domingo, 6 de novembro de 2011

Será que eu sou joio?


Por Maurício Zágari

No evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, no capítulo 13, o Mestre conta uma parábola:

O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro

Jesus é claríssimo nessa parábola. Ele diz que ao longo da História da Igreja os verdadeiramente salvos conviveriam diariamente com pessoas postas ali “pelo inimigo” mas que por razões as mais variadas convivem com os santos na assembleia como se fossem santos. Conviverão, cantarão juntos no louvor, muitos terão cargos na igreja e até se tornarão pastores. Mas foram postos ali pelo inimigo e, como tal, estão ali para fazer o que é característico do inimigo: roubar, matar e destruir.

Cem por cento das vezes nós nos consideramos trigo.

Eu nunca vi ninguém chegar e dizer “olha, vou te contar uma coisa, eu sou joio”. Todo mundo se acha trigo. Até mesmo o joio, se você for reparar. Porque, como diz a parábola, o joio é tão parecido com o trigo que imagino que deve ser difícil até mesmo ele se distinguir. É como o patinho feio, que achava que era pato até crescer e descobrir que era cisne. E como o joio foi “semeado” (repare, o texto não diz que foi “plantado”, mas sim “semeado”) isso significa que foi posto entre o trigo ainda em seus estágios inicias de desenvolvimento. Só aos poucos é que o joio vai crescendo e fazendo o que lhe é natural: prejudicar o trigo.

A grande questão aqui é: já parou pra pensar que o joio pode ser você?

O joio pode ser você

“Ai, Zágari, essa doeu! Que acusação forte! Tá dizendo que eu não sou salvo, mas que fui posto pelo diabo no meio da Igreja pra atrapalhar?” Bom… lamento informar, mas pela parábola de Jesus há uma grande possibilidade de ser isso mesmo. E para você não dizer que estou te julgando, deixa eu fazer uma confissão: eu mesmo já me fiz essa pergunta. “Será mesmo que eu sou trigo?”.

A Biblia diz que pelos frutos conhecereis as arvores. E Gálatas 5.22,23 revela o fruto que dá aquele que tem o Espirito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Então se eu tenho o Espirito em mim, ou seja, se eu sou trigo, tenho de manifestar essas virtudes. E a verdade é que muitas e muitas vezes não manifesto. Peco desbragadamente pela falta de amor, choro pela falta de alegria, tenho tão pouca paz em meu coração que preciso tomar rivotril, sou absolutamente impaciente com as pessoas. Também em muitos momentos não sou amável e muito menos bondoso. Minha fidelidade a Deus frequentemente é posta à prova, tenho surtos de raiva que de mansidão passam longe e… dominio próprio… ah, sobre esse eu até tenho vergonha de falar. Parece que em muitos e muitos momentos em não tenho domínio sobre nada: quem me vence é minha concupiscência. Então, diante desse quadro todo, vejo essa como uma pergunta bastante legitima: será que eu sou joio?

Eu sei: não é um pensamento agradável, especialmente pela parte que diz “atai-o em feixes para ser queimado”.

E aí, o que fazer?

Mas e aí, o que fazer? Bem, aqui entra a minha reflexão. Deus é capaz de transformar água em vinho. Ou cinco pães e dois peixes em alimento para uma multidão. Ou um olho morto e cego em um órgão funcional. Jesus consegue fazer a pele pútrida e decaída de um leproso ficar limpa, lisa e nova. Jesus pega um vazio disforme e dele esculpe o universo Então a verdade bíblica é que Jesus tem todo o poder para transformar qualquer coisa em qualquer coisa.

Diante disso, será que Jesus pode transformar um joio posto pelo diabo no meio dos santos em trigo? De cara, a tentação é afirmar categoricamente: sim! Mas essa é uma pergunta com grandes implicações teológicas. Pois elegerá Deus os não-eleitos? Vamos a Romanos 9.22: “Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição”. Se os vasos de ira foram “preparados para a perdição” o que fará o Senhor? Os despreparará? Voltará atrás?

Sim, Deus é onipotente. Mas algumas coisas Ele não faz, para manter sua coerência. Por isso creio que, embora o Todo-Poderoso tenha todo poder dos céus e da terra para transmutar um joio em trigo Ele não o faz simplesmente porque isso contrariaria seus propósitos eternos. A verdade é dolorosa, triste e horrível, mas cumpre a justiça divina: bilhões de pessoas vão para o inferno. Dessas, muitas faziam parte daquele grupo que se intitulava “cristão” pelo simples motivo de frequentar uma igreja. Só que muitos dos que se intitulam “cristãos”… são joio. Não estou inventando, está na Biblia. Acredito que esses serão aqueles que no grande e terrível dia do juízo dirão ao Criador: “Senhor, Senhor”. Pois um hindu não diria isso de Jesus. Um muçulmano também não. Mas um suposto cristão diria. Viraria para o Rei dos Reis e o chamaria de “Senhor”. Só que a resposta será devastadora para esses supostos cristãos: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus 7.23).

Por isso temo pelo joio. Pois estão entre nós. Cantam no coral. Produzem CDs gospel. Apresentam programa de TV evangélicos. Cantam louvores nas rádios. Passam salvas na igreja. Estão nos conselhos. Recepcionam visitantes. Pregam. Possuem blogs cristãos na internet. Têm cara de trigo, cheiro de trigo, linguajar de trigo, roupas e adereços de trigo, Bíblias de estudo embaixo do braço, terno e gravata… mas um dia ouvirão “Nunca vos conheci”. Que perspectiva terrível.

Deus poderia transformar joio em trigo? Lógico que poderia. Ele pode pegar qualquer coisa que o diabo faça e tornar santo. Mas no que tange à salvação, Deus já sabe quem são os vasos preparados para a perdição.

Eu espero não ser um deles. Muitas das minhas atitudes me fazem por vezes pensar que sou. Mas eu tenho uma esperança, que está cravada numa cruz sanguinolenta. A esperança de que, pela graça de um carpinteiro que morreu torturado e humilhado, mediante a fé que Deus plantou em meu coração, eu seja um trigo meio torto, meio esgarçado, meio ressecado…mas um trigo. Porque, meu irmão, minha irmã, por mais que um trigo esteja debulhado, meio capenga e mal-ajambrado, ele herdará o Céu – pois o Todo-Poderoso decretou: “Recolhei-o no meu celeiro”

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Fonte: Apenas

2 comentários:

  1. Pr. Silas,

    muito boa reflexão, para quem é trigo. Mas se for joio...

    Grande abraço!

    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Jorge.
    Há uma palavra da Bíblia que me consola muito, quando o apóstolo Paulo diz que “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Rm 8:14-16.
    Quem é filho de Deus, mesmo dando cabeçadas por aí, tem prazer na companhia do Pai. Geralmente o trigo tem atidude humilde até para questionar a sua salvação, o joio se vê bom demais para não ser salvo. E a lista é grande…
    Fique na Paz meu amado trigo.
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir