quinta-feira, 11 de outubro de 2018

OS IGREJADOS E SEUS PASTORES CIBERNÉTICOS


Por Pr. Silas Figueira

Nesse tempo de tecnologia temos visto o uso da internet para muitas coisas. Desde enviar uma simples mensagem, fazer compras a transações financeiras. Isso não é um mal em si, mas as vezes, por mau uso dela pode causar muitos danos e, alguns, irreparáveis. Nós temos visto como pessoas mal intencionadas têm se utilizado dela nesses nossos dias. Poderíamos citar centenas de casos tanto bons quanto maus, mas eu não quero perder tempo com devaneios e ir direto ao assunto.

Eu quero pensar com você sobre a questão de pastores que usam a internet para pregar o evangelho. Isso é muito bom, sem sombra de dúvidas. A mensagem do Evangelho tem chegado a todas partes do mundo. Eu mesmo faço uso desta ferramenta. Mas o que eu quero pensar com você não é sobre os pastores que usam a internet para ministrar a Palavra, mas de algumas pessoas que assistem ou acompanham esses muitos pastores. O que eu tenho observado é que muitos membros de igrejas locais estão sendo mais pastoreados pelos pastores da internet do que pelos pastores de suas próprias igrejas. Aí que eu vejo o problema!

Eu não tenho nada contra alguém ouvir e aprender com pastores que usam a internet. O que eu questiono é que muitas pessoas ouvem determinados pastores e estão sendo “pastoreadas” por eles, mas são membros de uma igreja local. Ou seja, o pastor local fala uma coisa e o pastor da internet fala outra, aí eles, geralmente, ficam com o que o pastor da internet falou e estão questionando os seus pastores, ou seja, estão sofrendo mais influência do pastor “cibernético” do que do pastor local.

Eu tenho visto isto acontecer de forma alarmante nesses dias. É claro que há pastores que estão na internet e que são pessoas de uma firmeza teológica ímpar. Poderíamos citar alguns que eu particularmente também assisto: o Reverendo Hernandes Dias Lopes, Augustus Nicodemus, Alan Capriles, Paulo Junior, e outros na mesma linha. E as vezes o pastor local está teologicamente fora da Bíblia e por isso está sendo questionado.

É aí que eu quero chegar. Se o seu pastor não tem condições de te pastorear, então saia desta igreja. Vá procurar outra que tenha um pastor que seja bíblico. Mas, as vezes ocorre ao contrário, o pastor é bíblico, tem uma firmeza teológica muito grande, mas a pessoa fica ouvindo certos pastores e acha que eles é que estão certos. Pastores que pregam ou ensinam doutrinas antibíblicas e a pessoa pensa que eles é que têm razão. Que o errado é o seu pastor.

Mas para as duas pessoas eu quero dar alguns conselhos:

1) Quando você precisar de um conselho pastoral ligue para o pastor da internet, já que seu pastor não tem condições de te pastorear.

2) Quando estiver passando por alguma crise, seja familiar ou mesmo pessoal, ligue para o pastor da internet para lhe aconselhar.

3) Quando estiver precisando de uma visita pastoral no hospital, ligue para o pastor da internet para fazer esta visita.

4) Quando estiver precisando comprar um remédio e está sem dinheiro, e a igreja que você frequenta costuma ajudar com o que nós chamamos de “caixa de beneficência”, ligue para o seu pastor da internet para lhe enviar o remédio.

5) Quando morrer alguém de sua família e você precisar que se faça o culto fúnebre e outras coisas mais, não pense duas vezes, ligue para o pastor da internet para fazer o culto fúnebre e consolar a família enlutada.

6) Quando precisar da Kombi da igreja, que ainda é o veículo que a maioria das igrejas ainda usam, peça ao pastor da internet que lhe empreste a Kombi.

7) Quando precisar que o pastor converse com seu filho adolescente que anda meio rebelde, chame o pastor da internet para conversar com ele.

8) Caso você não consiga entrar em contato com pastor da internet, então eu lhe dou dois conselhos: 1 – não chame o pastor local, pois já que ele não serve para te pastorear, para estas coisas também não serve e 2 – chame o Chapolin Colorado que ele provavelmente irá te socorrer.

Pense Nisso!

Pr. Silas A. Figueira – pastor local da Igreja Batista Bereia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário