sábado, 17 de outubro de 2009

A volta do Herói


Por Marcos de Benedicto


Bryan Singer, diretor do filme Superman - O Retorno (2006), disse numa entrevista que faz sentido comparar o seu herói a Jesus porque, afinal de contas, “o Super-Homem é um salvador”. O Super-Homem, criado em 1938 por dois quadrinhistas judeus (Jerry Siegel e Joe Shuster), entrou em cena novamente depois de uma viagem a seu fictício planeta de origem (Krypton), mas continua sendo apenas um personagem do cinema. Já Cristo é um Salvador real e vai voltar como um Super-Herói real.


O retorno de Jesus ao nosso planeta para resgatar a humanidade é um dos temas mais importantes da Bíblia. Virtualmente todos os documentos do Novo Testamento, com exceção de Filemom e de duas cartas de João (II e III), fazem referência a algum aspecto desse acontecimento. A promessa do retorno de Jesus é enfatizada através termos como “chegada” (parousia), “manifestação” (epifaneia) e “revelação” (apokalipsis).


A imagem dramática de Jesus aparecendo nas nuvens circundado por milhares de anjos, fazia parte da imagem dos primeiros cristãos e não desapareceu nem quando começou a ficar claro que esse glorioso evento poderia demorar mais do que eles pensavam. A expressão aramaica maranata, que significa “o Senhor vem” ou “Vem, Senhor” (1Co 16.22 e Ap 22.20), era uma conhecida oração usada na igreja cristã do primeiro século.


Em tempos de crise e opressão, as pessoas tendem a se preocupar mais com o fim do mundo. Algumas figuras messiânicas até chegam a marcar datas para esse evento. Mas a esperança da volta de Jesus não é resultado da imaginação de sonhadores desesperados. É a mais sólida realidade, garantida pela palavra do próprio Deus.


Quando esse dia chegar, o mundo finalmente terá seu momento de libertação e glória. No livro In Praise of Empires (Palgrave Macmillan, 2004), o economista Deepak Lal defende que a paz e a prosperidade têm mais chances de florescer sob o guarda-chuva de um império, enquanto o caos é mais típico de períodos pós-império. Os impérios humanos podem até facilitar o progresso, mas o preço para os povos explorados é muito alto. Em contraste com os dominadores humanos, Cristo virá para estabelecer um reino de justiça, paz e prosperidade para todos.


Se você também acha que alguma coisa está errada com o nosso velho mundo, tem toda a razão para pensar assim. Contudo não há motivo para desespero, Deus tem a solução para as crises pessoais globais de nosso planeta. Aleluaia!

Um comentário:

  1. Querido pr Silas, graça e paz!
    Tenho um selo "Dardos" para presenteá-lo no blog "Procurando os perdidos".
    Como disse no comentário que antecede a distribuição do mesmo, eu só o faço para aqueles que eu considero como mercedores.
    Há também um segundo selo: "Amigo (a) Virtual) que poderá ser retirado sem nenhum tipo de regra.
    Se desejar retirá-los será um prazer e não se sinta obrigado a indicar o blog que o está oferecendo.
    Sempre juntos em Jesus.
    Antonio Carlos
    www.procurandoosperdidos.com

    ResponderExcluir