sábado, 23 de março de 2019

UMA IGREJA INSPIRADORA


Por Flávio Santos

1 Tessalonicenses 1.1-10 

A cidade de Tessalônica e sua importância. Tessalônica era uma cidade próspera pela sua própria história. Uma cidade que ligava Roma ao Oriente. Os estudiosos dizem que o Oriente e Ocidente passavam por Tessalônica. Sua importância está nisto, em ser um lugar, que recebendo o evangelho, poderia levá-lo ao mundo. 

Paulo em Tessalônica. At 17.1-10. Como era costumeiro, Paulo vai à sinagoga discutir e pregar o Evangelho baseado nas Escrituras, dizendo que o Cristo havia morrido e ressuscitado. A pregação gerou a conversão de alguns judeus, muitos gregos e muitas mulheres de alta posição. Paulo pregou ali por, no máximo, três semanas. (2). E o sucesso de sua pregação, como sempre, gerou inveja nos judeus e estes o quiseram prender. Mas, pela graça, Paulo foi enviado para Beréia. (11) 

Com surgiu a Carta aos Tessalonicenses. 1 Ts 2.17-20; 3.1-13. Como Paulo teve que sair às pressas de Tessalônica, ocasionada pela perseguição dos judeus, e por ter de seguir o seu caminho. Não teve oportunidade de voltar para ver o que o Evangelho tinha produzido, de fato, ali, entre os irmãos, pois, satanás o havia impedido. Paulo, então, com muita saudade e ansioso por saber notícias dos irmãos, envia Timóteo para saber como os irmãos daquela igreja estavam. Timóteo volta com boas e más notícias dos tessalonicenses. Com este relatório em mãos, Paulo escreve sua primeira carta aos Tessalonicenses. 

Propósito da Carta aos Tessalonicenses. O propósito da carta é louvar a atitude dos tessalonicenses de permanecerem firmes na fé, no amor e na esperança diante da perseguição dos judeus e corrigir alguns erros doutrinários sobre a volta de Cristo. 

Vejamos, então, a partir destas informações, o que fez a igreja dos Tessalonicenses uma igreja inspiradora. 

A SAUDAÇÃO DE PAULO. (1) A igreja em Tessalônica era uma comunidade que honrava quem era Paulo. Ele não escreve sua carta à igreja mostrando suas credenciais apostólicas, dizendo que era o Apóstolo Paulo como fez a outras igrejas. Igrejas que não honravam seu apostolado. A igreja tinha muita consideração por Paulo. 

Paulo mostra na sua saudação que a igreja em Tessalônica era dos Tessalonicenses. Era uma igreja das pessoas. Não era uma igreja dele. Era uma igreja do povo. E também era uma igreja em Deus. 

A GRATIDÃO DE PAULO PELOS TESSALONICENSES. (2,3) Paulo escrevendo aos tessalonicenses diz que sempre agradecia a Deus por todos eles. A gratidão que Paulo tinha por elas era demonstrada em suas orações. Paulo usa duas palavras para mostrar qual era a sua gratidão por eles em suas orações. Sempre e Continuamente. 

Por quais motivos Paulo dava graças a Deus por esses irmãos? Por três motivos: o trabalho que resulta da fé. Todo o trabalho cristão, mas principalmente o trabalho de evangelismo; o esforço motivado pelo amor. Usar todas as energias no trabalho para Deus; e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Paciência triunfadora. 

OS EFEITOS DO EVANGELHO NOS TESSALONICENSES. (4 – 6) Paulo tratava os tessalonicenses com muito carinho. Chamando-os de irmãos e amados de Deus. Com essas palavras de carinho, Paulo diz que o Evangelho produziu efeitos naquela igreja. Eles se entenderam a sua eleição por meio do evangelho. Paulo pregou o evangelho no poder do Espirito Santo e com convicção. O evangelho produziu discípulos: receberam a palavra com alegria e tornaram-se modelos para outros. 

A PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO PELOS TESSALONICENSES. (7 – 10) A igreja em Tessalônica tornou-se uma agência missionária. Dali o evangelho se expandiu chegando a outras pessoas. Propagou-se para a Macedônia e a Acaia. E em outros lugares. A fé deles em Deus ficou conhecida. O que precisa ser conhecido de uma igreja inspiradora é a fé que ela possui em Deus. A fé deles se dava em duas dimensões: servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário