quinta-feira, 24 de março de 2011

Mulheres podem ser pastoras?


Por Thomas Schreiner

Se alguém me perguntar se as mulheres podem servir no ministério, minha resposta será sempre: “Sim, claro! Todos os crentes são chamados a servir e a ministrar uns aos outros.”

Mas eu responderia de forma diferente se a pergunta fosse feita mais precisamente: “Existe alguma função do Ministério em que as mulheres não podem servir?” Eu diria que o Novo Testamento ensina claramente que as mulheres não devem servir como pastores (que o Novo Testamento também chamadas superintendentes ou anciãos/presbíteros). Fica claro no Novo Testamento que os termos pastor, superintendente, e presbítero referem-se ao mesmo cargo (cf. Atos 20.17,28; Tito 1.5,7; 1 Pedro 5.1-2), e para o restante deste ensaio vou usar os termos “presbítero” e “pastor” indiferentemente para designar essa função.

A proibição de Paulo em 1 Timóteo 2.12

O texto fundamental que estabelece que as mulheres não devam servir como presbíteros é 1 Timóteo 2.11-15. Nós lemos no versículo 12: “Eu não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre homem.” Nesta passagem, Paulo proíbe as mulheres de se envolverem em duas atividades que caracterizam o ministério dos presbíteros: o ensino e o exercício da autoridade. Vemos isso nas qualificações para o cargo, entre outros lugares: os presbíteros devem ter a capacidade para ensinar (1Tm 3.2; 5.17, Tito 1.9, cf. Atos 20.17-34) e liderar a igreja (1Tm 3.4-5;). As mulheres são proibidas de ensinar aos homens e de exercer autoridade sobre eles e, portanto, segue-se que elas não devem servir como presbíteros.

Essa proibição vigora ainda hoje?

O mandamento de que mulher não ensine a homens ou exerçam autoridade sobre eles foi escrito estar em vigor ainda hoje? Muitos afirmam que Paulo proibiu as mulheres de servirem como presbíteros, porque as mulheres nos dias de Paulo eram iletradas e, portanto, elas não tinham a capacidade de ensinar bem aos homens. Argumenta-se ainda que as mulheres fossem responsáveis pela falsa doutrina que estava atrapalhando a congregação para a qual Paulo escreveu a carta de 1 Timóteo (1Tm 1.3, 6.3). De acordo com essa leitura, Paulo apoiaria mulheres servirem como “pastoras”, após serem devidamente instruídas a ensinar a sã doutrina.

A proibição é fundamentada na criação e não em circunstância

Estas tentativas de relativizar a proibição de Paulo devem ser julgadas falidas. Paulo poderia ter facilmente escrito: “Eu não quero que as mulheres ensinem ou exerçam autoridade sobre os homens porque elas são ignorantes”, ou “Eu não quero que as mulheres ensinem ou exerçam autoridade sobre os homens porque elas estão espalhando falsos ensinamentos.” No entanto, qual o motivo que Paulo realmente dá para o seu mandamento no versículo 12? O raciocínio de Paulo para o mandamento está no versículo seguinte: “Pois primeiro foi formado Adão, depois Eva” (v. 13). Paulo nada diz sobre a falta de educação ou sobre mulheres estarem promulgando falso ensino. Em vez disso, ele apela para a ordem da criação, para a boa e perfeita vontade de Deus ao formar os seres humanos. É imperioso observar que a referência à criação indica que o mandamento é uma palavra transcultural, uma proibição que é obrigatória para a igreja de todos os tempos e em todos os lugares. Ao dar esta proibição, Paulo não apela para a criação caída, às consequências que dizem respeito à vida humana como um resultado do pecado. Ao contrário, ele fundamenta a proibição na criação totalmente boa que existia antes de o pecado entrar no mundo.

O argumento da criação não pode ser descartado como culturalmente limitado. Além disso, o Novo Testamento contém muitos recursos semelhantes aos da ordem da criação. Por exemplo, a homossexualidade não está de acordo com a vontade de Deus, porque é “contrário à natureza” (Rm 1.26), isto é, que viola o que Deus pretendia quando ele fez o ser humano como homem e mulher (Gn 1.26-27). Da mesma forma, Jesus ensina que o divórcio não é o ideal divino uma vez que, na criação, Deus fez um homem e uma mulher, o que significa que um homem deve ser casado com uma mulher “até que a morte nos separe” (Mt 19.3-12). Assim, também, o alimento deve ser recebido com gratidão, pois é um dom da mão criadora de Deus (1Tm 4.3-5).

Em 1 Timóteo 2.11-15, Paulo especificamente fundamenta sua proibição das mulheres de ensinar e exercer autoridade, na ordem da criação, ou seja, que Adão foi feito primeiro e depois Eva (Gn 2.4-25). A narrativa de Gênesis é cuidadosamente calculada, e Paulo, sob a inspiração do Espírito Santo, ajuda-nos a ver o significado de Eva ter sido criada depois de Adão. Críticos ocasionalmente objetam que o argumento não é válido uma vez que os animais foram criados antes dos seres humanos. Mas eles perdem o ponto de Paulo. Somente os seres humanos são criados à imagem de Deus (Gn 1.26-27), e, portanto, Paulo comunica a importância de Deus criar o homem antes da mulher, ou seja, que o homem é responsável por liderar.

Paulo dá uma segunda razão pela qual as mulheres não deveriam ensinar ou exercer autoridade sobre os homens em 1 Timóteo 2.14: “Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” A argumentação de Paulo aqui não é que as mulheres são mais propensas ser enganadas do que os homens, porque em outro lugar, ele elogia as mulheres como professoras de mulheres e crianças (Tito 2.3, 2Tm 1.5; 3.14-15), que ele não recomendaria, se as mulheres, por natureza, estivessem propensas a serem enganadas. É provável que Paulo estivesse pensando mais uma vez no relato da criação, pois a serpente subverteu a ordem criada ao enganar Eva e não Adão (assim subvertendo a liderança masculina), embora, provavelmente, Adão estava com Eva quando ocorreu a tentação (Gn 3:6). O versículo 14 não ensina nada sobre as mulheres serem iletradas, o engano é uma categoria moral, já a falta de educação é sanada com a instrução.

O engano de Eva não pode ser atribuído à fraqueza intelectual, mas foi devido à sua rebeldia, o desejo de ser independente de Deus. Além disso, a referência ao engano aqui não indica que as mulheres de Éfeso, desempenhavam um papel fundamental na difusão de ensino falso, pois os falsos mestres nomeado em 1 Timóteo são todos homens (1 Tm. 1.20). Na verdade, se as mulheres tivessem sido proibidas de ensinar porque eram defensoras da falsa doutrina, temos a estranha e muito improvável situação de que todas as mulheres cristãs de Éfeso foram enganadas pelo falso ensino. Pelo contrário, o ponto de Paulo é que a tentação de Satanás sobre Eva, em vez de sobre Adão, subvertia a liderança masculina, pois ele tentou e enganou a mulher, mesmo estando Adão presente com Eva quando a tentação ocorreu. Na verdade, apesar de Eva ter sido enganada pela serpente primeiro, a principal responsabilidade pelo pecado caiu sobre os ombros de Adão. Isto é evidente em Gênesis 3, pois o Senhor fala primeiro com Adão sobre o pecado do primeiro casal, e isso é confirmado por Romanos 5.12-19, onde o pecado da raça humana é atribuída a Adão e não a Eva.

Em resumo, 1 Timóteo 2.12 proíbe as mulheres de ensinar ou exercer autoridade sobre os homens na igreja. Este mandamento é fundamentado na ordem da criação e é confirmado pela inversão de papéis que ocorreu a queda. Não é, portanto, um contexto cultural ou uma proibição limitada que já não se aplicaria às igrejas de hoje.

O testemunho de outras partes da Escritura

O que aprendemos sobre os papéis do homem e da mulher na criação

O que vemos acerca dos papéis de homens e mulheres no resto da Escritura confirma esta leitura de 1 Timóteo 2:11-15. O livro do Gênesis nos dá seis elementos que evidenciam a responsabilidade dada aos maridos na liderança do casamento: 1) Deus criou Adão primeiro e depois Eva, 2) Deus deu o mandamento de não comer da árvore a Adão e não a Eva; 3) Adão foi quem deu nome à “mulher” tal como ele deu nome aos animais, significando a sua autoridade (Gênesis 2.19-23) e 4) Eva é designada como auxiliadora de Adão (Gn 2.18); 5) A serpente enganou Eva e não Adão, assim subvertendo liderança masculina (Gn. 3.1-6) e 6) Deus veio a Adão em primeiro lugar, mesmo tendo Eva pecado primeiro (Gn 3.9, cf. Rm. 5.12-19).

O que aprendemos nos ensinamentos bíblicos sobre o casamento

Tal leitura do Gênesis se encaixa perfeitamente com o que encontramos sobre o casamento no Novo Testamento. Maridos têm a responsabilidade primária de liderança, e as esposas são chamadas a se sujeitar à liderança de seus maridos (Ef 5.22-33; Cl 3.18-19; 1 Pd 3.1-7). O convite à esposa para submeter-se não está fundamentado em meras normas culturais, pois uma mulher é convidada a sujeitar-se ao marido como a Igreja é convidada a submeter-se a Cristo (Ef 5.22-24). Paulo designa o casamento como um “mistério” (Ef 5.32), e o mistério é que o casamento espelha o relacionamento de Cristo com a Igreja. O mandato para homens servirem como pastores (e não mulheres), então, se encaixa com o padrão bíblico de liderança masculina e autoridade dentro do casamento.

É fundamental observar que um papel diferente para as mulheres não significa inferioridade das mulheres. Mulheres e homens são igualmente criados à imagem de Deus (Gênesis 1.26-27). Eles têm acesso igual à salvação em Cristo (Gl 3.28), e eles são co-herdeiros da grande salvação que é nossa em Jesus Cristo (1 Pd 3.7). Os escritores bíblicos não difamam a dignidade, inteligência e personalidade das mulheres. Vemos isso mais claramente quando reconhecemos que, como Cristo se submete ao Pai (1 Coríntios 15.28), assim as mulheres se submetem aos seus maridos. Cristo é de igual dignidade e valor com o Pai, e por isso a sua submissão não pode ser entendida como sinalização de sua inferioridade.

O que aprendemos em outras passagens sobre mulheres na igreja

O texto de 1 Timóteo 2.11-15 não é o único texto que exige um papel diferente para homens e mulheres na igreja. Em 1 Coríntios 14.33-36, Paulo ensina que as mulheres não devem falar na igreja. Esta passagem não proíbe as mulheres de falar qualquer coisa na congregação, Paulo até incentiva as mulheres a orar e profetizar na igreja (1 Coríntios 11.5). O princípio de 1 Coríntios 14.33-36 é que as mulheres não devem falar de tal maneira que se rebelem contra a liderança masculina ou tomem para si autoridade indevida, e este princípio corresponde com o ensino de 1 Timóteo 2.11-15 de que as mulheres não deveriam ensinar nem exercer autoridade sobre os homens.

Outro texto que aponta na mesma direção é de 1 Coríntios 11.2-16. Já vimos que Paulo nessa passagem permite que as mulheres orem e profetizem na assembléia. É imperativo ver que a profecia não é o mesmo dom do ensino. Estes dons são distintos no Novo Testamento (1 Coríntios. 12.28). Mulheres serviram como profetas no Antigo Testamento, mas nunca como sacerdotes. Da mesma forma, serviram como profetas no Novo Testamento, mas nunca como presbíteros. Além disso, 1 Coríntios 11.2-16 deixa claro que, ao profetizarem, elas deviam se adornar de tal maneira que demonstrasse que elas estavam submissas a uma liderança masculina (1 Coríntios 11.3). Isso se encaixa com o que temos visto em 1Tm 2.11-15. Mulheres não são as líderes da congregação, e, portanto, não devem ser reconhecidas como professoras e líderes. A questão fundamental em 1 Coríntios 11.2-16 não é o adorno das mulheres. Estudiosos não têm certeza, neste caso, se o adorno descrito representa um véu ou uma forma específica de usar o cabelo. Tal adorno era necessário na época de Paulo porque significava que as mulheres eram submissas à liderança masculina na igreja. Hoje, a forma como uma mulher usa o seu cabelo, ou se ela usa um véu, não significa que ela seja submissa à liderança masculina. Assim, devemos aplicar o princípio (mesmo não aplicando a prática cultural da época) no mundo de hoje: as mulheres devem ser submissas à liderança masculina, que se manifesta em não servir como pastores e mestres dos homens.

Conclusão

As escrituras ensinam claramente sobre o papel singular das mulheres na igreja e em casa. Elas são iguais aos homens em dignidade e valor, mas elas têm um papel diferente durante esta jornada na terra. Deus lhes deu muitos presentes diferentes com que podem ministrar para a igreja e para o mundo, mas elas não foram criadas para servir como pastores. O Senhor não deu seus mandamentos para punir as mulheres, mas para que possam servi-lo com alegria segundo a Sua vontade.

Fonte: iPródigo

16 comentários:

  1. Graça e paz !!

    Acabei de ser excluído de uma comunidade batista no Orkut, por exigir dos participantes um fundamento bíblico para se aceitar o ministério pastoral feminino. Chegou ao ponto de me agredirem verbalmente e depois me excluíram da comunidade.

    Onde vai parar a igreja batista ??

    SOLI DEO GLORIA !!

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  2. Graça e paz Eduardo.
    Eu, particularmente, não sei o que está acontecendo não só no meio batista, mas como também em outras denominações históricas. A idéia que tenho é que se esqueceram da Bíblia e adotaram como regra de fé e prática o modismo gospel.
    Responda-me uma coisa, essa comunidade batista do Orkut era de qual convenção?
    Que o Senhor nos ajude a sermos sempre fiéis aos seus princípios.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

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  3. A IGEJA BATISTA VAI PARAR NO CÉU...

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  4. Aja, eu digo amém as suas palavras!!
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

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  5. Alguns acham que DEUS nescessita de alguma coisa do homem,acham que pregar o evangelho é fazer um grande favor à Deus como se Ele em seu infinito poder não poderia fazer todos saberem do evangelho em um piscar de olho.Acham tambem que qualquer um pode ser qualquer coisa e fazer qualquer coisa no que se diz respeito aos planos de Deus no ambito religioso.Esquecem que Deus é tudo e escolhe aqueles destinados a serem peças do seu majestoso plano.
    Quero deixar às pretendentes à passar sobre a verdade biblica e achar que pode e que Deus prescisa,a meditar em 1cronicas 13;9,10.Uza tambem pençava assim.E TENHO DITO...

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  6. Graça e paz meu irmão Indignado.
    Deus é ordeiro e estabeleceu isso de forma bem clara em Sua Palavra, o problema é que as pessoas querem burlar a Palavra de Deus dando os seus jeitinhos e malabarismos, destorcendo o que está escrito para por em prática o que lhes bem interessa. Como você mesmo falou: "Uzá também pensava assim", e qual foi o seu fim?
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

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  7. Desculpe-me, mas o Sr.Thomas Schreiner é a favor de ordenação Feminina? Pastoras?http://ministeriobbereia.blogspot.com/2011/03/mulheres-podem-ser-pastoras.html#comment-form

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  8. Graça e paz CBFR.
    O Sr. Thomas em momento algum é a favor da ordenação de mulheres ao pastorado. Leia a sua conclusão do artigo e verá isso de forma muito clara.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

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  9. Pr. Silas

    Louvo a Deus de ainda existir lideres que defendem e expoe as escrituras.

    Um texto que completa esse é a do livro A glória da Graça de Deus, lançada pela Editora Fiel, onde o Pr. Paulo Valle enfoca sobre esse assunto e que acarretou a dispensa dele do Seminário Betel de Volta Redonda, por pregar sobre o assunto "MINISTÉRIO PASTORAL FEMININO: UMA PERSPECTIVA REFORMADA"

    segue link com as considerações feita pelo Pr. Paulo acerca de uma carta postada pelo diretor deste Seminário, vale a pena Ler.

    Qualquer contato: seminaristadovalle@gmail.com

    http://ibfereformada.org.br/wp-content/uploads/2010/11/Veritas-basis-fidei-est.pdf

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  10. Graça e paz Irmãos da CBFR.
    Estamos lutando pela fé que uma vez nos foi dada sem abrir mão simplicidade do Evangelho.
    Fique na Paz!
    Pr. Silas

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  11. O que eu acho o cúmulo do absurdo é ver pastores machistas e cheios de si, que se acham superiores às mulheres, é claro que Paulo se refere em 1º TM 2.12 sobre a mulher não poder ensinar, porque as mulheres não podiam fazer absolutamente NADA, nem trabalhar, nem educar os filhos, os filhos homens eram considerados superiores as mães, os homens tinham mais que uma esposa, a mulher era vendida pelo pai, não podiam estudar, não tinham dignidade, não eram respeitadas, se um homem adulterasse tudo bem, se a mulher adulterasse era apedrejada, não tinham poder de escolha, não tinham profissão, não tinham dinheiro, eram usadas como objeto sexual por homens machistas que querem diminuir as mulheres por medo de elas se mostrarem melhores, até que então Jesus veio e restaurou a posição da mulher, você Pr. Thomas Schreiner, nunca leu o que o Apóstolo Paulo disse em Gálatas 3.28?? Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; NEM HOMEM NEM MULHER; PORQUE TODOS VÓS SOIS UM EM CRISTO JESUS!!!!! Se a mulher e o homem são um em Cristo Jesus, então não há diferença entre eles, e se Deus não quisesse como vocês pensam que a mulher ministrasse a palavra de Deus na igreja então estaria escrito em 1º Co 12.28 A UNS "HOMENS", estabeleceu Deus na igreja primeiramente, Apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro lugar mestres..... Mas está escrito: A uns estabeleceu Deus.... E também foi profetizado que os servos e AS SERVAS PROFETIZARIAM, se a mulher não pode ministrar Sr.Thomas Schreiner, porque DEUS ENTREGA DONS PRA ESTAS MULHERES? ENTÃO JOYCE MEYER É UMA HEREGE DESOBEDIENTE QUE VAI PRO INFERNO??ELA É MESTRE SABIA SR.? E quanto a Rebecca Brown, que ANTES DELA NASCER SEUS PAIS A CONSAGRARAM A DEUS E PEDIRAM UM FILHO, MAS DEUS MANDOU FILHA, EXISTE ALGUM PROBLEMA COM DEUS??Sabe qual é o problema, eu vou te falar, Paulo se referia somente àquela ocasião e igreja, quem não concorda é que tem medo das mulheres porque pregam e ministram melhor que muitos homens, então isso é um problema do ego masculino!

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    1. Graça e paz Priscila.
      Creio que a sua teologia está totalmente desconpensada, pois a Bíblia em 1Tm 3 nos fala de forma muito clara que esse exercício ministerial era para os homens e o é até hoje; assim como não havia sacerdotisas e sim sacerdotes no AT. Aqui não é uma questão de machismo, mas de orientação divina. Se isso foi estabelecido por Deus, Ele é quem está errado então.
      Creio que Deus pode usar mulheres para ministrar a Palavra, mas não exercer a função pastoral. Quanto a Joyce Meyer ela está errada em exercer tal função, assim como qualquer outra mulher; até esposa de pastor nõa é pastora também. E isso isso não é questao de ego feminino, mas de orientação de Deus. Só não é para os que querem relativar a Palavra de Deus como muitos tem feito.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

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  12. Boa tarde Pastor Silas Figueira, mas o que eu entendi foi que a mulher na visão de vocês não poderia nem ensinar como professora nem nada, porque muitas mulheres tem o dom do ensino, e abençoam muitas vidas com seu dom, eu não concordo plenamente com o fato de mulheres serem pastoras, e nem de ocupar o lugar de homens, mas acho que se Deus derrama dons também sobre as mulheres é pra elas usarem você concorda? Porque os dons são derramados sobre homens e sobre mulheres pra crescimento do corpo de Cristo, e creio que quando uma mulher está ensinando pra homens ela não está exercendo autoridade sobre eles, ela os está abençoando, quantas coisas eu ensinei para o meu marido sobre a bíblia, e como ele foi edificado e transformado, isso não quer dizer que fui insubmissa e ele, eu o ensinei e continuei submissa, tenho grande facilidade de interpretar as escrituras, e consigo ensinar e expor a palavra com clareza, amo fazer isso, tenho esse chamado de Deus, e porque Deus me impediria de ensinar coisas que os homens também podem e precisam aprender? Obrigada pela resposta, fique na Paz do Senhor.
    Priscila Morais.

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    1. Graça e paz Priscila.
      Eu não tenho dificuldade alguma em ver as mulheres ensinando e pregando na igreja, muito pelo contrário. Eu conheço muitas mulheres que são uma bênção nas mãos de Deus ministrando a Sua Palavra. Minha esposa, por exemplo, muitas vezes prega na igreja e é convidada a pregar em muitas outras igrejas também. No entanto, ela não é pastora, nem bispa ou qualquer títulos desses ela tem, mas nem por isso deixa de se útil no Reino de Deus.
      Fomos convidados para estarmos pregando em um retiro espiritual nos dias de carnaval; eu estarei pregando pela manhã e ela estará pregando a noite. E que fique só entre nós, ela é uma excelente pregadora rs.
      Priscila que o Senhor lhe use rica e abundantemente ensinando e preando a Sua Palavra.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

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    2. A paz Pastor Silas, eu concordo com o senhor sim, sobre os títulos de pastoras e bispas, na minha igreja que é neopentecostal, eles já tiveram a intenção de ungir eu e meu marido a pastores, mas não me senti muito bem, creio que isso é meio mal explicado e pode ser que não seja de acordo com a plena vontade de Deus mesmo, acredito que serei uma missionária, se é que precisa-se de título, por mim não quero título nenhum, somente pregar a verdade da palavra com integridade, a verdadeira palavra, o verdadeiro evangelho de Cristo, que no meu caso já não concordo com o neopentecostalismo da minha igreja por ter várias doutrinas anti-bíblicas, mas estamos orando pra saber a direção de Deus, orem por nós se puderem, existem muitas coisas erradas e não sabemos pra onde ir.
      Agradeço sua atenção pastor Silas, Deus abençoe seu ministério e de sua esposa.
      Fique na Paz do Senhor!

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    3. Graça e paz Priscila.
      Estaremos orando por vocês para que o Senhor lhes mostre uma igreja (não perfeita, pois tais não existem), onde o Evangelho puro e simples seja pregado com amor e unção.
      Que o Senhor os oriente para que isso ocorra muito e breve.
      Fique na Paz!
      Pr. Silas Figueira

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