vai ao encontro desses mensageiros e pergunta-lhes: Será mesmo verdade que já não há Deus em Israel? Será por essa razão que vão ter com Baal-Zebube, o deus de Ecrom, para lhe perguntar se o rei há de recuperar? Visto que Acazias tomou uma decisão dessas, o Senhor manda dizer que nunca mais deixará a cama em que está deitado; infalivelmente morrerá”. Elias fez como o anjo lhe ordenou” (2Rs 1.2,3).

4 – QUARTA LIÇÃO QUE APRENDEMOS AQUI É QUE AS NOSSAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS SÃO POSSÍVEIS PARA JESUS (Lc 4.39).

A sogra de Pedro estava acamada. A palavra “acamada” no grego é katakeimai que pode ser traduzida por “estar prostrada”. A sogra de Pedro não tinha forças para reagir nem diante de Jesus. Ela provavelmente queria se levantar, mas não tinha forças para isso.

Quantas vezes as nossas forças se esvaem e não conseguimos reagir a nada. Se não houver uma intervenção de Jesus nós iremos morrer prostrados, pois pela nossa livre e espontânea vontade é impossível reagirmos e nos levantarmos. Só há uma coisa que precisamos fazer, deixar o Senhor entrar onde estamos e pedir que Ele repreenda todo o mal, e que nos tome pela mão. Pois para Jesus não existe doença incurável. Essa febre, pelo que tudo indica, era causada pela malária. E muitas vezes levava o enfermo à morte. Mas veja o que Jesus fez: “inclinando-se para ela, repreendeu a febre (Lc 4.39), tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando a servi-los” (Mc 1.31).

O resultado foi que a febre a deixou. Toda infecção foi neutralizada pela ordem de Jesus. A cura foi imediata.

FEBRE PSICOSOMÁTICA

Há muitas pessoas hoje ardendo em febre devido a uma infecção no seu sistema emocional e até espiritual. Por isso, muitos estão ardendo em ira, em ódio, rancor, mágoas. Tudo isso acaba gerando em nosso corpo febre e não poucas doenças. Esse tipo de febre e doença é chamado de “doença psicossomática”. Porque as emoções estão doentes.

Devido a isso nós encontramos: lares doentes, igrejas doentes, pessoas doentes. Porque há uma infecção, muitas vezes, generalizada no sistema emocional e espiritual da pessoa ou das pessoas. Quando isso ocorre devemos buscar em Jesus a solução. Não devemos ficar remoendo mágoas, tristezas e as mazelas. Temos que lavar a Jesus esses problemas e pedir socorro.

Assim como as doenças físicas precisam da medicação certa para que haja cura no organismo enfermo, do mesmo modo as doenças psicossomáticas. Elas também dependem de uma atitude nossa diante da medicação de Jesus para que haja a cura. Por exemplo:

Culpa - Pessoas que estão enfermas por causa da culpa que carregam precisam pedir perdão a Deus e a pessoa que magoou. Quem está magoado com outra pessoa precisa liberar perdão, pois se não continuará doente e essa doença o levará a morte, tanto física, emocional e espiritual.

“Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt 5.23,24).

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tg 5.16).

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).

Ódio - esse sentimento é o acúmulo das mágoas não tratadas. Veja o que a Bíblia nos fala sobre o ódio:

“Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas. Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia. Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si” (1Jo 3.11-15).

Devemos com urgência nos desvencilharmos desse mal que nos tem tirado a saúde física, emocional e espiritual.

PERDOAR É LEMBRAR SEM SENTIR DOR

A Bíblia diz que Deus perdoa os nossos pecados e deles não mais se lembra (Is 1.18, 43.25; Hb 8.12). Diz ainda, que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou (Mc 11.25,26).

O que significa perdoar e não mais se lembrar? Significa, porventura, amnésia? Absolutamente não! Deus não tem amnésia. Deus sabe tudo e jamais fato algum é apagado da sua memória. Mas, então, o que a Bíblia quer dizer que Deus perdoa e esquece? Significa que Deus nunca mais cobra outra vez aquilo que ele perdoou. Deus nunca mais lança em nosso rosto aquilo que confessamos e abandonamos. Assim, também, quando a Bíblia diz que devemos perdoar como Deus e esquecer, não significa que os fatos que nos machucaram serão apagados da nossa memória. Isso é impossível e nem mesmo depende de nós. As coisas vêm à nossa memória querendo nós ou não. Perdoar e esquecer significa lembrar sem sentir dor; significa nunca mais cobrar da pessoa perdoada a mesma dívida.

O perdão é uma necessidade fundamental da vida. É impossível ter uma vida saudável emocional, física e espiritualmente sem o exercício do perdão. Quem não perdoa não pode orar. Quem não perdoa não pode trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa não pode ser perdoado (Mc 11.25,26). Quem não perdoa adoece fisicamente. Quem não perdoa é entregue aos verdugos e flageladores da consciência. O perdão é até mesmo uma questão de bom senso. Quando guardamos mágoa de alguém, acabamos nos tornando prisioneiros dessa pessoa. Ela nos escraviza e nos mantém em cativeiro. Quando nutrimos mágoa de alguém, esse alguém nos perturba continuamente. Se vamos nos assentar para tomar uma refeição, essa pessoa tira o nosso apetite. Se vamos sair de férias, essa pessoa pega carona conosco. Perdoar é a única maneira de quebrar essas correntes e ficarmos livres.

Tanto as doenças físicas quanto as doenças psicossomáticas, em Cristo, podemos encontr as cura.

5 – QUINTA LIÇÃO QUE APRENDEMOS AQUI É QUE SERVIMOS MELHOR CURADOS (MC 4.31).

Não há doença que o Senhor não cure, assim como não há mágoas que o Senhor também não sare. Não basta conhecer a medicação, é necessário toma-la. E isso independe de sermos tocados pelo Espírito Santo ou não, essa já é uma ordem dada. Ordem dada não se discute, se cumpre.

Por isso que Jesus perguntou para aquele homem no poço de Betesda: “Queres ser curado?” (Jo 5.6c).

Quando alcançamos a cura nós saímos do estado de prostração e passamos servir Jesus com alegria.

CONCLUSÃO

Você quer que essa febre que te assola lhe deixe? Você que está ardendo em ódio, em mágoa, em rancor... Quem sabe em uma profunda tristeza... Jesus pode tratar dessa enfermidade em sua psique hoje. Jesus é o psicólogo dos psicólogos. Você pode até ter que tomar alguma medicação para lhe ajudar a controlar os seus nervos, mas abençoado por Jesus. Talvez você precise até de um neurologista, mas saiba que o Médico dos médicos precisa tratar sua alma e seu espírito primeiro. Sem Ele nada vai para frente se não tomarmos a Sua medicação que é aplicarmos a sua palavra em nossas vidas. Pense nisso e seja curado.

 Bibliografia

1 – Rienecker, Fritz. Evangelho de Lucas, Comentário Esperança, Ed. Evangélica Esperança, Curitiba, PR, 2005, p. 89. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário