sexta-feira, 2 de setembro de 2016

DEUS É MAIOR QUE OS NOSSOS ALTOS E BAIXOS


Por Fabio Campos

Deus está acima dos nossos sentimentos e do nosso coração. Em Cristo, temos esta confiança: “... se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas” (1 Jo 3.20). Variamos muito. Por vezes, vamos dormir de um jeito e, sem que nada aconteça, acordamos de outro, totalmente diferente. 

Somos tão vulneráveis que um simples cafezinho consegue nos reanimar para os afazeres. A adrenalina, com efeito, traz um pouco de coragem. Entretanto, assim como a mosca que consegue estragar um frasco inteiro de perfume; assim também, um ligeiro pensamento carregado de ansiedade fomenta a aflição da esperança adiada. Em poucos minutos, somos jogados de alto para baixo. Quanta angústia!

Muitas são as nossas culpas. Pedimos mal; e, quando pedimos bem, segundo a vontade de Deus – fazemos sem fé, pois não acreditamos que vamos receber. Este é o homem dobre que habita em todos os homens. Quanta fraqueza!

Mas Jesus é maior que os nossos altos e baixos. Ele é Soberano sobre o nosso coração que insiste em nos acusar. Não obstante, nosso culto deve ser racional, e não emocional (ainda que a emoção, na dose certa, tenha a sua importância na vida cristã). Nesta linha de pensamento, C. S. Lewis, diz: “Olhe para você, e você vai encontrar em toda a longa jornada de sua vida apenas ódio, solidão. Desespero, ruína e decadência. Mas olhe para Cristo e você vai encontrá-Lo, e com Ele tudo o mais que você necessita”. 

Se há algo que deve se tornar prisioneiro da razão, é a mente. É necessário levarmos todo pensamento cativo a Cristo. Sem a renovação de nosso entendimento não experimentaremos e nossa vida a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. O foco do cristão consiste em acreditar no que Deus diz Ser, e não no que ele acha que Deus é. O diferente disto é paganismo –, onde homens criam seus deuses a sua própria imagem, conforme a sua semelhança.

Contrário do que pensamos ser, na realidade não passamos de pó. Desviamo-nos com facilidade; somos aquela ovelha que mal consegue manter seu caminho sem tropeçar, ainda que dentro de uma curta distância de metros. Somos pródigos com a herança qual recebemos do Pai. Mas o Pai nunca nos abandonará. Não há retorno em sua decisão, e nulas são as chances de sermos privados do seu amor.

Quando a ovelha, por algum motivo, se desgarra – o Pastor deixa as noventa e nove protegidas no aprisco para ir em busca da que se extraviou. Não há possibilidade de falha na missão. Jesus nunca falhou naquilo que Se propôs a fazer. 

O resgate da ovelha perdida é certo, pois o Salvador a redimiu de uma vez por todas, para todo sempre. A prova disto é que Ele não desiste do resgate “até encontrá-la” (Lc 15.4), pois Ele mesmo disse (e não abriu margem para outra interpretação): “... elas jamais perecerão; NINGUÉM as pode arrancar da mão” (Jo 10.28). 

Nem mesmo a própria ovelha consegue fugir das mãos do Pai e do Filho (Jo 10.29). Geralmente a ovelha que se desgarra não percebeu que de fato ela se desgarrou. É o Pastor é quem vai à procura da ovelha e não a ovelha quem vai à procura do Pastor. Com muita certeza e sem “excetos”, a Escritura diz:“nada e nem ninguém será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”(Rm 8.39).

Portanto, meus amados irmãos em Cristo, se o nosso coração nos condenar, maior é Deus que sabe de todas as coisas. Somos frágeis, sim! Muitas vezes, nos sentimos pequenos, incapazes, inúteis. Mas Deus é Soberano sobre os nossos altos e baixos. C. S. Lewis dizia que, Deus nos permite experimentar os pontos baixos da vida, a fim de nos ensinar lições que não poderíamos aprender de nenhuma outra maneira.

A obra ainda não acabou. Ele é fiel e justo para terminar o que começou, pois não há indícios na história que Ele tenha interrompido algo na intenção de não terminar. Pode demorar o que Ele começou, mas até o dia de Cristo Jesus Ele completará (Fp 1.6).

Ainda que não pareça, tudo está no absoluto controle de Deus. A Escritura diz que a nossa vida está escondida com Cristo em Deus (Cl 3.3). Tão somente confie sua vida a Jesus. Leve suas aflições a Ele e você gozará da paz que excede todo o entendimento. Deus é maior que os nossos altos e baixos!

Considere este artigo e arrazoe isto em seu coração,

Soli Deo Gloria!

Fonte: Fabio Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário