terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quando os lobos atacam as ovelhas


Por Rev. Hernandes Dias lopes

O apóstolo João, em sua segunda carta, versículos 7 a 11, fala acerca de três perigos que a igreja enfrenta em relação aos falsos mestres e enganadores, que como lobos, espreitam as ovelhas de Cristo. Os falsos mestres sempre existiram e sempre procuraram se infiltrar no meio do rebanho para atacar as ovelhas. Esses enganadores negam, por exemplo, as verdades essenciais da fé cristã, como a encarnação de Cristo e sua morte vicária na cruz. Eles têm o mesmo espírito do anticristo e vêm para preparar seu caminho (2Jo 7). Esses lobos nem sempre colocam as unhas de fora. Na maioria das vezes, travestem-se de ovelhas para entrar no aprisco e devorá-las. Que cautela a igreja precisa ter? Quais são os perigos que precisamos evitar para não sermos atacados por essa alcateia de lobos?

1. O perigo de tornar atrás (2 Jo 8). João alerta aos crentes para ficarem atentos a fim de não retrocederem e não perderem aquilo que foi realizado com esforço pelos verdadeiros obreiros de Deus. Quem retrocede na fé, quem escuta a voz dos falsos mestres e quem se afasta da igreja do Deus vivo para dar ouvidos às heresias perniciosas dos falsos mestres rifa sua própria alma no balcão do engano. O apóstolo João recomenda cautela, pois os falsos mestres não se apresentam como tal. Eles vêm com voz suave. São simpáticos, atraentes, bons comunicadores. Parecem sempre estar na frente, trazendo revelações novas e espetaculares. Mas, sorrateiramente ou mesmo explicitamente negam as verdades fundamentais da fé cristã e desconstroem os pilares do cristianismo. Seguir esses aventureiros é desviar-se da fé, é mergulhar na escuridão da mentira de Satanás e colocar os pés no caminho largo que conduz à perdição.

2. O perigo de ir além (2 Jo 9). Os falsos mestres sempre ficam aquém das Escrituras ou vão além delas. Eles ultrapassam a doutrina de Cristo. Não têm a Palavra de Deus como única regra de fé e prática. Acrescentam à Bíblia alguma nova revelação. Ao fazerem isso, negam a veracidade e a suficiência das Escrituras. Negam também a Pessoa e a obra perfeita e completa de Cristo. Negam a salvação pela graça e introduzem mentiras perniciosas, fazendo-as passar pela última verdade a que todos os homens devem se render. O apóstolo Paulo já havia alertado aos crentes da Galácia que ainda que um anjo de Deus viesse do céu para pregar outro evangelho, além daquele que foi pregado, deveria ser rejeitado veementemente. Só há um evangelho. Só há uma mensagem salvadora. Buscar outros caminhos, outras fontes e outras revelações é cair num abismo trevoso, é desviar-se da verdade, é apostatar-se da fé.

3. O perigo de ir junto (2 Jo 10,11). O apóstolo João é enfático em dizer que não podemos receber em nossa casa aqueles que trazem em sua bagagem a falsa doutrina, aqueles que negam nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor. Não podemos dar as boas vindas a esses lobos travestidos de ovelhas, pois fazer isso é tornar-se cúmplice de suas obras más. Os falsos mestres são incansáveis em sua jornada de morte. Eles são itinerantes. Batem de porta em porta e buscam sempre uma oportunidade para enredar alguém com sua astúcia. A única forma de mantermos esses lobos fora do aprisco, longe das ovelhas e distante da nossa casa é firmarmo-nos na verdade. Sem o conhecimento das Escrituras, não teremos discernimento necessário para distinguir entre o lobo e a ovelha, entre a verdade e a mentira, entre o verdadeiro evangelho e o falso evangelho. Nesse tempo em que a sociedade organizada, por meio de suas mais respeitadas instituições, conspiram contra os valores espirituais e morais que devem reger a família. Nesse tempo em que florescem como cogumelo novas seitas bem como novas igrejas introduzindo novidades estranhas às Escrituras, arrebatando multidões aos seus redutos, precisamos nos acautelar e dar ouvidos à exortação do apóstolo João: Não torne atrás! Não vá além da doutrina! Não caminhe junto com os falsos mestres!

6 comentários:

  1. Graça e paz Cláudio.
    O Rev. Hernandes sempre tem uma palavra abençoadora que vale a pena publicar.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  2. um texto precioso que precisa urgentemente ser posto em prática! Chega de hipocrisia, hora de enfrentar os profetas de mammon!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Daniel.
    Precisamos lutar para que o Evangelho puro e simles seja restaurado nos púlpitos de nossas igrejas.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  4. Pr. Silas,

    Eu deixei um comentário numa das suas postagens sobre o homossexualismo, mas não me lembro qual! À luz do posicionamento do Rev. Anderson [ http://andersoneaeleicao.blogspot.com/ ] sobre o homossexualismo e algumas outras questões não-ortodoxas [e.g., o teísmo aberto] na igreja, eu recomendava que pedirmos aos idealizadores de "Internautas Calvinistas" que evitem "empurrar" as postagens dele. Eu gostaria de saber se o irmão sabe como fazer isto? O fato que o IC coloca suas postagens nos e-mails dele coloca o irmão numa posição "de peso" diante dele, na minha opinião. Fique à vontade, mas se quiser "dialogar" mais comigo sobre este assunto, meu e-mail é: 832Bill@gmail.com. Eu e a minha esposa estamos por trás do blog http://www.ASeducaodoCristianismo.blogspot.com/. Eu vi que você pegou recentemente um texto da gente: "Homossexualismo e a Igreja Emergente". Eu pedi que a querida Mary Schultze - de Terê também - traduzisse esse texto por achar bem importante. Acho impressionante com as ligações entre todos essas heresias e hereges! Ricardo Gondim - Ed René Kivitz - Igreja Emergente - Teologia Gay - etc. A Grande Apostasia já começou!

    Obrigado pela atenção, Pr. Silas! Espero ter o privilégio de te conhecer pessoalmente um dia.

    Uma curiosidade: Sua igreja está ligada à CBB, ou é independente? Quero plantar uma igreja batista reformada aqui em Niterói, mas com a ênfase em formar um movimento de igrejas batistas reformadas que priorizam a pregação expositiva. Tem alguma sugestão?

    Um grande abraço,

    Pr. Bill Hamilton

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz Bill.
    Vocês deixaram um comentário no texto "Decisão do STF – DIREITO DE PECAR?!"
    Eu fiz uma denúncia ao “Internautas Cristãos” a respeito do Pr. Anderson. Ele inclusive já foi retirado da lista da Sociedade Calvinista, onde o Heitor Alves é o responsável.
    Bill eu conheço de vista a Mary Schultze, pois eu moro em Teresópolis também. Ela é membro da Primeira Igreja Batista. De vez em quando eu a vejo na rua.
    A minha igreja hoje é filiada a CBB, estávamos independentes, mas quando estávamos no processo de filiação eu disse que era calvinista e se eles me aceitariam assim mesmo. Pois bem, passei por uma sabatina muito longa e no final eles viram que a minha teologia era muito bem firmada na Bíblia e que não havia nada que me impedisse de fazer parte da Convenção Batista Brasileira. Aliás, tenho pregado em muitas igrejas depois disso (rs). Depois da minha sabatina teve irmãos que nos procuraram nos dizendo que precisavam reavaliar a sua teologia, para mim isso foi muito gratificante.
    A CBB na verdade não está muito preocupada com isso, mas sim que os princípios batistas não sejam quebrados. Creio que se você procurar a convenção aí em Niterói terá uma boa resposta deles. Qualquer dúvida nos escreva, ou quem sabe, venha nos visitar aqui em Terê, vai ser um prazer recebê-los.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir