domingo, 28 de julho de 2019

Não sonhe os sonhos de Deus


Por Maurício Zágari

Quando dizemos que temos um sonho, isso significa que temos um desejo no coração que esperamos que se realize, apesar de não haver nenhuma certeza de que ele ocorrerá. É como quando eu digo “Meu sonho é viajar para a Lua”. Quando expresso isso, significa que viajar para a Lua é algo que eu gostaria muito de fazer, porém não tenho nenhuma segurança de que conseguirei algum dia. Há o desejo; não há a garantia. Nesse sentido, sonhar com algo está no campo da fé e não da razão. É uma expectativa, uma possibilidade, e não uma certeza. No sonho só cabem probabilidades. 

Se dizemos que Deus tem um sonho, isso o esvazia de toda onisciência e onipotência. O deus que sonha não tem certeza do futuro, mas transita no campo da expectativa. O deus que sonha não é Deus, pois não tem segurança do futuro, não é soberano sobre o que vai acontecer, apenas cruza os dedos e fica na torcida. O deus que sonha é um deus sem glória. O Deus da Bíblia, por sua vez, é o Deus que tudo pode e cujos planos não podem ser frustrados (Jó 42.2). 

Deus sabe tudo o que vai ocorrer desde a fundação do mundo. O futuro para ele é tão presente quanto o passado, pois ele habita fora do tempo. Portanto, não, Deus não tem sonhos. Tem planos de ação. Ele já sabe o que vai fazer. Se acordo de manhã e digo “Vou escovar os dentes”, isso não é um sonho meu, é algo que sei que ocorrerá, pois estou me levantando da cama para realizar. 

Portanto, a expressão “Sonhe os sonhos de Deus” é antibíblica. É uma expressão que esvazia Deus de seu poder, o destitui de seu trono e faz dele alguém que sabe tão pouco sobre o futuro e tem a mesma possibilidade de influenciá-lo quanto nós, seres criados. O deus cujos sonhos preciso sonhar é um ídolo, um bezerro de ouro. 

Meu irmão, minha irmã, não ore ao Senhor pedindo que os sonhos dele se realizem em sua vida. Isso não vai acontecer. Pois é o mesmo que pedir que ele não realize nada em sua vida, visto que ele não tem sonhos. Ore pedindo-lhe que cumpra sua santa vontade, a mesma que guia os passos do mundo desde tempos imemoriais. Ao fazer isso, ore com a certeza de que o Deus todo-poderoso estará agindo para realizar aquilo que se encaixa no perfeito mecanismo que ele criou e conduz da caminhada da humanidade debaixo de seu absoluto poder.

Fonte: Apenas

2 comentários:

  1. Muito boa,reflexão. Contudo, considero quando alguém afirma querer sonhar "os sonhos de Deus" é apenas uma licença e uma linguagem pra asseverar que tá ao menos buscando uma direção do Senhor e quer agrada-Lo e não esvazia-Lo de seus atributos de:Onipotência, Onisciência etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Anderson.
      O problema é que esses "chavões" não remetem a realidade da teologia. Muitos pastores estão tentando trazer a ideia de um deus humanizado e carente. Um deus pequeno e que precisa do ser humano. Um deus que sonha é um deus que quer o melhor para o homem, mas não tem condições de realizar porque o homem não quer. Mas esse não é o Deus que a Bíblia nos apresenta.
      Nas pessoas que sabem como o Senhor se revelou em Sua Palavra, talvez esse "sonhar de Deus" remeta a uma figura de linguagem, mas não é isso que ocorre na grande maioria das pessoas que ouvem essa expressão.
      A própria mensagem do evangelho hoje tem sido mais antropocêntrica que cristocêntrica. Observe e você verá.
      Que Deus o abençoe e obrigado pelo comentário.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir