segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

COMEDIANTES DO PÚLPITO


Por Fabio Campos

Texto base: [o amor] “... não se porta inconvenientemente”. (1 Co 13:5 SSB)

Charles Spurgeon (1834-1892), príncipe dos pregadores, certa vez, alertou a igreja a respeito do entretenimento sendo o chamariz para atrair pessoas ao Evangelho: “Precisamos alimentar as ovelhas e não divertir os bodes”. Não sou contra contar uma piada ou usar de uma ilustração engraçada para conectar o ouvinte a mensagem. É válido e tem muito pastor que faz isso de forma brilhante! O problema é quando a mensagem inteira está inserida dentro de um roteiro de comédia. O pão desceu do céu para alimentar os famintos e não divertir os que estão de “barriga cheia”. Quer diversão? Minha dica é o programa do Chaves! Só as palavras de Jesus são de vida eterna e pode alimentar a alma sedenta do homem.

O amor não se porta com grosseria! Não expõe a pessoa - antes a preserva! Quem ama não constrange, mas pacifica e apaga o fogo. A galera que gosta de tirar um sarro do defeito alheio, cuidado! Ainda que você pregue muito bem, fala em línguas estranhas, seja uma pessoa desprendida do que é material e tenha uma fé que faça montanhas transportarem de um lugar para o outro, se não houver amor, de nada valerá. “O amor não se porta inconvenientemente”! Quem ama é educado!

O povo de Deus é um povo sensível, educado, discreto, que sabe entrar e sair. Não é espalhafatoso! É tardio no irar e no falar! Sabe responder com mansidão e bom senso a todos que o perguntam a razão da sua esperança. A amargura, a ira, a falta de respeito e a grosseria não combinam com os frutos do Espírito: paz, alegria, mansidão, bondade, benignidade e domínio próprio. Como é horrível estar com gente que gosta de “se aparecer”. Enquanto digo estar lendo um livro, ele diz estar lendo três ao mesmo tempo. Ele é o “cara”! Parceiro do “Arcanjo Miguel”!

Amados, o ensino e a conduta da igreja tem por termômetro o púlpito. Se houver meninice, a igreja será uma creche. Paulo diz a Timóteo para fugir destas coisas e seguir a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, e a mansidão. Ele mesmo era um exemplo em tudo. Sabia repreender a todos com longanimidade e doutrina. Infelizmente o mundanismo tem tomado conta dos nossos templos. Apelidos frívolos e palavras torpes já não estão somente em nossas frases, mas viraram habitação de nosso coração. Falamos daquilo que nos alimentamos! Precisamos tomar cuidado, pois muitas “brincadeiras” pode ferir a consciência de um irmão, e, escandalizar qualquer um dos pequeninos, é muito perigoso.

Qualquer citação pejorativa, gordo ou magro, preto ou branco, por exemplo, dita em um púlpito pelo qual venha constranger o meu próximo ou a mim, imediatamente terá meu repúdio. Não importa quem seja, pode ser o pastor presidente! Terá minha aversão! Precisamos de mais reverência e seriedade com as coisas de Deus.

Este é o meu recado como filho escolhido, não por homens, mas por Deus, aos animadores de bodes, que fazem da igreja um circo de palhaços.

Soli Deo Gloria!

Fonte: Fabio Campos

4 comentários:

  1. Caro pr. Silas Figueira,

    Paz amado!

    É triste verificarmos a que ponto chegou, muitos púlpitos. Não servem mais nem como palcos, pois, o que acontece não serve para a igreja e muito menos para os do mundo. Se servem par alguma coisa, esta tal coisa, são os que adoram um deus qualquer, menos o Deus que nos enviou o Evangelho da Verdade.

    Alguns púlpitos, transformaram-se em palco de passeatas, caminhadas e funcionam conforme diversas imagens vergonhosamente mostradas no youtube.

    O povo caminha, para lá e para cá, sem saber para onde ir, e outros se distraem com o dedo em seus narizes ou com alguma soneca. WOW!

    Graças a Deus por sua vida e por sabermos que exstem ao menos alguns que não desistem de agradar a Deus com toda a Honra que lhe é devida.

    O Senhor seja contigo, nobre pastor,

    O menor dos teus irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Newton.
      O que temos visto por aí é tudo, menos o evanglho do Senhor Jesus. Mas essas pessoas darão conta a Deus por tudo o andam fazendo. Isso é uma grande realidade.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
    2. Olá Pr. Silas! Como faço para entrar em contato com você? Grande abraço!

      Excluir
    3. Graça e paz Chrys.
      Você pode entrar em contato comigo pele meu e-mail: prsilasfigueira@hotmail.com ou pelo face: https://www.facebook.com/prsilasfigueira

      Assim que puder entre em contato.

      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir