terça-feira, 20 de setembro de 2016

IGREJA: UM LUGAR ONDE SE PODE BEBER, JOGAR E SE PROSTITUIR...


Por Pr. Silas Figueira

Conta-se uma história que um pastor tinha sido convidado para pregar em uma igreja numa série de conferências. Antes de passar à palavra para ele, o pastor que o havia convidado lhe deu algumas instruções em relação da mensagem que ele poderia vir a pregar. Na verdade, o pastor lhe disse o que ele não podia falar na mensagem.

O pastor da igreja chamou o convidado e lhe deu as seguintes orientações:

- Pastor eu gostaria de lhe pedir que em seu sermão o irmão não falasse em bebida alcoólica; é que nós temos alguns irmãos em nossa igreja que bebem. Também gostaria de lhe pedir que não falasse nada a respeito de jogo – loteria, jogo do bicho, corrida de cavalos...; é que nós temos alguns irmãos aqui que jogam. E, por favor, não fale nada também sobre adultério e nem fornicação; é que alguns irmãos que são casados tem outra família, outros, de vez em quando, pulam a cerca também; e alguns de nossos jovens solteiros têm vida sexual ativa. É que nós estamos vivendo novos tempos!

O pastor ouviu tudo aquilo e disse que por ele estava tudo bem.

Quando o pastor convidado tomou da palavra ele começou dizendo:

- Irmãos é um prazer muito grande estar com vocês. Agradeço o convite e também as orientações que o pastor de vocês me deu em relação ao que eu não poderia falar em  minha mensagem. Ele me disse para eu não falar nada a respeito de bebida alcoólica, pois alguns irmãos aqui bebem. Confesso que eu pensei que isto aqui fosse uma igreja, mas vejo que esta igreja não passa de um botequim. Ele também me disse para não falar nada a respeito de jogo, pois alguns aqui jogam, eu pensei que isto aqui fosse uma igreja, mas vejo que esta igreja não passa de um cassino. E ele também me disse que eu não deveria falar nada a respeito de adultério, pois alguns irmãos casados aqui pulam a cerca e que alguns jovens solteiros têm vida sexual ativa... Eu pensei que isto aqui fosse uma igreja, mas vejo que esta igreja não passa de um bordel. Mas eu quero dizer uma coisa para vocês, recebam Jesus em suas vidas e vocês deixarão a vida de pecado e terão seus nomes escritos no Livro da Vida.

Ao ouvirem tais palavras, a igreja como um todo veio à frente recebendo Jesus como salvador pessoal, inclusive o pastor da igreja.

Essa ilustração, infelizmente, retrata a vida de muitas igrejas que temos visto por aí; e quando digo “por aí” me refiro em minha cidade.

Eu sou de uma época em que crente não bebia, não jogava, não fumava e muito menos vivia na prostituição. No entanto hoje, em muitas igrejas, a coisa mais comum é vermos as pessoas beberem bebidas alcoólicas como se isso fosse a coisa mais natural. Se algum não crente chegar a certos lares “evangélicos” vão se sentir em casa.

Teve um determinado pastor que falou de púlpito que não há mal nenhum em beber, só não pode se embriagar. Agora, como você explica isso para um ex-alcoólatra? Como você faz com que uma pessoa que tem na família pessoas alcoólatras assimile isso como algo normal?

Quantas pessoas que eu conheço que por virem para a igreja alcançaram a libertação de vários vícios, inclusive do alcoolismo; e agora tais igrejas incentivam os membros a beberem. 

Prostituição, homossexualismo, lesbianismo, fornicação... Tudo isso tem se tornado comum em muitos arraiais. Líderes que fazem vista grossa a tudo isso para manterem suas igrejas cheias. Tais líderes não se intitulam pastores, mas empreendedores, pois afinal de contas estão fazendo com que as suas igrejas estejam sempre cheias. Como certo líder que foi confrontado por um dos membros da igreja que ele pastoreava o porquê dele nunca pregar sobre pecado, ele, sem nenhum rodeio, disse que tal coisa ofende aos ouvintes e afastam as pessoas de frequentarem a igreja, por isso que ele não falava sobre isso.

Em outras palavras, esta igreja está sempre cheia de pessoas vazias. E isso tem sido mais comum a cada dia em muitas igrejas. Este é um fato, para mim, lastimável!


Pense nisso!

2 comentários:

  1. Prezado, td bem? Quanto tempo!
    Boa postagem. Já vi pastores e seminaristas combinando um estudo da bíblia regado a cerveja. Achei lamentável e falei, mas fiquei como o radical e retrógrado.

    Postei uma série sobre liberdade Cristã, onde abordo a questão da bebida, inclusive. A ´serie consta de 06 partes. Vou postar aqui apenas o link da primeira. Casos seus leitores se interessem, podem pesquisar as outras partes no blog mesmo. Convido-o e a seus leitores para uma lidinha. Forte abraço:

    http://filosofiacalvinista.blogspot.com.br/2015/04/a-liberdade-crista-16.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Fabio.
      É verdade, quanto tempo rs.
      O liberalismo tem assolado as igrejas nesses últimos anos. Líderes que antes eram ortodoxos, hoje são liberais, relativam a Palavra em nome dos tempos modernos.
      Eu tenho visto tudo isso com muita tristeza, e pior, eu sinto que a coisa vai piorar.
      Que o Senhor nos ajude a sermos fiéis a Ele nesse tempo de frouxidão teológica.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

      Excluir