segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Podemos achar respostas confiáveis dentro de nós mesmos?


Por John F. MacArthur, Jr.

Se devemos olhar para dentro de nós, tentando entender a nós mesmos como uma forma de resolver nossos problemas, estamos numa situação sem esperança. Jeremias 17.9-10 diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos". A resolução de problemas por meio do auto-exame resulta em respostas enganosas. Quando buscamos dentro de nós mesmos as respostas, conseguimos mentiras.

O pecado em nós se inclina contra Deus. Por causa dele, nosso coração mente a nós sobre o que realmente somos. Ele exalta-nos aos nossos próprios olhos e absolve-nos da responsabilidade pelo pecado. Provérbios 16.2 diz: "Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito".

Alguns devem contestar, argumentando que aqueles versículos se referem apenas aos incrédulos. Porém, os cristãos não estão imunes ao auto-engano. Paulo disse: "De nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor" (1 Co 4.4). Paulo não podia encontrar nada contra si mesmo, mas ele sabia que não podia confiar em seu próprio auto-exame.

Podemos arrazoar que, se não podemos confiar em nós mesmos, podemos confiar em conselheiros qualificados. Mas, se não podemos extrair a verdade de dentro de nossos próprios corações, como é que outra pessoa, que também tem um coração enganoso, poderá discernir a verdade sobre nós, colocando-nos num divã e nos ouvindo? Podemos enganar um terapeuta mais facilmente do que podemos enganar a nós mesmos. Enquanto sentamos e tentamos descobrir o que está dentro de nós, nossos corações nos dizem mentiras. Podemos esperar que um terapeuta descubra as mentiras que lhe dizemos e, depois, nos diga o que devemos fazer com nossos corações enganosos? A quem estamos iludindo? Somente Deus pode testar, avaliar e saber a verdade a respeito do coração de qualquer pessoa.

No Salmo 139.1-7, Davi orou:
Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; De longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar E conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, E tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante E sobre mim pões a tua mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: É sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da ma face?
Deus não se deixa confundir; Ele sabe tudo sobre você. Se você quer conhecer o seu verdadeiro "eu", seja sensível às orientações do Espírito Santo, à medida em que Ele aplica a Palavra de Deus ao seu coração. O Salmo 32.6-8 diz:
Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento. Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.
A Escritura faz o que a psicanálise não pode fazer: ela penetra no coração. Ela penetra profundamente na alma de uma pessoa e julga suas motivações. Se quisermos saber o que realmente somos, precisaremos ver a nós mesmos segundo o padrão das Escrituras. E somente a Palavra de Deus pode prometer recompensas espirituais verdadeiras àqueles que obedecem seu conselho. Nenhuma outra forma de terapia ou aconselhamento pode curar completamente uma pessoa.

As pessoas dizem: "Oh, você tem um problema tão profundo. É melhor ir a alguma clínica para receber ajuda, ou fazer psicoterapia, ou encontrar um ministério de libertação que possa amarrar Satanás e lançar fora de você aqueles demônios". Agora, por favor, pense cuidadosamente sobre isto por um minuto: o que podem estas coisas acrescentar à viva, ativa e poderosa Palavra de Deus? Ela é mais afiada do que qualquer outra arma. Ele cortará mais fundo e mais genuinamente do que qualquer outra coisa. Hebreus 4.12 declara que "a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". Como escrevi em outro lugar:

A Palavra de Deus é o perfeito prescrutador, o perfeito kritiko (de onde temos a palavra "crítico"). Ela não somente analisa todos os fatos perfeitamente, mas também todos os motivos, intenções e crenças; isto é algo que o mais sábio de todos os juizes ou críticos não pode fazer. A espada da Palavra de Deus não errará em pronunciar ou executar a sentença.[1]
A palavra de Deus revela os mais profundos pensamentos e intenções do coração humano, tanto que "todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas" (Hb 4.13).

John F. MacArthur, Jr.
Em: Nossa Suficiência em Cristo, John MacArthur Jr., Ed. Fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário