quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

07 RAZOES PORQUE EU NÃO CREIO EM MULHERES PASTORAS.


Por Renato Vargens

Na minha perspectiva a ordenação de mulheres ao pastorado é uma grave distorção teológica. Lamentavelmente tenho visto nos últimos anos inúmeras igrejas consagrando mulheres ao ministério pastoral. Isto posto, gostaria de forma prática e objetiva elencar 07 motivos porque não creio em mulheres pastoras:

1- As Escrituras não referendam a ordenação de mulheres ao ministério pastoral. Não vejo na Bíblia nenhum texto que apoie a ordenação feminina ao presbiterato.

2- Jesus não chamou apóstolas entre os doze. Todos os apóstolos escolhidos por Jesus eram homens.

3- As Escrituras não defendem o Igualitarismo e sim o complementarismo.

Igualitaristas: Esta corrente, afirma que Deus originalmente criou o homem e a mulher iguais; e que o domínio masculino sobre as mulheres foi parte do castigo divino por causa da queda, com conseqüentes reflexos sócios-culturais. Segundo os igualitaristas mediante o advento de Cristo, essa punição e reflexos foram removidos; proporcionando conseqüentemente a restauração ao plano original de Deus quanto à posição da mulher na igreja. Portanto, agora, as mulheres têm direito iguais aos dos homens de ocupar cargos de oficialato da Igreja. Além dos igualitaristas, encontramos os complementaristas , que por sua vez entendem que desde a criação – e portanto, antes da queda – Deus estabeleceu papéis distintos para o homem e a mulher, visto que ambos são peculiarmente diferentes. A diferença entre eles é complementar. Ou seja, o homem e a mulher, com suas características e funções distintas se completam. A diferença de funções não implica em diferença de valor ou em inferioridade de um em relação ao outro, e as conseqüentes diferenças sócios-culturais nem sempre refletem a visão bíblica da funcionalidade distinta de cada um. O homem foi feito cabeça da mulher – esse princípio implica em diferente papel funcional do homem, que é o de liderar.

4- Paulo não fala de presbíteras, bispas, muito menos pastoras. As referências a essas vocações nas Escrituras sempre estão relacionadas aos homens. Não é preciso muito esforço para perceber que não existiam pastoras nas igrejas do Novo Testamento.

5- Os reformadores e os pais da Igreja não nunca defenderam o ministério pastoral feminino.

6- Os apóstolos determinaram que os pastores deveriam ser marido de uma só mulher e que deveriam governar bem a casa deles – obviamente eles tinham em mente homens cristãos (1Tm 3.2,12; Tt 1.6).

7- A mulher não possui autoridade sobre o marido.( I Tm 2.12 ) Ora, se ela é pastora e o seu marido não, ela fere o principio de autoridade da Bíblia, tornando-se lider do marido.

Prezado leitor, quando afirmo que mulheres não podem ser pastoras o faço na perspectiva de governo. O governo da igreja juntamente com os oficiais que a regem são eminentemente masculinos. Na Bíblia você nao vê nem tampouco encontra mulheres que governam a igreja. Todas as recomendações Paulinas quanto a presbíteros são para homens. Todavia, o fato das mulheres não governarem a igreja, não impede com que preguem ou ensine a palavra de Deus, entenderam? O governo da igreja é masculino e não feminino. As mulheres podem servir a Deus, contudo, governa-las é uma prerrogativa masculina.

Pense nisso!

6 comentários:

  1. Pastor,

    Me perdoe, mas o Governo da Igreja não pertence à Cristo?
    Nós (homens e mulheres) não deveríamos ser apenas membros?

    Um exortando, outro consolando, outro edificando?

    Porque criamos esta estrutura toda, relacionando o povo com os pastores, quando deveríamos nos relacionarmos diretamente com Cristo?

    Perdoe, não estou querendo ser rebelde ou algo parecido. Estou apenas confuso diante do "Governo da Igreja" mencionado no post.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz HP.
      Essa estrutura quem criou foi o próprio Deus. Leia, por exemplo, At 2.42; lá nos fala que a igreja perseverava na doutrina dos apóstolos. No início da igreja os apóstolos eram os líderes comissionados por Deus para cuidar de Sua igreja.
      Posteriormente os apóstolos foram substituidos pelos pastores, que passaram a ser a liderança da igreja. Lógico que homens chados por Deus para exercer esse santo ofício.
      O cabeça da Igreja é Cristo, mas ele usa homens para liderá-la. Leia Atos e as cartas de Paulo e você verá isso claramente.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  2. Caro pr. Silas Figueira,

    É incrível a insistência de alguns que tomam a dianteira na produção e na existência de um cargo de pastora.

    Pior, e muito triste, é saber que, homens na liderança tomam a iniciativa e a tentativa de leviandar o que a Palavra de Deus expressa com total consistência.

    Quais os verdadeiros motivos que buscam a uma alternativa que aflige a verdade?

    Se não é de acordo com a Palavra de Deus o cargo de pastora, certamente, é uma posição liderada pelo príncipe deste mundo em suas armadilhas que são lançadas, muitas das vezes para destruir a própria mulher em seus deveres e deixá-la a mercê da sua própria vontade, na maioria das vezes, alimentada por homens desviados da realidade no ministério.

    Bem, sigamos em frente...

    O Senhor seja contigo, nobre companheiro,

    O menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Pr. Newton.
      Muitos pastores tem consagrado as suas esposas por questões financeiras, ou seja, mamom é quem está nesse negócio. Essa tem sido uma triste realidade em muitas igrejas.
      Que o Senhor nos livre dessa armadilha.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir
  3. Pastor não é um titulo ou um cargo de liderança simplesmente, é um dom para servir. E servir todos podem. Só muito machismo Teológico é capas de ver as coisas assim. Em que o homem é superior a mulher? Oque impede a mulher de exercer o serviço cristão? Eu sei o ORGULHO MASCULINO! Vai me dizer que por muitas das vezes o homem não é influenciado por sua esposa em suas decisões? Isso é exercer liderança. O marido é o cabeça da esposa certo? Ela estar submissa ao marido certo? A Igreja estar submissa a Cristo, e não a homem, ou ao sexo masculino servir deve ser uma disposição de todo cristão independente de quem seja o lider homem ou mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz J. das Oliveiras
      Se em sua vida a Bíblia tem sido sua regra de fé e prática e, se o Novo Testamento tem sido o que norteia a sua vida, observe-a melhor pois ela não é machista, mas fala de forma muito clara sobre a liderança da igreja. Só interpreta errado quem quer.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir