terça-feira, 9 de junho de 2015

DISCÓRDIAS NA IGREJA



Por Pr. Silas Figueira

“Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor. A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida” Fl 4.2,3

Um dos grandes problemas que encontramos na igreja é o de relacionamento. Muitos crentes vivem em pé de guerra uns com os outros, e, muitas vezes, por questões das mais absurdas. O Rev. Augustus Nicodemos diz que muitos dessas discórdias ocorrem porque há muitas pessoas não convertidas em nosso meio, mas ele não nega que entre cristãos verdadeiros tal coisa não ocorra. Mas há uma pequena diferença, os verdadeiros cristãos se arrependem, pedem perdão e procuram não errar novamente. Diferentemente dos não crentes que estão dentro de nossas igrejas que espalham fofoca, criam contendas, vivem na prática do adultério, são gananciosos; tais pessoas precisam nascer de novo. 

No texto de Fl 4.2,3 encontramos o apóstolo Paulo falando a respeito de uma discórdia que estava ocorrendo entre duas irmãs em Cristo, e a situação se agravou a tal ponto do apóstolo pedir a intervenção da liderança para que tal coisa acabasse. A Evódia (doce fragrância), e a Síntique (boa sorte), estavam vivendo de forma repreensível. 

Essas duas irmãs ocupavam um papel de liderança dentro da igreja, elas haviam trabalhado em prol do evangelho juntamente com Paulo e outros líderes; tinham seus nomes escritos no Livro da Vida, e não se sabe o porquê, dessas duas irmãs estarem agora vivendo em desarmonia. 

É bem sabido que as mulheres macedônias eram conhecidas por sua forte personalidade. Segundo os historiadores elas atuavam em pé de igualdade com os homens. Eram muito competentes e desempenhavam papel importante nos negócios, e obtinham de seus maridos concessões para construírem templos, fundarem cidades, comandavam exércitos, muitas eram regentes ou magistradas. 

Por causa disso, tudo indica que esse problema entre essas irmãs era algo comum dentro da comunidade de Filipos, tanto que nesta mesma carta o apóstolo escreve: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas” (Fl 2.14). Mas, independentemente da personalidade forte dos macedônios, o apóstolo Paulo pede que essas mulheres tenham o mesmo sentimento no Senhor.

Podemos aprender três coisas aqui:

Em primeiro lugar, entre cristãos verdadeiros pode haver contendas. Observe que o apóstolo Paulo diz que essas duas irmãs em Cristo eram atuantes, e que muito fizeram em prol do evangelho, e que seus nomes constavam no Livro da Vida. 

Elas não eram duas estranhas entre si, e muito menos duas incrédulas, muito pelo contrário, eram duas crentes em Jesus e que exerciam um papel de liderança muito grande dentro dessa comunidade. Isso nos mostra que dentro da igreja como em qualquer outro lugar pode haver desacordos e até brigas. 

A questão é como iremos lidar com as discórdias. Se elas começarem a ser frequentes devemos parar para ver o que está acontecendo na igreja. Se não tivermos cuidado para tratar isso iremos ter uma igreja não como um lugar de harmonia e paz, mas um campo de guerra. Como disse Paulo em Gálatas 5.15: “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos”. E como dizem alguns: “aí que mora o perigo!” 

Em segundo lugar, a causa de muitas contendas é a falta de um mesmo sentimento. Essas duas mulheres estavam em desarmonia porque havia uma discordância de pensamento. Não sabemos o que levou a essa discordância, mas a coisa estava ficando fora de controle. 

Pelo que podemos entender de Paulo, como ele disse para que elas pensassem concordemente, é sinal de que a discórdia não era por uma razão relevante. Provavelmente não era uma questão teológica, se não ele, provavelmente, teria exposto a sua opinião de quem estava certa. 

Se pararmos para analisar friamente, as muitas discórdias que ocorrem em nossas igrejas são por motivos fúteis. Mas por falta de maturidade espiritual, e por que não dizer, por influência satânica, muitas pessoas dentro de nossas igrejas brigam e acabam perdendo boas amizades. 

No início da minha caminhada cristã, eu fui trabalhar em uma casa de recuperação em Teófilo Otoni, MG. Um belo dia, dois internos estava picando tomates quando um deles disse para o outro que a forma correta de picar era do jeito dele, o outro discordou e em poucos minutos um estava tentado esfaquear o outro. Motivo fútil; e é isso que tem causado muitas discórdias em nossas igrejas. 

Em terceiro lugar, devemos exercer na igreja o ministério de reconciliação. Como diz o Rev. Hernandes Dias Lopes, devemos ser construtores de pontes e não de cercas. Veja o que Paulo diz: “peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo...”. Juntas e não separadas. Juntas eram muito fortes na realização da obra do Senhor. Juntas eram capazes de realizar a obra em prol do Evangelho. Mas agora estavam separadas por uma discórdia. Uma das marcas de uma igreja é a unidade e não a separação. É regida pelo trabalho em conjunto, por isso que um dos símbolos da igreja é o corpo vivendo em harmonia (1Co 12.12-26). 

Paulo pede ajuda para que aquilo não se tornasse um câncer, um mal maior. São nas pequenas discussões que muitas inimizades começam. Como disse Tiago em sua carta: “Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins” (Tg 3.16). E esse desacordo entre essas duas irmãos estava causando uma ameaça à unidade da igreja. E isso não é diferente hoje. Tiago nos diz que uma fagulha põe em brasas tão grande selva (Tg 3.5b).

Um dos maiores ministérios da igreja é o da reconciliação (2Co 5.18-21). É impossível estar em paz com Deus em desavença com os irmãos. Como disse o próprio Senhor Jesus em Mt 5.9: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. Precisamos entender que quem ganha com as discórdias dentro da igreja é o diabo e não Deus. Por isso devemos ser instrumentos de Deus para lutar pela paz entre os irmãos e não colocarmos uns contra os outros. 

Gostaria de encerrar reafirmando que a causa de muitas contendas em nossas igrejas são por motivos fúteis e, por falta de vigilância, muitas pessoas têm perdido bons amigos e se tornando amargas em seus relacionamentos. Por isso vigie, não seja um partidário das contendas, mas lute por ser um pacificador. E o que o Senhor Jesus disse a respeito de Sua Igreja seja realidade em nossas vidas: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.35).

Pense nisso e que Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário